Buscar

Avaiação Parcial.docx FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR

Prévia do material em texto

Avaiação Parcial: CEL0359_SM_201402161174 V.1 
	  
	Aluno(a): MARIA DAS MERCES SANTOS
	Matrícula: 201402161174 
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 25/03/2017 22:50:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402811060)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa correta.
Avanços reconhecidos hoje nas políticas públicas para a EJA expressam essa contribuição, como, 
		
	
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras de conhecimento.
	
	O reconhecimento que a educação se dá por um período da vida; o desconhecimento de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	
	O desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	
	O reconhecimento que a educação é por toda a vida; a aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias participativas; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402983284)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . . 
		
	
	para ler, escrever e contar
	
	para se alfabetizar
	
	para um movimento de inclusão social
	
	para o mercado de trabalho
	
	para melhorar as relações sociais
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402983276)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O segundo Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção para a educação de adultos. A delegação de Pernambuco, da qual fazia parte Paulo Freire, defende, em seu relatório, que o problema do analfabetismo no Nordeste era um problema...
		
	
	filosófico
	
	social
	
	pedagógico
	
	político
	
	educacional
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402894795)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A nova concepção da EJA nos finais da década de 50 e início da década de 60, deram um salto qualitativo em relação às primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo lançadas pelo Governo. A afirmativa acima se refere especificamente: 
		
	
	A importância de Paulo Freire - nova concepção da EJA como um problema social. 
	
	A importância do MOBRAL.
	
	A importância do novo modelo agronômico econômico. 
	
	A importância do SESI e do SENAI.
	
	A importância do repasse dos conteúdos e da formação profissional.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403052887)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Conforme a seção V (arts. 37 e 38) da Lei nº 9.394/1996, a estrutura e funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade: 
		
	
	constitui-se como um direito e é o primeiro nível da educação escolar no Brasil.
	
	mantém os cursos e exames supletivos de ensino fundamental e médio; 
	
	deve ser oferecida para adolescentes em classes ou turmas de aceleração; 
	
	em sua estrutura comporta em três níveis: básico, técnico e o tecnológico; 
	
	é a última etapa da educação básica e tem como finalidade a profissionalização; 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402745356)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	 Podemos afirmar que a lógica que norteou a reforma educacional de 1968 e 1971 ficou marcada e influenciada pela teoria do capital humano. Acentuou-se dessa forma o deslocamento da educação do contexto social e político, enfatizando o caráter eminentemente tecnocrático das ações educacionais.
Entre as ações dos governos militares ara a Educação de adultos, estavam a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967, após 1970, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos. Nesse momento, o governo militar substituiu o Plano de Alfabetização nacional, coordenado pelo educador Paulo Freire pela Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC).
Marque o item que apresenta a tendência desse ato do governo militar.
		
	
	(   ) O predomínio da concepção tecnicista.
	
	 (   ) Vincular a Educação de jovens e adultos à formação para o trabalho e à formação moral.
	
	(   ) Significar a educação no período da ditadura militar.
	
	(   ) Difundir a Teoria do capital humano.
	
	 (   ) Reforçar a perspectiva de uma ação civil.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402301534)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Analise as colocações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o art. 5º, da Resolução CNE/CEB nº. 01, de 05 de julho de 2000. 
I - Sobre o princípio da equidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e oportunidades face ao direito à educação. 
II - Sobre o princípio da diferença no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores. 
III - Sobre o princípio da proporcionalidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica. 
São verdadeiras as seguintes colocações:  
		
	
	I e II.
	
	I e III.
	
	II e III.
	
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	Nenhuma das afirmativas é correta.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402800221)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a EJA e a organização curricular excludente na Educação Brasileira, podemos afirmar, EXCETO: 
		
	
	O conceito de inclusão rompe as fronteiras de segregação entre ¿especiais¿ e amplia sua discussão para o campo do respeito às diferenças: sociais ,individuais,culturais, étnicas, religiosas, etc.
	
	A educação deixa de ser um fator de exclusão social quando se leva em conta a diversidade dos indivíduos e os diferentes grupos humanos.
	
	A educação de boa qualidade sempre foi um privilégio das camadas sociais dominantes e estas, detém o privilégio do acesso e permanência na escola. 
	
	A Educação é uma ferramenta de luta contra a exclusão, por isso, a necessidade constante de olharmos para o currículo de forma crítica e reflexiva..
	
	Atualmente, a entrada de alunos com dificuldades no ambiente social e familiar é uma grande dificuldade para os professores ensinarem seus currículos em sala de aula, principalmente, por causa da pouca bagagem cultural que estes alunos carregam.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402414098)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Em pleno século XXI, aindaamargamos uma dura realidade de atraso e exclusão desvelada nas estatísticas que apontam dados alarmantes: Rummert (2002), revela que:
		
	
	Na faixa etária de 15 a 17 anos, mais da metade dos jovens que estudam (52,6%) estão matriculados no ensino médio.
	
	Mais da metade da população jovem brasileira encontra-se alfabetizada.
	
	A condição de ser analfabeto (jovem ¿ adulto) inserido numa sociedade letrada, onde o código escrito ocupa lugar de privilégio e poder, não oferece suficientes elementos para localizarmos onde esses indivíduos se encontram socialmente.
	
	Os jovens brasileiros, mesmo os das classes populares, têm recebido educação de qualidade e encontram-se em pleno processo de alfabetização.
	
	10% da população jovem ainda se encontra à margem de uma escolaridade básica, o que pelo censo realizado no ano de 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) representa aproximadamente cerca de 16,6 milhões de pessoas.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402801047)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	É correto afirmar que a EJA encontra-se diante de antigos e novos desafios para melhorar sua qualidade e proporcionar igualdade de oportunidades de condições para todos, EXCETO: 
		
	
	Desde o período colonial, até os dias atuais, podemos constatar que o Estado tem atuado de forma descontínua, fragmentada e aligeirada em relação ao oferecimento de educação para adultos.
	
	A EJA é uma modalidade educacional que atende, majoritariamente, alunos-trabalhadores deve ter por finalidade o compromisso com a formação profissional.
	
	Ainda existe no país uma grande parcela da população analfabeta ou analfabeta funcional e em decorrência disso, estes indivíduos são excluídos sócio culturalmente.
	
	A EJA deve investir em uma formação humana, que possibilite ao individuo aprender criticamente e que tenha acesso à cultura geral.
	
	A EJA ainda tem um grande desafio frente à Formação de Professores para atuar nesta modalidade de ensino.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.

Outros materiais