Buscar

Apontamentos - BERGER, Peter

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

2ª Aula
 A Sociologia Como Forma de Consciência – Peter Berger
Sociologia – forma de consciência peculiarmente moderna - seu objeto : a sociedade – termo utilizado na linguagem comum com vários significados : grupos de pessoas com privilégios ou objetivos assistenciais.
Significado sociológico: complexo de relações humanas – um sistema de interação social. Ex: Sociedade Norte-Americana, Sociedade Brasileira.
Interação Social : conjunto de ações e reações, formando um sistema de relações complexas e autônomas, com existência própria – a sociedade – complexo de fatos sociais (E. Durkheim)
Material de análise do sociólogo – conjunto de ações e relações que os indivíduos estabelecem entre si e também seus resultados.
Para Weber o material da análise sociológica seria a trama de significados, expectativas e condutas, que resultam da orientação mútua das ações dos indivíduos.
O sociólogo está interessado nas relações e interações humanas que ocorrem em diferentes atividades. Ex: poder, prestígio.
Para o sociólogo o social está em, com e sobre os diferentes campos da atividade humana . Ex: o advogado – trabalha com leis, códigos e modelos definidos; o sociólogo não se baseia em códigos e nem com a validade legal do fenômeno e sim com as concepções não oficiais – com os significados ocultos à consciência cotidiana. (p. 38-39)
Perspectiva sociológica – olhar por trás dos bastidores, além das fachadas das estruturas sociais – exerce a “ arte da desconfiança”.
Esforço intelectual da Sociologia – explicar e desvendar o que está atrás do oficial, do aparente. Ex: a concepção oficial da estrutura governamental de uma região ou país. Para o sociólogo o importante seria conhecer a estrutura de poder e os interesses políticos que controlam as ações das autoridades.
O sociólogo está preocupado com as relações subjacentes ao formal e legal – ele sempre relaciona o fato à estrutura – ao todo – ao sistema.
Tem-se a idéia de que a Sociologia está preocupada exclusivamente com problemas sociais ou aquilo que sob o ponto de vista da sociedade foge dos padrões da normalidade. Porém, mais do que isto, o sociólogo pode estar preocupado com os problemas sociais, porém deve transformá-los em problema sociológico.
Problema Sociológico – compreensão do que acontece em termos de interação social – como o todo funciona, se mantém coeso e como uma situação antagônica existe e suas relações – é uma perspectiva de análise – é desenvolver uma visão peculiar, um olhar, uma consciência.
Características desse olhar – da Consciência sociológica:
Desmistificadora – desmascara o oficial e analisa as ações recíprocas dos homens – desrespeita o oficial, por isso, a consciência sociológica tem uma característica de: 
Não-respeitabilidade ( atitude revolucionária, subversiva?) – é uma atitude própria da Sociologia, faz parte de seu olhar, é o que a diferencia de outros saberes. Ao mesmo tempo em que analisa o conjunto de ações, o sistema de interação, o sociólogo está apreendendo a cultura, o conjunto de valores de uma sociedade, numa perspectiva de mudança. Portanto, o sociólogo deve desenvolver um pensamento aberto, ou seja, o
Cosmopolitismo – estar pronto a enxergar a dinamicidade de seu objeto de estudo, suas mudanças e especificidades dependendo do tempo e do lugar. Por isso, as análises e explicações sociológicas devem ser acompanhadas de uma boa dose de: 
Relativização – a provisoriedade do conhecimento sociológico
Assim, podemos confirmar o “dom da eterna juventude” da Sociologia.
Trabalho em grupo: de acordo com a leitura do texto transforme um problema social em problema sociológico
1ª Aula - A Promessa – Wright Mills
Leitura e fichamento do texto conforme modelo abaixo
Identificação do autor, texto, livro.
Objetivos do autor
Idéias principais 
Argumentação central
Considerações do grupo acerca do texto (questões, dúvidas, etc)
Aspectos principais do texto
Atualmente – os homens sentem suas vidas privadas cheias de armadilhas, não podem superar suas preocupações dentro dos espaços cotidianos, estão limitados pelas órbitas privadas, pelo cenário mais próximo (emprego, família, vizinhos, etc.).
 Sensação – encurralamento, espectadores, impotência. Subjacentes a esta sensação estão as mudanças na estrutura da sociedade – a história da sociedade atinge diretamente as histórias individuais
Os homens, entretanto não conseguem definir suas ansiedades em termos das transformações históricas e contradições institucionais, não têm consciência relação entre suas vidas e o curso da história. Não possuem a qualidade intelectual para perceber o jogo entre os homens com a sociedade, suas biografias e a história da sociedade, o eu e o mundo.
A história que atinge todo homem é a história mundial. As velhas maneiras de sentir e pensar entram em colapso e as novas formas nem sempre atendem as suas necessidades.
Diante desse cenário o que precisam?
Uma qualidade de espírito que lhes ajude a usar a informação e a desenvolver a razão, a fim de perceber, com lucidez, o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar ocorrendo dentro deles mesmos – é uma qualidade que outros profissionais esperam do sociólogo – A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Imaginação Sociológica – capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, seu significado para a vida íntima e para a vida pública de numerosos indivíduos. Ter consciência de suas posições e possibilidades de participação nas questões públicas. 
Como desenvolver esta qualidade?
O indivíduo deve se localizar dentro de seu período histórico e perceber as possibilidades de todas as pessoas nas mesmas circunstâncias.
Ter consciência que vive numa determinada sociedade, uma biografia e numa sequencia histórica.
Ter consciência que contribui para o condicionamento da sociedade e que também é condicionado pela sociedade processo histórico.
Imaginação Sociológica – permite compreender a história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade – essa é sua tarefa e promessa.
Nenhum estudo social que não se volte ao problema da biografia, da história e suas relações cumpriu sua jornada intelectual. (p.13)
Por meio da Imaginação Sociológica, os homens podem perceber o que está acontecendo no mundo e compreender o que está acontecendo com eles, enquanto minúsculos pontos de cruzamento da biografia e da história, na sociedade. Assim,
Podem distinguir as questões públicas (estrutura) das perturbações pessoais (íntimo, relações pessoais). Ex: desemprego.
Bem como as relações entre as mudanças estruturais e as de caráter pessoal.
Ter consciência da idéia de estrutura social e utilizá-la com sensibilidade é ser capaz de identificar as ligações entre uma grande variedade de ambientes de pequena escala – é Ter a Imaginação Sociológica
No fundo, significa sair ou superar a condição de inquietação e indiferença que nos ameaça constantemente.
Principal tarefa do cientista social: deixar claros os elementos da inquietação e da indiferença contemporâneas – é a Promessa da Imaginação Sociológica.
Como desenvolvê-la?
É lenta e hesitante, porém promete um entendimento das realidades íntimas, sobre nós mesmos, em ligação com realidades sociais amplas. Desenvolve um comprometimento com as questões públicas e com os problemas humanos – é uma tarefa intelectual e política. 
Os cientistas socais devem desempenhar uma jornada intelectual que descortine esta visão de mundo ao público interessado. Assim, o homem, na sociedade contemporânea que, muitas vezes, se sente envolvido pela “ trama” de seu cenário mais próximo poderá entender as relações existentes entre a sua história de vida e os processos mais amplos da sociedade.Todavia, a Imaginação Sociológica não é uma propriedade ( uma qualidade apenas do sociólogo ).
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais