Buscar

globalização aula 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIÊNCIAS SOCIAIS
GLOBALIZAÇÃO
Alguns críticos da globalização afirmam que esta realidade cria um mercado marcado pelo monopólio de algumas marcas e empresas, propriedade das grandes corporações. 
GLOBALIZAÇÃO
Em economia, monopólio (do grego monos, um + polein, vender) designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.
Monopólios podem surgir devido a características particulares do mercado, ou devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo.
GLOBALIZAÇÃO
Monopólio Natural
O monopólio natural é uma situação de mercado em que os investimentos necessários são muitos elevados e os custos marginais são muito baixos. Caracterizados também por serem bens exclusivos e com muito pouca ou nenhuma rivalidade.
Esses mercados são geralmente regulamentados pelos governos e possuem prazos de retorno muito grandes, por isso funcionam melhor quando bem protegidos.
GLOBALIZAÇÃO
Oligopólio
O oligopólio é uma situação de mercados concentrados, na qual a produção se concentra num pequeno número de firmas. No oligopólio também existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente coordenadas. Quando há algum tipo de acerto referente ao preço que será praticado, o oligopólio caracteriza-se como um cartel; quando há uma união das empresas com o objetivo de dividir o mercado, ele caracteriza-se com um truste.
GLOBALIZAÇÃO
Truste: é uma forma de oligopólio desenvolvida a partir da junção de um grupo de empresas que se anulam quanto às suas respectivas autonomias para compor uma única corporação de maneira que possa se fortalecer, além de obter uma hegemonia em determinado mercado, controlando a disponibilidade de mercadorias e preços. Existem dois tipos de trustes, o vertical (atua em vários ramos) e horizontal (atua no mesmo ramo).
GLOBALIZAÇÃO
Cartel: corresponde a uma prática ilegal que fere o direito do consumidor, ocorre a partir do encontro de empresas autônomas e independentes de um mesmo setor de atividade que discutem e depois estabelecem acordos para fixar preços praticados a fim de não haver variação dos mesmos, dessa forma exerce também domínio na oferta de um determinado produto.
GLOBALIZAÇÃO
Holding: palavra inglesa que traduzida para português significa sociedade gestora de participações sociais. Essa prática é considerada como a forma mais evoluída de acumulação de capital. Holding é uma espécie de empresa criada com a finalidade de dirigir outras empresas de atividade produtiva. Holding corresponde à formação de uma sociedade, no qual se adquire ações de forma majoritária de um grupo de empresas. O fato de possuir a maioria das ações condiciona a obtenção maior do poder, então passa a gerir todas as suas subordinadas. A intervenção apresentada visa ampliar a composição do capital das empresas parceiras. Há duas formas de aplicação do holding, a pura (participa apenas no capital de empresas) e a mista (participa financeiramente e também produtivamente).
GLOBALIZAÇÃO
Alguns economistas acreditam que o capitalismo apresenta seu vigor exatamente neste aspecto, a possibilidade de ampliação de mercado e de inserção de novas economias em uma rede mundial de circulação ampliando a riqueza e o consumo no mundo todo. 
GLOBALIZAÇÃO
O fato é que a globalização provoca reações contrárias nos analistas da situação econômica mundial, os críticos desta nova etapa do capitalismo veem nela uma acentuação de características nefastas do capitalismo, como aumento da pobreza, exclusão de classes economicamente desprivilegiadas, diminuição dos direitos trabalhistas e escravização do trabalho. Já os entusiastas deste modelo apregoam o desenvolvimento do mercado mundial e os benefícios do consumo para todos em todos os cantos do mundo.
GLOBALIZAÇÃO
A tecnologia avança no sentido de ampliar as possibilidades de compra de produtos antes possíveis apenas para uma elite econômica. Hoje podemos ver em todo o mundo a circulação em todas as classes sociais de produtos sofisticados e inacessíveis para a população de baixa renda. A pergunta que se faz é: A que preço se produz o aumento da possibilidade de consumo no mundo capitalista.
GLOBALIZAÇÃO
Outro aspecto das sociedades contemporâneas que é estudado pelas ciências sociais é o consumismo. A crítica que se faz ao fenômeno mais evidente nas modernas sociedades, o consumismo, parte do princípio que o consumidor atual projeta na sua possibilidade de consumo, isto é, no seu poder de compra a possibilidade de ser feliz e ter reconhecimento social. Os críticos desta mentalidade moderna, muito difundida mesmo que pouco discutida no dia a dia, afirmam que os valores do mundo atual se tornam perversos no sentido de atribuírem reconhecimento mais ao sucesso econômico do que a outros aspectos anteriormente valorizados pelas sociedades, como educação, coletividade, moralidade, religiosidade e ética. 
GLOBALIZAÇÃO
A globalização econômica e financeira
GLOBALIZAÇÃO
A globalização tecnológica
GLOBALIZAÇÃO
A globalização cultural
GLOBALIZAÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais