Buscar

Apol 5 Desenvolvimento e ética

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Diversos são os desafios no dia a dia dos profissionais que atuam diretamente com as sequelas resultantes da ______________ que surge da lei geral da acumulação. Por isso, é tão importante conhecer as muitas faces da questão social no Brasil, das quais a mais perversa é a__________________, política, social e cultural a que estão submetidas milhões de pessoas.
Nota: 20.0
	
	A
	Desigualdade de gênero, política social
	
	B
	Relação capital trabalho, igualdade social
	
	C
	Desigualdade de gênero, questão social
	
	D
	Questão social, desigualdade econômica
Você acertou!
Questão 2/5 - Ética Profissional do Serviço Social
Questão 58: De acordo com os assuntos estudados na Aula 6 “O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL – 1993”, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta sobre os 4 (quatro) títulos do código de ética de 1993:
 
I - Título I: Disposições Gerais: apresenta apenas as competências exclusivas do Conselho Federal de Serviço Social.
II - Título II: Dos Direitos e das Responsabilidades Gerais do Assistente Social que apresenta direitos, deveres e o que é vedado aos profissionais.
III - Título III: Das Relações Profissionais: apresenta a relação com os usuários, Instituições empregadoras, com assistentes sociais e demais profissionais, com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil, do sigilo profissional, da relação do/a assistente social com a Justiça voltados aos direitos, deveres e ao que é vedado.
IV - Título IV: Da Observância, Penalidades, Aplicação e Cumprimento do Código, voltados aos deveres, infrações, penalidades.
 
Está correto apenas em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III;
	
	B
	I, II e IV;
	
	C
	I, III e IV;
	
	D
	II, III e IV;
Você acertou!
Resposta correta letra D. O título I apresenta as disposições gerais do CFESS/CRESS. “Título I: Disposições Gerais: apresenta as competências do Conselho Federal de Serviço Social e Conselho Regional de Serviço Social”
Questão 3/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o enunciado retirado do texto da aula 5, tema 1.  
A questão social manifesta-se mediante as mudanças _____________, ____________e ___________________ acontecidas no século XIX na Europa. Foi assim definida pela primeira vez em 1830, com o objetivo de beneficiar a classe operária que se encontrava em situação de pobreza num ritmo crescente, formulando políticas sociais. Castell em “A Metamorfose da Questão Social”, em sua interpretação das mudanças advindas da história da sociedade diz que o crescimento econômico é inversamente proporcional ao aumento da pobreza.
Preencha as lacunas com as alternativas que corresponde com o conteúdo estudado. 
Nota: 20.0
	
	A
	Culturais, política e religiosas
	
	B
	Econômicas, sociais e políticas
Você acertou!
Resposta de acordo com o conteúdo do texto da aula 5, tema 1 (p.01)  
	
	C
	Sociais, religiosas e históricas
	
	D
	Políticas, religiosas e culturais
Questão 4/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os assuntos estudados na Aula 5 “CÓDIGOS DE ÉTICA DE 1947 E 1965” leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I – Em vistas da regulamentação da profissão, no ano de 1965 foi sancionado um novo código de ética, que rompeu com as noções e os valores tradicionais de cunho cristão, e pela primeira vez se apresentava de cunho transformador/progressista.
II – O código de ética de 1965 possuía um caráter meramente normativo e controlador.
III - O código de ética de 1965 não considerava criticamente as contradições sociais e tampouco ultrapassava uma perspectiva liberal, uma vez que o neotomismo fundamentava os deveres profissionais.
IV - Nos códigos de ética de 1947 e 1965 permaneceram vigentes as mesmas concepções filosóficas ligadas ao marxismo.
 
Está correto apenas em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II;
	
	B
	II e III;
Você acertou!
Resposta correta letra B, por ser a única alternativa a se apresentar da forma correta. Em vistas da regulamentação da profissão, no ano de 1965 foi sancionado um novo código de ética, que prevaleceu com as noções e os valores tradicionais de cunho cristão e ainda conservador, nesta perspectiva tanto o código de 1947 e de 1965 possuíam caráter conservador.
	
	C
	I e III;
	
	D
	III e IV.
Questão 5/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Em seu estudo sobre a questão social, Behring (2009) destaca que _______________________________________inscritas num momento histórico é materialização da sociedade burguesa, constituindo a questão social uma mutação deste processo:
Assinale a alternativa que corresponde com o conteúdo do texto estudado na aula 5, tema 4.
Nota: 20.0
	
	A
	A produção e reprodução das relações sociais
Você acertou!
Resposta de acordo com o conteúdo do texto da aula 5, tema 4 (p.09)
	
	B
	Justa distribuição de riquezas
	
	C
	Luta da classe trabalhadora
	
	D
	Desigualdade social e acumulação capitalista

Outros materiais