Buscar

ATPS DE PLANEJAMENTO DA PODUÇÃO

Prévia do material em texto

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS DE 
 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
 DOCENTES:
 MARCELO CARVALHO
Tutor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina Planejamento e Controle da Produção
 RAMON PATRICK ALFAIA DA LUZ	
Tutor Presencial de Ensino a Distância (EAD) da disciplina Planejamento e Controle da Produção
 GRUPO: RA
 JOELMA RIBEIRO DE SOUSA – RA 7930697147
 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 
 PERIODO DE POSTAGEM
 16/11/2015
 BELÉM – PA
 
SUMÁRIO
ETAPA1
ETAPA2
ETAPA3
ETAPA4
Introdução 
Dados e Conceitos relevante do PPCP
 O RELATÓRIO
Tipos de planejamento e controle.
MRP/ MRP I/MRP II
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Introdução.
O planejamento e controle da produção de uma organização, depende da eficiência com a qual produz seus bens e serviços, sendo o custo do produto determinado em grande parte pela eficiência do seu sistema produtivo. Assim sendo, as organizações atua na busca do aperfeiçoamento de seus sistemas de administração da produção, considerados por Giannesi e Correia (1993) como o coração dos processos produtivos
A atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O objetivo maior do Planejamento e Controle da Produção é garantir que a produção ocorra eficazmente e gere produtos e serviços como estabelecido. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção, e possuem como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, visando obter, com esses procedimentos, resultados satisfatórios.
Conforme a atual Globalização nota-se que algumas exigências mercadológicas já não são mais optativas para as organizações que tenham interesse em manter-se atuante nesse mercado tão concorrente e sim imprescindível. No entanto pode ser direcionada para a qualidade total, a busca da melhoria continua dentre outras, com isso surge a necessidade de planejar a produtividade, em especial a manutenção dos equipamentos e máquinas de uma empresa. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção
 Dados e Conceitos relevante do PPCP
O PPCP é um conjunto de planos, para alcançar objetivos. O PPCP t em a tarefa de controle onde mede o desempenho, ou seja, compara o que foi planejado e corrige o seu desempenho, na finalidade de identificar erros ou desvios. 
Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento esta voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro, o PPCP é de suma importância e necessidade nisto: sem planejamento a empresa fica perdida no caos. Portanto surge a fixação dos objetivos para serem alcançados da melhor forma possível, pois o planejamento determina o que é prioridade: ou seja, o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazer e de que maneira deve ser feito.
Observando quais os objetivos da empresa, o PPCP planeja e programa a produção e as operações da empresa, e controla adequadamente, assim tirando melhor proveito possível em termos de eficiência eficácia. Pois o ideal seria se uma empresa fosse eficiente e eficaz ao mesmo tempo, o que não acontece normalmente.
O PPCP planeja e controla a produção desses bens ou mercadorias, cuidando das matérias primas necessárias. Da quantidade da mão de obra, das máquinas e dos equipamentos, estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço para a área de vendas efetuar as entregas aos clientes. Se a empresa é produtora de serviços, o PPCP planeja e controla a produção desse serviço, cuidando da quantidade de mão de obra necessária, das máquinas e dos equipamentos, dos demais recursos necessários, para a oferta dos serviços no tempo e no espaço, a fim de atender a demanda dos clientes e usuários.
3 – O RELATÓRIO
A importância de uma programação eficiente da produção no tocante a manutenção como forma de reduzir os custos e otimízar os processos produtivos de confiabilidade e qualidade, tornando possível melhoria ao produzir com eficiência todos os equipamentos em perfeito funcionamento sempre que solicitado pela programação da produção.
Planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo e o controle a ultima. Planejamento e controle de produção planejam e controlam as atividades produtivas da empresa, se a empresa é produtora de bens ou mercadorias. 
É importante citarmos os princípios fundamentais do PPCP: os que regem o planejamento são:
Princípios de definição do objetivo: o objetivo deve ser definido de forma clara e concisa, para que o planejamento seja adequado, porque este é um feito em função do objetivo que se pretende atingir tendo finalidade que o planejamento determina como o objetivo deve ser alcançado Principio da flexibilidade do planejamento: o planejamento deve ser flexível para poder adaptar-se as situações imprevistas, sou seja, o planejamento tem haver com o futuro.
