Buscar

SEMI PRESENCIAL PENSAMENTO CRÍTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DISCIPLINA: ECOLOGIA GERAL
PROFESSORA: NÁDIA SCHRÖDER
ANO/SEM: 2017/01
ALUNAS: CÍNTIA SELBACH, ANA PAULA SCHNEIDER
ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL – RACIOCÍNIO CRÍTICO
1 – Em um adesivo de carro está a pergunta: “Você agradeceu a uma planta hoje?” Dê dois motivos para agradecermos às plantas?
R: Na natureza os principais produtores são as plantas, ou seja, são a base da cadeia alimentar servindo de alimento para diversos organismos que então se classificam com consumidores primários, dessa forma as plantas são essenciais para que haja equilíbrio do ecossistema e que a cadeia alimentar não seja prejudicada. As plantas além de contribuírem com o desenvolvimento da cadeia alimentar servem como influenciadoras no regime de chuvas em determinada região como, por exemplo, o regime de chuvas na região sudeste do Brasil que está diretamente ligado à umidade que a floreta amazônica libera e através dos famosos rios voadores e o bloqueio da Cordilheira dos Andes possibilita que a umidade chegue ao sudeste e então havendo a precipitação.
2 – Identifique os materiais utilizados para fabricar o adesivo de carro e decida se ele próprio é uma aplicação do slogan.
R: Os adesivos são basicamente feitos de vinil, que é derivado do petróleo sendo formado por 57% de cloro e 43% de eteno. Também há a utilização de filme de alumínio e papel. Pela utilização de papel que é provido das plantas e pela utilização de alumínio e sua composição química derivada do petróleo que polui o meio, o adesivo contra diz o slogan contido nele.
3 – Explique como os decompositores ajudam a nos manter vivos.
R: Os decompositores são de extrema importância para a vida na terra, pois ao fazer a degradação da matéria orgânica, devolve nutrientes e minerais ao ecossistema. Ao devolver nutrientes ao solo, por exemplo, os decompositores possibilitam que novos organismos de plantas possam se beneficiar desses nutrientes e auxiliar em seu desenvolvimento.
4 – Faça uma lista dos alimentos que você ingeriu no almoço e no jantar hoje. Refaça a trajetória de cada tipo de alimento de volta a uma espécie específica de produtor.
R: Almoço: Macarrão com frango e molho de tomate
A base do macarrão é feita através do Trigo, produtor, e ovos, que são produzidos pela galinha que é consumidora primária que se alimenta de produtores como milho e arroz e sua carne é também utilizada para nosso consumo e de outros predadores.
Jantar: Bife acebolado com arroz feijão e salada de tomate.
O bife provém do gado, consumidor primário, que possui sua alimentação basicamente de produtores como pastagem, milho, soja. No caso do arroz, feijão e a cebola são os produtores e nós nos encaixamos como consumidores primários ao consumi-los.
5 - Por que os fazendeiros não precisam aplicar carbono para cultivar suas plantações, mas frequentemente precisam adicionar fertilizante contendo nitrogênio e fósforo?
R: A utilização de fertilizantes com Nitrogênio e Fósforo para o cultivo de plantações é necessário, pois o carbono esta disponível em grande quantidade na atmosfera sendo facilmente assimilado pela planta, já o nitrogênio e o fósforo apesar de estarem disponíveis em abundancia as plantas não conseguem absorve-los tão facilmente, então há necessidade de adicionar esses elementos para suprir a necessidade da planta e ela crescer mais rápido. 
6 - Por que os níveis de CO2 na atmosfera são maiores durante o dia que à noite?
R: O percentual de CO2 é maior durante o dia pela queima de combustíveis fósseis como o etanol e gasolina nos automóveis, queima de carvão para gerar energia elétrica e proveniente da indústria em geral.
7 - O que aconteceria com um ecossistema se todos os seus decompositores e consumidores de detritos fossem eliminados? E se todos os produtores fossem eliminados? 
R: Caso todos os decompositores e consumidores fossem eliminados o ecossistema pereceria, pois aumentaria a quantidade de massa orgânica morta no meio e faltaria nutrientes para os produtores utilizarem. Caso houvesse a eliminação de todos os produtores toda a cadeia alimentar morreria, pois os produtores são a base alimentar de todos os seres vivos, todos os alimentos são produzidos a partir das plantas. 
8 - Um amigo limpa o seu aquário e retira o solo e as plantas, deixando apenas os peixes e a água. O que acontecerá? Explique.
R: O local não terá equilíbrio biológico, trazendo péssima qualidade de vida aos peixes. Sem as plantas e o solo o local necessitará de intervenção humana com muita frequência, pois não terá pH e DH estabilizado, a quantidade de amônia e nitritos caem, o oxigênio se torna raro, dessa forma a vida dos peixes vai de péssima a inexistente.

Outros materiais