Buscar

Questionário 1e 2 Filososfia, Comunicacao e Etica

Prévia do material em texto

Questionário 1 – Filosofia, Comunicação e Etica
1 - Atualmente, muitas crenças do senso comum foram superadas pela ciência. Leia as afirmações abaixo, depois assinale a alternativa correta.
I. A Lua tem o mesmo tamanho do Sol.
II. O Sol se move em torno da Terra.
Resposta: C - I e a II pertencem ao senso comum
Comentário: A I e a II pertencem ao senso comum. A Lua é muito menor do que o Sol e é a Terra que se move em torno do Sol.
2 - Em nossa vida cotidiana utilizamos a palavra razão em diferentes situações, porém a razão está intimamente ligada às leis do pensamento e da ação refletida. Nesse sentido, podemos afirmar que a razão é oposta:
I. Ao conhecimento ilusório, ou seja, à aparência das coisas.
II. À crença religiosa e ao êxtase místico.
III. A busca de coerência e não contradição.
IV. Às emoções, aos sentimentos e às paixões, que são cegas e desordenadas.
Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
Resposta: E – I,II e IV
Comentário: De acordo com os conteúdos estudados, o uso da razão implica em pensar e falar de modo ordenado, claro e compreensível para os outros. Dessa forma, a razão se opõe ao conhecimento ilusório, à crença religiosa e ao êxtase místico, às emoções, aos sentimentos e às paixões. A razão segue alguns princípios
3- Leia a citação abaixo e depois responda ao exercício.
“É um tipo de conhecimento que faz uso da razão para explicar a realidade. Ela surgiu se contrapondo a outra forma de conhecimento, o pensamento mítico”.
A citação refere-se:
Resposta: A – ao conhecimento filosófico
Comentário: Trata-se do conhecimento filosófico, que faz uso da razão para explicar a realidade e surge se contrapondo às explicações míticas.
4- Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A mídia reproduz e reforça ideologias já que reflete os interesses do sistema no qual está inserida.
II. O noticiário da TV é objetivo e neutro, já que apresenta os fatos tal como aconteceram.
III. Os meios de comunicação de massa podem influenciar seus telespectadores, tanto de forma positiva, como de forma negativa.
Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
Resposta: D- I e III
Comentário: A mídia reproduz e reforça ideologias já que reflete os interesses do sistema no qual está inserida. Ela também pode influenciar seus telespectadores, tanto de forma positiva, como de forma negativa.
5- Leia as seguintes afirmações a respeito da relação da propaganda com as pessoas no mundo contemporâneo.
I. A propaganda, geralmente, trata todas as pessoas como crianças extremamente ingênuas e crédulas. O mundo é sempre um mundo de faz de conta: nele, a margarina “faz” a família bonita, alegre e unida.
II. De modo geral, as pessoas são bastantes críticas quanto às mensagens que estão implícitas nas propagandas e é apenas por isso que a propaganda não tem tanto poder em nossa sociedade.
III. Não é sempre que a propaganda vende um produto dizendo o que ele é e para que serve. Ela vende uma imagem (de felicidade, de sucesso, de saúde etc.), que é transmitida por meio do produto.
Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
Resposta: E- I e III
Comentário: Raramente, a propaganda vende um produto dizendo o que ele é e para que serve. A propaganda, geralmente, cria um mundo de faz de conta em que os produtos estão agregados com ideias de felicidade, de sucesso, de saúde etc.
6 - Leia o raciocínio abaixo e depois assinale a alternativa correta sobre o tipo de argumento.
Todos homens são mortais.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.
Resposta: B – dedução
Comentário: O raciocínio tem como ponto de partida uma ideia geral e extrai uma conclusão que já estava implícita nessa ideia geral. Trata-se, portanto, de uma dedução.
7 - Leia o raciocínio abaixo e depois assinale a alternativa correta sobre o tipo de argumento.
O cobre, a prata, o ferro, o zinco são condutores de eletricidade.
Logo, todo metal é condutor de eletricidade.
Resposta: C – Indução
Comentário: A partir de casos singulares infere-se uma verdade geral. Trata-se, portanto, de uma indução.
8 - Leia o texto a seguir, reflita com atenção e escolha as afirmativas que se referem corretamente às questões suscitadas pelo texto.
 “Como dizemos frequentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter linguagem [logos]. O simples som é uma indicação do prazer ou da dor estando, portanto, presente em outros animais, pois a natureza destes consiste em sentir o prazer e a dor e em expressá-los. Mas a linguagem tem como objetivo a manifestação do vantajoso e do desvantajoso, assim sendo do justo e do injusto. Trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o senso do bom e do mau, do justo e do injusto, bem como outras concepções deste tipo” (ARISTÓTELES, Política).
