Buscar

simulado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501643812)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	PEDRO é empregado da FÁBRICA S.A., com jornada contratual de 8 às 18 horas, com duas horas de intervalo intrajornada, de segunda a sexta-feira. PEDRO ajuíza ação trabalhista em face do empregador, postulando horas extras, sob a alegação de que, às 18 horas, era obrigado a ¿bater o ponto, mas tinha de voltar ao posto de trabalho, no qual laborava até às 22 horas. A FÁBRICA S.A. apresenta contestação, argumentando que devem prevalecer os cartões de ponto, que consignam 18 horas como o horário de saída, não fazendo jus a horas extras. O juiz, após analisar todas as provas, dentre elas a documental e a testemunhal, se convenceu de que deve prevalecer a alegação do trabalhador e não os cartões de ponto. Neste caso, o juiz aplicará o princípio:
		
	
	princípio da isonomia;
	
	princípio da continuidade da relação de emprego;
	
	princípio da irredutibilidade salarial.
	 
	princípio da primazia da realidade;
	
	princípio da integralidade salarial;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501714135)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre os princípios do Direito do Trabalho, julgue as assertivas:
		
	 
	Mesmo a boa-fé sendo típica dos contratos em geral. ente não é um dos princípios típicos do Direito do Trabalho.
	 
	O princípio da proteção encontra três desdobramentos: o in dubio pro misero, o da norma mais favorável e o da condição mas benéfica.
	 
	O princípio segundo o qual o fim do pacto laboral deve ser comprovado sob pena de sua continuidade é o da função social do contrato.
	 
	Os princípios da inalterabilidade lesiva do não retrocesso social impedem qualquer espécie de relativização dos direitos trabalhistas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501630347)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao direito do trabalho é correto afirmar:
		
	 
	A Consolidação das Leis do Trabalho foi criada em 1943 e tem como objetivo proteger o trabalhador subordinado na relação jurídica, ou seja, o empregado.
	
	As normas de direito do trabalho visam proteger o empregador que é parte fraca na relação jurídica processual.
	
	A primeira Constituição Federal que estabeleceu normas de direito do trabalho foi criada na Inglaterra.
	
	O direito do trabalho foi criado para proteger o trabalhador autônomo.
	
	Na época do regime feudal haviam normas protecionistas de direito do trabalho e o Estado amparava o trabalhador subordinado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501742611)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as assertivas e escolha o item correspondente: I) O trabalho extraordinário e o noturno serão remunerados com o adicional pertinente de 50% sobre o valor da hora normal de trabalho. II) No município ¿Y¿ residem três irmãos: Órion, Proteu e Morfeu. Órion reside na região urbana da cidade e Proteu e Morfeu residem na região rural. Os três irmãos estão empregados em empresas distintas e em atividades também distintas, estando Proteu na lavoura e Morfeu na pecuária. Considerando que o horário de trabalho de Órion é das 14 às 22 horas; que o horário de trabalho de Proteu é das 21 às 5 horas do dia seguinte e que o horário de trabalho de Morfeu é das 20 às 4 horas do dia seguinte, é correto afirmar que para todos os empregados a hora noturna é reduzida, ou seja, será de 52 minutos e 30 segundos. III) Considere a seguinte situação hipotética. Soraia, caixa de um supermercado de funcionamento ininterrupto (24 horas), em determinado dia trabalhou das 22 às 7 horas. Nessa situação, considerando que a hora noturna é aquela trabalhada entre, as 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte, Soraia terá direito a receber as horas trabalhadas nesse período como hora noturna, mas das 5 horas e um minuto em diante, ela deverá receber como hora diurna. IV) Considere que um trabalhador tenha recebido adicional noturno por mais de um ano. Nesse caso, a eventual transferência deste trabalhador para o período diurno não implica a perda do direito ao adicional noturno, pois tal rubrica integrou o salário para todos os efeitos salariais e rescisórios.
		
	
	Apenas 1 item é correto.
	
	Todos os itens são corretos.
	
	2 itens são corretos.
	 
	Nenhum item é correto.
	
	3 itens são corretos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501742628)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia os itens e escolha a assertiva correspondente: I) Em caso de necessidade de serviço, o empregador pode transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, ficando, nesse caso, obrigado a pagamento suplementar, nunca inferior a 25% dos salários que o empregado recebia naquela localidade, enquanto durar essa situação. II) Segundo a doutrina, a alteração denominada subjetiva limita-se, nos contratos individuais de trabalho, apenas ao polo passivo da relação de emprego. III) Na suspensão do contrato de trabalho, em regra, NÃO há prestação de serviços, bem como não se paga salário, não se computa tempo de serviço e não se produzem recolhimentos vinculados ao contrato. IV) Considera-se à disposição do empregador o tempo necessário ao deslocamento do trabalhador entre a portaria da empresa e o local de trabalho, desde que supere o limite de 10 (dez) minutos diários.
		
	
	2 itens são corretos.
	
	3 itens são corretos.
	 
	Todos os itens são corretos.
	
	1 item é correto.
	
	nenhum item é correto.

Outros materiais