Buscar

simulado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CON, METOD. E PRÁT. DO ENS. NA EDU. INF.
	Simulado: CEL0059_SM_201401254888 V.1 
	Aluno(a): JACQUELINE CARVALHO DE SIQUEIRA
	Matrícula: 201401254888
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 04/04/2017 00:18:28 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401940886)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A infância é o período que estende-se desde o nascimento até o 11º ano de vida. Neste período, a criança passa por um significativo desenvolvimento físico e psicológico, por mudanças no comportamento e pelo processo de aquisição da personalidade. Considerando a importância dessa fase para a constituição de indivíduos saudáveis, a infância deve:
		
	
	Desenvolver habilidades para que possa prosseguir nos estudos e ser bem sucedida socialmente.
	 
	Fazer com que a criança aproveite ao máximo todas as oportunidades e experiências de aprendizagem.
	
	Configurar-se como meio para a padronização de comportamentos por meio de uma rotina fixa.
	
	Moldar o comportamento da criança para que, futuramente, seja um adulto responsável e aceite as regras.
	
	Preparar a criança para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e o mercado de trabalho futuramente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401948744)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao papel da Creche e Educação infantil análise as afirmativas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para Falso.
		
	 
	A Creche é o lugar adequado para cuidar da criança, com faixa etária de 0 a 4 anos de idade.
	 
	Dentre as atribuições da Educação Infantil, o papel preventivo constitui-se em repassar a responsabilidade da defasagem educacional da criança para a família.
	 
	A Educação Infantil deve priorizar os cuidados básicos como alimentação, saúde e higiene, pois esse é o papel exclusivamente deste segmento escolar.
	 
	As estratégias de ensino a serem adotadas na Educação Infantil devem priorizar a utilização de atividades lúdico-pedagógicas intencionais, em momentos livres ou direcionados na busca do aprimoramento ao desenvolvimento global da criança.
	 
	No complexo processo que constitui a formação integral do indivíduo, as referências proporcionadas pela família, pelas instituições educativas e pelo conjunto de fatores sociais serão eficazes e se converterão em elementos otimizadores da ação educativa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401539120)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Lei 9.394/96 contém as Diretrizes e Bases que orientam a educação nacional na atualidade. Seus 92 artigos representam um novo momento do ensino brasileiro; neles vemos refletidos muitos dos desafios e esperanças que movem o trabalho de tantos educadores numa nação de realidades tão diversas. Neste contexto, vive-se tempos de mudança na educação infantil após a LDB 9394/96. Com a ampliação do ensino fundamental para nove anos entende-se, de acordo com o Artigo 30, que a educação infantil deve ser ofertada em:
		
	
	Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I ¿ creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II ¿ pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.
	 
	Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I ¿ creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II ¿ pré-escolas, para crianças de quatro a cinco anos de idade.
	
	Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I ¿ creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até dois anos de idade; II ¿ pré-escolas, para crianças de três a seis anos de idade.
	
	Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I ¿ creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até dois anos de idade; II ¿ pré-escolas, para crianças de três a cinco anos de idade.
	
	Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I ¿ creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II ¿ Educação Infantil, para crianças de quatro a cinco anos de idade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401940893)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto abaixo: "Ó como estou feliz! Ó como estou feliz, pois que morreu o último dos meus filhos. Que feliz estou. Quando eu morrer e chegar diante dos portões do céu, nada me impedirá de entrar, pois que ali estarão cinco criancinhas a me rodear e a puxar-me pela saia exclamando: 'Entra mamãe, entra! Ó que feliz que sou!, repetiu ainda rindo à grande". (LUCCOCK, 1975, P.80 apud CIVILETTI, 1991) Esta afirmação de uma mãe reflete a alegria pela morte de seu filho porque na Idade Média:
		
	
	Inexistia o sentimento de maternidade.
	 
	Os filhos que morriam guardavam o lugar da mãe nos céus.
	
	Ser mãe e, principalmente, ter muitos filhos não era bem visto.
	
	As mães eram obrigadas a deixar os filhos na Roda dos expostos.
	
	Havia uma grande preocupação com o planejamento familiar.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401858093)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998,Vol. 1), considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a cinco anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas em alguns princípios. Analise os princípios abaixo e indique o que NÃO faz parte desse rol:
		
	
	O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade;
	 
	Entender que é dever da educação infantil, somente garantir, o direito das crianças a brincadeira, separando-as, sempre, de acordo com a idade, desenvolvimento intelectual e físico de forma a promover a socialização das com o mesmo nível intelectual e de idade.
	
	O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
	
	As esferas do cuidado compreendem atenção especial as necessidades básicas da criança, atenção a organização do espaço e também, especial a tenção a afetividade, conforme prev~e o Referencial Curricular desta etapa.
	
	O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.;

Outros materiais