I. A linguagem é própria dos seres humanos.
II. Os animais compreendem a linguagem humana.
III. Os animais expressam dor ou prazer por meio de sons.
IV. Por meio da linguagem, o ser humano manifesta o que acha bom, mau, justo ou injusto.
Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
Resposta: D- I, III e IV
Comentário: As três proposições estão de acordo com o texto. Os animais não compreendem a linguagem humana, já que para isso seria necessário compreender o seu sentido simbólico.
9 - Sobre o método experimental, assinale a correta:
I. A palavra método vem de meta, “ao longo de”, e hodós, “via caminho”.
II. Método é o percurso que se segue a fim de se alcançar um fim determinado: a elucidação de um problema.
III. O método não objetiva alcançar um fim determinado, nem a elucidação de um problema.
Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
Resposta: D – I e II
Comentário: A palavra método vem do grego meta, “através de” e hodós, “caminho”, portanto, indica a necessidade de buscar procedimentos adequados para atingir determinado objetivo. Faz-se necessário trilhar um caminho para atingir um objetivo, no caso da ciência a elucidação de um problema.
10 - “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Analisando a frase de Pascal, pode-se concluir que:
Resposta: C - “Razões”, na frase, são os motivos do coração.
Comentário: A interpretação da frase e Pascal nos leva a concluir que a alternativa “c” está correta, uma vez que o coração tem suas próprias razões e que a razão desconhece quais são, ou seja, a razão não conhece os motivos do coração.
Questionario 2 
1 - (UNIMEP 2013) Desde o final de 2002, temos assistido na mídia à divulgação de notícias sobre o suposto nascimento de um bebê que teria sido “produzido” por técnicas de clonagem humana. A façanha teria sido conseguida por um laboratório de genética ligado a uma seita religiosa, comandada por Raël, um ex-jornalista francês que se apresenta como uma espécie de “embaixador” de seres extraterrestres com os quais teria tido contatos. Essas notícias trazem à tona aquela que talvez seja a mais filosófica das questões contemporâneas: quais os limites da ciência no trato com seres humanos? Para respondê-la, lidamos necessariamente com valores que fundamentam distintas posições. Essa problemática contemporânea faz parte de um dos grandes campos da Filosofia, existente desde a antiguidade, conhecido como:
Resposta: D – Ética
Comentário: A questão faz referência a uma suposta clonagem humana e levanta questões sobre o respeito e o valor da vida e sobre como a ciência deve lidar com experiências que envolvem seres humanos, ou seja, questões que estão relacionadas à ética.
2 - Conforme foi estudada, a ética é o espaço da reflexão filosófica, que se define como reflexão crítica, sistemática, sobre a presença dos valores na ação humana. A esse respeito, podemos afirmar que:
I. Os valores não devem ser vistos como significações estáticas, relacionadas a algo absoluto, imutável.
II. Na história das civilizações verificamos a presença de valores em mutação.
III. Emalgumas culturas não é possível constatar a presença de valores.
Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(as): 
Resposta: C – apenas, I e II
Comentário: Toda cultura produz valores e os valores não são imutáveis, ou seja, no decorrer do tempo é possível identificar que há valores em mutação.
3 - De acordo com a discussão sobre juízos, podemos citar como exemplo de um juízo de valor, a seguinte frase:
Resposta: B – A praia é mais bela que a montanha.
Comentário: Juízos de realidade são feitos quando constatamos as coisas existentes e os juízos de valor quando fazemos um julgamento valorativo das coisas, por exemplo, julgar a praia mais bela que a montanha.
4 - Leia a citação a seguir e depois assinale a alternativa correta.
“[...] se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver [...] claro, fundo e largo os valores, problematizá-los, buscar sua consistência” (RIOS, 2001).
Trata-se da:
Resposta: D – Ética
Comentário: Trata-se da definição da ética, que é uma reflexão filosófica sobre os fundamentos da moral.
5 - Leia com atenção a citação a seguir e depois responda o que se pede.
“Seja qual for a finalidade da ação política, os agentes políticos não estão autorizados a usar todos os meios que estão à sua disposição para atingir estes fins, em outras palavras, os meios usados para atingir qualquer fim devem ser meios morais. De novo, o critério para determinar quais meios são moralmente admissíveis deve ser o critério da possibilidade da universalização. Meios que nós não podemos querer que sejam utilizáveis por todos se desqualificam para ser usados por qualquer agente político, seja ele um indivíduo, um grupo, um partido, um governo ou mesmo um Estado.”
(NAHRA, C. “Podem as serpentes conviver com as pombas? Uma reflexão filosófica sobre a ética na política”. Princípios: Natal, v.16, n.26, jul./dez. 2009, p. 53-70. Acesso em: 11 out. 2013.)
De acordo com a citação, é correto afirmar que na esfera política:
I. O uso de meios imorais deve ser aceito.
II. O uso de meios imorais não deve ser aceito.
III. A política deve se subordinar à moral.
IV. A política não deve se subordinar à moral.
Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(as):
Resposta: C – apenas II e III
Comentário: De acordo com a citação, a política deve se subordinar à moral, isso significa que o uso de meios imorais, mesmo para um fim bom, não devem ser aceitos, ou seja, os meios utilizados na esfera política devem ser morais.
6 - Na ética da convicção, toda ação é alimentada na convicção aos princípios valorativos fundamentais da própria crença. Ou seja, o adepto age segundo sua convicção moral, que é boa e, portanto, justifica as ações necessárias para a consecução de um fim, e quando os fins se mostram catastróficos, o adepto não se julga responsável por tal resultado. Uma vez que fez sua parte, agindo por convicção, se o resultado não foi o esperado, esse pode ser atribuído à vontade divina, à incompreensão humana, à decadência do mundo etc. Sua única responsabilidade é manter acesa a chama da convicção para que ela não se extinga.
Trata-se das ideias de qual pensador?
Resposta: E – Max Weber
Comentário: Conforme foi estudado, as ideias abordadas pertencem ao filósofo Max Weber, que investiga dois princípios éticos, denominados por ele como: ética da convicção e ética da responsabilidade.
7 - Segundo as concepções de Santo Agostinho:
I. Deus é bom e todo bem procede de Deus.
II. Deus dotou o homem de livre arbítrio para escolher entre o bem e o mal.
III. Tudo provém de Deus e Deus é bom. O homem é filho de Deus, logo, quando o homem peca, não pode ser culpado.
Assinale a alternativa que possui a(s) afirmação(ões) correta(s):
Resposta: B – apenas I e II
Comentário: Para Santo Agostinho, Deus é bom e todo bem procede de Deus e Ele dotou o homem de livre arbítrio para escolher entre o bem e o mal, dessa forma, o homem deve ser responsável pelos seus atos.
8 - Segundo esse pensador, a moral de senhores é a moral dos nobres, dos fortes, dos poderosos, e a moral de escravos é a moral dos fracos, a moral de rebanho, dos ressentidos. “Dessa perspectiva, bom é quem extravasa a própria força e ruim quem é rancoroso; bom é quem não hesita de pôr-se à prova, de enfrentar o perigo, querer a luta, e ruim quem não é digno de participar dela.” (MARTON, 1993).
Trata-se das ideias de qual pensador?
Resposta: D – Nietzsch
Comentário: Conforme foi estudado, as ideias abordadas pertencem ao filósofo Nietzsche, que contrapõe a “moral de senhores” à “moral de escravos”.
9 - Segundo esse pensador, a razão deve guiar as minhas ações. “Eu não preciso perguntar a ninguém o que devo nem por que devo, mas unicamente a mim mesmo enquanto ser racional. A fonte última do Dever não é outra coisa que a Razão; a moralidade é autolegislação de um ser racional. A Razão, enquanto razão prática, dita a sua própria lei. Ela não toma esta lei de nenhuma instância transcendente a ela, mas apenas de si mesma. A Razão é, pois, a verdadeira fonte da objetividade prática.” (PORTA, 2002).
 O trecho lido traz as ideias de qual pensador?
Resposta: C – Immanuel Kant
Comentário: Para Kant, ser ético é ser racional, é agir segundo os mandamentos da razão. A ética, para Kant, deve ser fundada na razão e não na observação empírica ou em uma esfera transcendente.
10 - “Uma vida sem pensamento é totalmente possível, mas ela fracassa em fazer desabrochar sua própria essência – ela não é apenas sem sentido; ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos.” (Hannah Arendt).
O texto, ao criticar o “viver sem pensamento”, procura estimular uma educação:
Resposta: B – para a autonomia
Comentário: O texto, ao criticar o “viver sem pensamento”, procura estimular uma educação para a autonomia, uma vez que o pensar leva ao agir consciente, ao contrário do agir como sonâmbulo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes