Buscar

PROVA DISCURSIVA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 01
“Os parâmetros Curriculares referente ao ensino de ciências Naturais no
terceiro e no quarto ciclos (do 6º ao 9º ano) apresentam uma interessante história da disciplina, mostrando que, ao longo de 60 anos, poucas mudanças significativas ocorreram no sentido de torná-la mais compreensível,interessante e significativa à vida dos estudantes”.
De acordo com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza, o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de
Ciências Naturais estabelecem sobre a disciplina de ciências?
Estabelecem que a apropriação dos seus conceitos e procedimentos pode contribuir para o questionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valorização dos modos de intervir na natureza e de utilizar-se os recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência, sociedade e Tecnologia (p. 67).
Questão 02 
Quando se opta por trabalhar metodologia de ensino com a finalidade de dar dicas de como ensinar, reduz - se esse ensino a uma... (dicas) em roteiros e uso de técnicas, eliminando os aspectos reflexivos que envolvem os conteúdos de cada metodologia e, sobretudo... Que se devem alcançar quando se pensa o perfil do professor em formação''
De acordo com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza e os conteúdos, que tipo de metodologia deve ser aplicado para o ensino de ciências e o que se espera do aluno?
Resposta: A metodologia deve conter situações que relevem o ponto de vista social, cultural e científico, trabalhar com aspectos históricos, permitindo aos estudantes compreenderem as relações entre o ser humano e a natureza, diversificando métodos e estratégias de ensino para levar o aluno a uma aprendizagem significativa. Também é importante proporcionar a observação, a construção de hipóteses, coleta de dados e a discussão dos resultados, e promover a inter-relação o conteúdo ensinado, o método aplicado, a técnica e avaliação desenvolvida.
Questão 03.
“Os métodos de pesquisa, baseados nas ciências naturais e sociais, têm como principais objetivos explorar, descrever e explicar fenômenos, situações comportamentais etc.”
De acordo com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza e os conteúdos abordados no decorrer da disciplina, o que o ensino das Ciências Naturais pode possibilitar ao aluno? Nota: 20.0
Resposta: O ensino de ciências naturais deve permitir que o aluno se aproprie do processo de produção do conhecimento científico e do conhecimento que envolve a ciência e a tecnologia, bem como de suas implicações na sociedade. O processo de ensino-aprendizagem de ciências deve nortear pela capacidade de instrumentalizar o aluno a fim de que ele compreenda a realidade em que está inserido, possibilitando uma atuação consistente sobre ela. (p. 30).
Questão 04.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O ato de ensinar exige intervenção no mundo, o que pressupõe um professor situado como sujeito sócio histórico e cultural”.
Com o intuito de dinamizar e tornar mais significativa a aprendizagem, e tendo como base o livro Metodologia de ciências biológicas e da natureza, responda à seguinte questão: qual é o papel do professor no ensino de ciências naturais? 2.0
Resposta: O professor tem como objetivo tornar aprendizagem das ciências naturais mais significativa. Cabe ao professor apontar caminhos para que o aluno possa construir conceitos que o levem a compreender o mundo a sua volta e as transformações que nele ocorrem; cabe ressaltar que os conteúdos ministrados adquirem significância quando o aluno os compreende por meio da relação com seu conhecimento prévio. Ao ensinar ciências naturais, é necessário que os conteúdos pertinentes a essa área de ensino não sejam repassados como mera repetição de informações, mas que sejam estruturadas respeitando os conhecimentos prévios e as experiências vivenciadas pelo aluno. O Professor deve explicar a teoria e, em seguida, por meio de experimentos, demonstrarem a relação entre teoria e prática, bem como sua aplicação na realidade do aluno, evidenciando em quais situações do cotidiano essa ciência é aplicado (p. 31 e 33).
ESSAS FORAM AS 4 QUESTOES QUE ABRIU PRA MIM DENTRE ESSAS ESCOLHER 2 PARA RESPONDER NA HORA DA PROVA, ESCOLHI RESPONDER AS QUESTOES 3 E 4.

Outros materiais