Buscar

CIÊNCIAS DO AMBIENTE AV1

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS DO AMBIENTE
	
	Avaiação Parcial: CCE0647_SM_201701219875 V.1 
	  
	Aluno(a): FELIPE LUIZ COZER PITANGUI
	Matrícula: 201701219875 
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 10/04/2017 20:46:36 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701487476)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Algo se torna recurso natural caso sua exploração, processamento e utilização não causem danos ao meio ambiente. Assim, na definição de recurso natural, encontramos três tópicos, quais são eles?
		
	
	Tecnologia, Economia e Populações
	
	Populacões, Economia e Meio ambiente
	
	Tecnologia, Economia e Meio ambiente
	
	Tecnologia, Economia e desenvolvimento sustentável
	
	Tecnologia, populações e meio ambiente
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702019707)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A Crise Ambiental pela qual a sociedade se encontra está baseada em três fatores principais: População, Recursos Naturais e Poluição. Sendo assim, marque a alternativa abaixo que relaciona respectivamente esses três fatores com a crise ambiental atual.
		
	
	Crescimento demográfico exponencial da população mundial; utilização intensa e insustentável dos recursos naturais; alterações antrópicas nas características físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente.
	
	Crescimento demográfico exponencial da população mundial; utilização intensa e sustentável dos recursos naturais; alterações antrópicas nas características físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente.
	
	Crescimento demográfico exponencial da população mundial; utilização intensa e sustentável dos recursos naturais; alterações de qualquer origem nas características físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente.
	
	Crescimento demográfico moderado da população mundial; utilização intensa e insustentável dos recursos naturais; alterações antrópicas nas características físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente.
	
	Crescimento demográfico moderado da população mundial; utilização intensa e insustentável dos recursos naturais; alterações de qualquer origem nas características físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701863771)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Um professor de Ciências do Ambiente trabalhou corretamente a aprendizagem de sua turma procurando ensinar que organismos formam populações que, por sua vez, formam comunidades e, finalmente, constituem ecossistemas. Na verdade, o docente está abordando particularmente o seguinte tema em sala de aula:
		
	
	Níveis do Sistema.
	
	Ambientes aquáticos. 
	
	Impactos na cadeia alimentar.
	
	Grupos de vegetação.
	
	Camadas de ozônio.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701825800)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Existe uma organização biológica para os níveis da vida. Marque a alternativa que descreve a sequencia correta. (1) ecossistema; (2) célula; (3) indivíduo;(4) sistema;(5) tecido;(6) comunidade;(7) órgão (8) população 
		
	
	7 - 5 - 6 - 3 - 4 -8 - 1- 2
	
	5 -7 - 2 - 4 - 3 - 6 - 8 -1 
	
	2 - 5 -7 - 4 -3 -6 - 8 -1 
	
	2 - 5 - 7 - 4 - 3- 8 - 6 - 1 
	
	2 - 5 - 7 - 4 - 8 - 3 - 1 - 6 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701916581)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O basalto é uma rocha amplamente utilizada nas indústrias de construção civil para confeccionar pisos, revestimentos e paredes. Essa rocha é também chamada de:
		
	
	Magmáticas Intrusivas, plutônicas ou abissais
	
	Sedimentar
	
	Metamórfica
	
	Gnaisse
	
	Magmática extrusivas ou vulcânicas 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702009159)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	"São misturas complexas de materiais inorgânicos (minerais) e resíduos orgânicos parcialmente decompostos". O conceito citado faz referência a/ao/aos/às:
		
	
	Discordância
	
	Minerais
	
	Rochas
	
	Estratigrafia
	
	Solo
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701857707)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Dentre os fatores climáticos que influenciam na caracterização climática, podem ser citados, a altitude, maritimidade, continentalidade, relevo, vegetação, massas de ar e a__________________
		
	
	Precipitação
	
	Pressão
	
	Vento
	
	Insolação
	
	Latitude
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701318903)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Assinale o ítem abaixo que esteja relacionado as funções da atmosfera:
		
	
	A atmosfera é fundamental para a troca de componentes gasosos com a estrutura interna da Terra o que torna a litosfera uma fusão líquida de elementos em vez de uma camada sólida
	
	No espaço há muitos fragmentos de astros que se desintegram, e constantemente os planetas são atingidos por esses fragmentos, a atmosfera não é responsável por não deixar que eles cheguem até a superfície
	
	Uma das funções dos gases da atmosfera é acelerar o processo de queima de matas. Isso é importante para a ciclagem de elementos no solo, possibilitando com que o solo esteja sempre rico em elementos absorvíveis pelos vegetais
	
	Dentre as funções da atmosfera, a conservação é muito importante, pois ela é responsável por permitir a vida durante somente o dia. Todo o calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, para que durante a noite o planeta continue aquecido
	
	Uma das funções dos gases da atmosfera é a de impedir a passagem dos raios solares. Esses gases impedem cerca de dois terços das radiações solares, fazendo com que os raios em excesso e nocivos não cheguem à superfície terrestre, assim como conseqüência permita a vida no nosso planeta.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701416998)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O ecossistema é um sistema considerado aberto com a entrada do fluxo de energia, a utilização da mesma pelos componentes do sistema e a liberação de parte dessa energia. Sendo assim, os componentes dependem da transformação de energia que geralmente, é adquirida através de que fonte? 
		
	
	A água.
	
	O solo.
	
	A luz do sol.
	
	O ar.
	
	Do carbono.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702066259)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos e o local onde eles vivem , onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si. Nesse contexto, leia as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.
	
	O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.
	
	Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.
	
	O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.
	
	Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.
		Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes