Buscar

Sistema Reprodutor Feminino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Sistema Reprodutor Feminino
Profa. Dra. Adrianne Christine Palanch
Histologia de Sistemas
UNIMEP
*
*
*
Funções: Produção de gametas femininos e hormônios sexuais
Componentes: 2 ovários, 2 tubas uterinas, útero, vagina e genitália externa
*
*
*
Ovários
Encontra-se em pares na cavidade abdominal e apresenta-se como um órgão compacto em forma de amêndoa. Em corte observa-se uma camada medular muito vascularizada e uma camada cortical contendo folículos ovarianos. Estes na criança recém-nascida estão em número de 1 milhão em cada ovário, até a puberdade este número diminui para 150.000 em cada ovário, um número muito acima do que é necessário para o período de fertilidade, onde estima-se que sejam liberados ao redor
de 450 ovócitos.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Folículos ovarianos Primordiais: um ovócito envolvido por uma única camada de células foliculares pavimentosas
*
*
*
Folículos ovarianos em Crescimento: caracterizados por um revestimento de várias camadas de células foliculares, que dependendo da fase de crescimento, podem apresentar maior número de camadas e células mais volumosas (cúbicas). Nesta fase forma-se uma cobertura ao redor do ovócito denominada de zona pelúcida. Em fases mais avançadas do desenvolvimento, as células foliculares dividem-se em teca externa e teca interna, estas últimas sintetizam estrógenos. Além disto, também se observa a formação do antro folicular preenchido por líquido rico em proteoglicanas, proteínas e hormônios esteróides.
*
*
*
Folículos ovarianos maduros ou de Graaf: tem ao redor de 1 cm de diâmetro, o acúmulo de líquido folicular é intenso o que torna a teca externa muito delgada, o ovócito envolvido pela teca interna fica preso por um pedículo a parede do folículo, este é denominado Cumulus oophorus.
Folículos atrésicos: é um processo de degeneração do folículo relacionado com a seleção dos ovócitos e pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento do folículo.
*
*
*
*
*
*
Folículos ovarianos 
Folículos primordiais
Folículos 
em crescimento
Folículo 
Terciário 
Folículo 
Maduro ou de Graaf
Folículos primários
*
*
*
Ovulação ou Ovocitação
É o processo desencadeado pela ruptura do folículo maduro liberando o ovócito na cavidade abdominal para ser captado pela tuba uterina.
Ovogênese
Os ovócitos se originam durante o período embrionário de células precursoras denominadas ovogônias que, por sua vez, se originam de células do endoderma do saco vitelino.
Os folículos primordiais e em crescimento contém ovócitos primários que encontram-se na fase de prófase I da meiose. Pouco antes da ovulação completa-se a meiose I formando-se o ovócito secundário e o primeiro corpúsculo polar. Inicia-se a meiose II que pára na metáfase e só termina quando ocorre a fertilização do ovócito. O ovócito secundário permanece viável por um período de 24 horas. 
*
*
*
Corpo Lúteo
Após a ovocitação as células foliculares que permaneceram no ovário se modificam originando uma glândula temporária denominada de Corpo Lúteo. Este sintetiza e secreta progesterona e estrógenos que estimulam, entre outros tecidos, a mucosa uterina. A progesterona interrompe o desenvolvimento de novos folículos ovarianos. Esta glândula permanece ativa por até 14 dias, se ocorrer gravidez os hormônios produzidos pelo embrião (gonadotrofinas coriônicas) estimulam as células luteínicas que permanecem ativas.
*
*
*
Tuba uterina
A tuba uterina é um tubo de 12 cm de comprimento que apresenta muita motilidade e tem como função transportar o ovócito até o útero. É dividida anatomicamente em região intramural, istmo, ampola e infundíbulo. Sua mucosa apresenta várias dobras revestidas por um epitélio cilíndrico simples ciliado
*
*
*
*
*
*
Útero
Localizado na região mediana caudal da cavidade abdominal apresenta uma forma de pêra, onde a porção dilatada é denominada de corpo cuja parte superior forma o fundo e a parte inferior mais delgada e cilíndrica constitui a cérvix uterina ou colo do útero. Sua parede é constituída por uma cobertura serosa ou adventícia, uma parede de músculo liso – miométrio, e a mucosa – endométrio. O endométrio apresenta glândulas tubulosas simples que dependendo da fase do ciclo encontram-se muito dilatadas – fase secretória (15o ao 28o dia do ciclo menstrual) ou em formação – fase proliferativa (5o ao 14o dia do ciclo).
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Vagina
É uma abertura que une o útero a genitália externa, esta é rica em tecido conjuntivo e músculo liso, e sua mucosa é formada por epitélio estratificado pavimentoso.
Genitália externa
É constituída pelo vestíbulo, clitóris, pequenos lábios e grandes lábios.
*
*
*
RESUMO
Ovários
Encontra-se em pares na cavidade abdominal e apresenta-se como um órgão compacto em forma de amêndoa. Em corte observa-se uma camada medular muito vascularizada e uma camada cortical contendo folículos ovarianos. Estes na criança recém-nascida estão em número de 1 milhão em cada ovário, até a puberdade este número diminui para 150.000 em cada ovário, um número muito acima do que é necessário para o período de fertilidade, onde estima-se que sejam liberados ao redor de 450 ovócitos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais