Buscar

CASO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027
 Título SEMANA 6 
Descrição 
CASO CONCRETO (ESAF - Prova para Analista do Banco Central - Modificada) Julgue as afirmativas abaixo (Verdadeiro ou Falso) de acordo com a implicação do pedido de autorização para o funcionamento de mercado de balcão organizado endereçado à CVM: 
(A) manutenção de espaço físico para a realização das operações. F
 (B) menor volatilidade preço dos valores mobiliários nele admitidos. F 
(C) exigência de regras de governança corporativa na administração das companhias cujas ações forem nele negociadas. F 
(D) manutenção de registro das operações. V
 (E) regulação externa ou hetero-regulação. F
Resolução:
Segundo art. 56 da Instrução CVM Nº 461, de 23 de outubro de 2007:
''Art. 56. A entidade administradora de mercado organizado deve manter:
I – relação de comitentes aptos a negociar nos mercados por ela administrados, permanentemente atualizada pelas pessoas autorizadas a operar; e,
II – registro das operações realizadas nos mercados que permitam identificar o comitente de cada operação, nos termos da regulamentação da CVM.
Parágrafo único. A entidade administradora deve transmitir as informações cadastrais e de registro à entidade de compensação e liquidação que lhe preste esses serviços, se for o caso, com o objetivo de manter um cadastro único e atualizado, inclusive com observações quanto a comitentes faltosos.''
QUESTÃO OBJETIVA 1 (EXAME DE ORDEM UNIFICADO - FGV) Conforme art. 4.° da Lei 6.404/1976, as companhias podem ser classificadas em abertas ou fechadas, dependendo se seus valores mobiliários podem ou não ser negociados no Mercado de Valores Mobiliários. Em relação aos valores mobiliários das companhias abertas e fechadas, assinale a alternativa correta. 
(A) Valores mobiliários são títulos que concedem a seu titular certos direitos em relação à companhia. São exemplos de valores mobiliários as ações, as debêntures, os bônus de subscrição e o certificado de valores mobiliários.
 (B) O Mercado de Valores Mobiliários (MVM) compreende as bolsas de valores, o mercado de balcão e o mercado de balcão organizado. Para a companhia poder negociar no MVM, deverá preencher certos requisitos e obter autorização da Comissão de Valores Mobiliários e da Junta Comercial. 
(C) As companhias abertas, caso queiram negociar suas ações, devem sempre fazê-lo por meio do mercado de valores mobiliários, ou seja, suas negociações serão sempre por oferta ao público em geral. 
(D) Partes beneficiárias são títulos emitidos tanto pela companhia aberta quanto pela fechada que dão a seu titular direito a percentual no lucro da companhia. QUESTÃO OBJETIVA 2 (XIV 
EXAME DE ORDEM UNIFICADO - FGV) A Comissão de Valores Mobiliários poderá impor aos infratores de suas Resoluções, das normas da Lei n. 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) e da Lei n. 6.385/76 (Lei do Mercado de Valores Mobiliários), dentre outras, a penalidade de inabilitação temporária, até o máximo de 20 (vinte) anos, para o exercício do cargo de administrador nas entidades relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. 
(A) Companhia Aberta.
 (B) Distribuidora de Valores Mobiliários. 
(C) Sociedade em Comum.
 (D) Bolsa de Valores.

Outros materiais