Buscar

Trabalho de Sociologia Comida de mãe notas sobre alimentação, família e gênero.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Alunas: Cleovania de Matos Medeiros – Farmácia - RA: 155029-2 
Gabriela de Moraes Saqui – Farmácia - RA: 15
Marilia D’ambrozo – Farmácia - RA: 
Trabalho de Sociologia: Comida de mãe: notas sobre alimentação, família e gênero.
Este trabalho foi realizado com o objetivo de atingir um publico alvo que acompanha programas de culinária, e investigar qual é a mensagem e alimentação cotidiana das famílias.
A culinária se torna um fato social, desde quando as pessoas dizem que cozinha é algo para mulheres, e quando os homens eram questionados, diziam que este tipo de programa era relacionado a mulheres, sendo então, realizado o trabalho apenas com mulheres.
Também pode se dizer que cozinhar na sociedade está relacionado com sua ocupação, onde a maioria das mulheres entrevistadas deste trabalho se autodenominavam dona-de-casa.
As mulheres também tem um papel extremamente importante, sua principal função é a de mãe que tem grande relação com a alimentação de seus familiares. Foi comprovado que além de definir a identidade, a comida também define a relações que as pessoas mantem entre si.
Alguns antropólogos, dizem que ao observar as pessoas a mesa, pode-se dizer quem é o chefe da família e quem é o convidado, por observa a forma em que as pessoas se comportam a mesa. Para muitos a refeição pode ser um ritual, como por exemplo a ceia natalina, onde pessoas em sociedade se juntam para ter uma refeição a mesa. Isso ocorre em vários grupos sociais, sendo utilizado o mesmo motivo. Além de reforçar vínculos, ela expressa tensões, e muita vezes é onde a família se reuni para conversar. Onde é possível observar as posições hierárquicas entre um grupo social, isso pode ser indicado até onde a pessoa se senta.
A forma em que um grupo se alimenta é passada por pessoas de posição de hierarquia maior, como por exemplo a mãe, onde ela pensa o que será servido de acordo com quem está a mesa, se uma vista estiver a mesa, será servido algo diferente do que é servido diariamente.
Apesar de estar associada a posição de desigualdade entre homem e mulher, em alguns casos pode se dizer que a cozinha da de certa forma uma autoridade para mulher, além de saber o gosto pessoal das pessoas, estabelece relação com outras mulheres, geralmente noras.
As mães também acabam por ter como sua função o cuidado dos estudos dos filhos, entre outras reações familiares. Maternidade enquanto valor social é uma das mudanças que ocorreram no período em que amor romântico tinha grande influência sobre a vida das mulheres. A criação do lar “obrigou” muitas mulheres abandonar seus trabalhos e “certa independência”, a sociedade de certa for impõe que mães ficam responsáveis pela casa e de seus filhos, enquanto o homem garante o sustento da família, isso ocorre por que de certa forma, além da sociedade, a cultura de alguns lares são transmitido isso de geração em geração, porém, hoje junto com a cultura, a necessidade de se ampliar financeiramente vem contornando essa antiga cultura, e sociologicamente vem colocando a mulher em posições, uma mãe também pode ser diretora de um empresa, mas ainda a posição que a mulher assume no trabalho tem envolvendo cuidar de coisas ou outras pessoas.

Outros materiais