Buscar

Simulado Histologia e Embriologia (1)

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
	1a Questão (Ref.: 201502314194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A estrutura que separa o tecido epitelial do tecido conjuntivo e apenas visualizado ao nível de microscopia eletrônica é denominado:
		
	
	Desmossomos
	 
	Lâmina Basal
	
	Membrana Basal
	
	Actina
	
	Nenhuma das respostas anteriores
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502889695)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o desenvolvimento embrionário, responda V ou F:
		
	 
	A linha primitiva é uma estrutura formada a partir de células do epiblasto que migram para o plano mediano do disco embrionário. É composta de fenda primitiva, fosseta primitiva e nó primitivo, todos derivados do epiblasto
	 
	Sômitos são estruturas transientes e segmentalmente organizadas, existem como uma bola de células mesodérmicas, ocorrem aos pares ao longo do tubo neural
	 
	Neurulação é o processo pelo qual a placa neural forma o tubo neural
	 
	O evento mais característico que ocorrerá na terceira semana de gestação será a Gastrulação, processo que estabelece todas os três folhetos germinativos
	 
	O dobramento do embrião no plano horizontal incorpora parte do saco vitelino como intestino médio
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502898925)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um fenômeno crucial no desenvolvimento embrionário, ocorrido durante a terceira semana de gestação, é a transformação do disco embrionário didérmico (com dois folhetos) de células embrionárias em um disco embrionário tridérmico (com três folhetos de células embrionárias) a partir dos quais têm origem todos os tecidos do corpo humano. Qual é o nome dado a este processo de transformação do disco embrionário que ocorre durante a terceira semana de desenvolvimento embrionário?
		
	
	Implantação.
	
	Nidação
	 
	Reação acrossômica
	 
	Gastrulação
	
	Fertilização
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502557156)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O dobramento total do embrião é um evento que ocorre no final da neurulação para a formação de todos os órgãos e tecidos. Quanto a este evento é CORRETO afirmar que:
		
	
	Ocorre na 9ª semana onde o dobramento das extremidades cefálicas e caudal e lateral do embrião ocorre simultaneamente com o aparecimento de todos os órgão e tecidos.
	
	Ocorre na 1ª semana onde o dobramento das extremidades cefálicas e caudal e lateral do embrião ocorre simultaneamente com o desaparecimento do blastocisto.
	 
	Ocorre na 4ª semana onde o dobramento das extremidades cefálicas e caudal e lateral do embrião ocorre simultaneamente com o desaparecimento do saco vitelino e aparecimento do âmnio.
	
	Ocorre na 4ª semana onde o dobramento das extremidades cefálicas e caudal e lateral do embrião ocorre simultaneamente com o desaparecimento do âmnio e aparecimento do saco vitelino .
	
	Ocorre na 3ª semana onde o dobramento das extremidades cefálicas e caudal e lateral do embrião ocorre simultaneamente com o desaparecimento do saco vitelino e aparecimento do âmnio.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502557174)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Baseado nos estudos realizados sobre o desenvolvimento embrionário humano, identifique entre as opções a seguir a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Na gastrulação ocorre a nidação.
	
	O trofoblasto contém blastômeros que participarão da formação da placenta.
	
	Mórula é a fase de divisão mitótica.
	
	A notocorda induz a neurulação.
	
	Na gastrulação ocorre o aparecimento da linha primitiva e diferenciação dos três folhetos embrionários.

Continue navegando