Princípios que rege o controle principiam do objetivo - Deve contribuir para o alcance dos objetivos por meio da indicação de e erros ou falhas.
É principio das definições dos padrões, deve se basear em padrões definidos.
Princípio de exceção: deve se concentrar exclusivamente sobre as situações excepcionais, sobre os desvios mais importantes.
O que se observa é o impacto na empresa, o prazo acertado com os clientes, e para cumpri-lo com qualidade é muitas vezes sacrificada a produtividade, onerando o custo previsto e diminuindo a margem bruta.
Neste estudo, o primeiro investigando a interação e a importância do PPCP em uma área produtiva especial, feito numa empresa, pode ser estendido a uma rede de empresas, incluindo fornecedores e clientes, ou outros ligados interinamente no processo. 
Tipos de planejamento e controle
Planejamento e controle são atividades que buscam conciliar fornecimento e demanda.
Compra/ produção /entrega
Fazer para estoque/ Fazer contra pedido / Comprar contra pedido
Os sistemas de PPCP: Este relacionado com o sistema de produção adotado pela empresa e dele depende para planejar e controlar a produção temos:
PCP sob encomenda – é o caso da empresa que produz após ter efetuado um contrato ou pedido de venda de seus produtos
PCP em produção em lotes – é o sistema de produção utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez
PCP em produção continua – é o sistema utilizado por empresas que produzem um produto em ritmo acelerado, durante longo tempo e sem nenhuma interrupção ou mudança.
4 MRP
Não esquecendo o MRP-I que é um dos pontos principais do PPCP, ele tem por finalidades planejar as necessidades de materiais, de decorre da necessidade de atender as necessidades de mercado, quanto aos produtos acabados que são realmente entregues ao consumidor.
MRP-II: 
Trata da manufatura (produção) como um todo e não apenas dos matérias necessários a produção, ele funciona a partir do plano mestre que define os estoques de materiais.
Este estudo não esgota o assunto, mas é o primeiro passo para futuras abordagens sobre o tema PPCP. 
A equipe de modo geral buscou sucintamente agregar valores ao trabalho, estando este inserido no contexto do projeto de pesquisa desenvolvido para o Planejamento e Controle da Produção (PPCP) e as novas formas de organização do trabalho. 
Considerações finais
Vimos que o PCP é fonte principal noplanejamento e controle de produção de uma empresa, pois ele nos permite enxergar como as operações devem ser feitas, para melhor desempenho das atividades dentro das organizações.
Como foi destacado também que o PCP tem como finalidade aumentar a eficiência e eficácia do processo da empresa e agir de uma dupla finalidade atuando sobre os meios de produção, para obter melhores resultados, tendo como principal objetivo do planejamento da produção, minimizar atrasos e o não atendimento de ordens de produção, minimizar estoques, minimizar a ociosidade dos recursos produtivos pela alocação eficiente do trabalho, minimizar os LEAD-TIMES da produção, distribuir o trabalho de modo equilibrado (entre os recursos ao longo do tempo) e assim permitindo melhor desempenho e controle dentro da empresa.
Ao finalizarmos acrescentamos ainda alguns aspectos importantes para a realização de tarefas e para atender a certas prioridades na produção de bens e serviços, que são: qualidade, confiabilidade, custo, flexibilidade, inovação, velocidade e consistência, para que a partir daí as operações sejam realizadas com mais eficiência e eficácia.
A atuação do Planejamento e Controle da Produção colabora a organizar e a disciplinar o sistema produtivo e obriga a manutenção a ser mais atuante e eficiente, pela análise o Planejamento e Controle da Produção deve atuar em conjunto com o Planejamento e Controle da Manutenção.
Foi também observado a capacidade da organização de implantar a lógica concebida, ao perceber se suas áreas de decisão (estrutura e infra - estrutura), conforme Hayes e Wheelwright (1985), sistemas produtivos e a estratégia competitiva e de produção são compatíveis com a suas metas e objetivos. 
6ReferÊncias bibliográficas
Burbidge, S.B. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas, 1983
CHIAVENATO I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004.
http://www.feg.unesp.br/~salomom/grad/pcp/pcp1.pdf
HAYES, R. H.; WHEELWRIGHT, S. C. Competing through manufacturing. In: 
PISANO, G. P.; HAYES, R. H. Manufacturing renaissance: A Harvard Business 
Review Book, 1995. 
LOPES, Rita; MICHEL, Murillo. Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9Ay
NKXpDZDg0OTU3NzctYzc1OS00MzZjLWE3ZTYtZGVhZTRiOWQwYzQ3&hl=em US >. Acesso em: 26 set. 2012.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes