Buscar

TIPO IDEAL - WEBER

Prévia do material em texto

TIPO IDEAL
MAX WEBER (Alemanha, 1864-1920)
Intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da sociologia. Grande parte de seu trabalho foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista.
“TIPO IDEAL: As construções de tipo ideal fazem parte do método tipológico criado por Max Weber que, até certo ponto, se assemelha ao método comparativo. Ao comparar fenômenos sociais complexos o pesquisador cria tipos ou modelos ideais, construídos a partir de aspectos essenciais dos fenômenos. A característica principal do tipo ideal é não existir na realidade, mas servir de modelo para a análise de casos concretos, realmente existentes.”
As ciências humanas precisam compreender processos da experiência humana que são vivos, mutáveis, que precisam ser interpretados para que se extraia deles o seu sentido. Ao aplicar o método da compreensão aos fatos humanos sociais, M. Weber elabora os fundamentos de uma sociologia compreensiva ou interpretativa.
Para Weber a sociedade por ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação do outro.
AÇÃO: toda conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem executa e que orienta essa ação.
AÇÃO SOCIAL: quando a orientação tem em vista a ação de um outro ou de outros agentes. Só existe ação social quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Para compreender uma ação social é necessário observar o contexto em que ela ocorre e ela só tem significado quando envolve outro indivíduo.
A explicação sociológica busca compreender e interpretar o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos referida a outro ou outros, não se propondo a julgar a validez de tais atos nem a compreender o agente enquanto pessoa.
Ação compreensível é ação com sentido.
Para compreender uma ação através do método científico o estudo sociológico usa de TIPOS PUROS ou IDEAIS, vazios de realidade concreta ou estranhos ao mundo, ou seja, abstratos, conceituais. Não é um objeto definido da realidade nem uma hipótese - ele auxilia na descrição e explicação do objeto.
A criação de tipos ideais não é um fim em si mesmo. O único propósito de construí-los é para facilitar a análise de questões empíricas. Funciona como um instrumento para a ordenação da realidade, onde o cientista analisa os fenômenos e formações sociais podendo então conceituá-los e identificar suas manifestações.
Tal instrumento auxilia o cientista na construção de uma neutralidade relativa, uma vez que o pesquisador também possui pré-conceitos e valores sobre a realidade. Utilizando-se dos tipos ideais o cientista teria em mãos um instrumento que serviria como modelo de comparação para com o objeto estudado, podendo assim, alcançar maior objetividade em sua análise.
Weber estabeleceu 4 tipos ideais de Ações Sociais. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social.
1) Ação Racional com Relação a Fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza meios necessários para alcançar tais finalidades
2) Ação Racional com Relação a Valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade.
3) Ação Tradicional: determinada por um costume ou um hábito arraigado.
4) Ação Afetiva: determinada por afetos ou estados sentimentais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes