Buscar

Gestão de Projetos Apol 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) A maioria dos projetos faz parte de uma organização maior. Devemos definir uma estrutura operacional pra elaboração do projeto, uma vez que a estrutura da empresa deve estar em consonância com a estrutura do projeto. Analise a definição a seguir e assinale a alternativa correta que descreve o tipo de estrutura a qual se refere. “Esta estrutura confere total autonomia para uma equipe multidisciplinar, que fica separada da estrutura funcional permanente, até mesmo fisicamente”.
	A	Estrutura desumanizada.
	B	Estrutura mecanicista.
	C	Estrutura projetizada.
	D	Estrutura funcional permanente.
2) Não é exagero afirmarmos que as empresas são organizações de pessoas e que seu funcionamento é moldado por estas. Em outras palavras, a mesma base técnica, os mesmos materiais, o mesmo arranjo físico funcionarão de forma diversa e darão resultados diferentes, dependendo das pessoas que ocupam os postos de trabalho. Apesar de ser clara a importância das pessoas no projeto, há organizações que conduzem seus projetos de forma desumana. Assinale a alternativa correta que apresenta a característica de projetos desumanos.
	A	A comunicação é farta e ambos os sentidos.
	B	A concepção é participativa.
	C	Há ansiedade, medo, insegurança.
	D	Os resultados de longo prazo são seguros.
3) O Fator administrativo corresponde à estrutura organizacional necessária para a implantação e operacionalização do projeto. É necessária a criação de uma organização específica, com responsabilidade de formular, coordenar e executar os planos de desenvolvimento, como também a criação de toda uma estrutura administrativa. Portanto, para a gestão de projetos é fundamental considerar o desenho da organização. Sobre o desenho organizacional assinale a alternativa correta que apresenta características da organização mecanicista.
	A	Margens de controle estreitas.
	B	Baixa formalização.
	C	Descentralização.
	D	Fluxo livre de informações.
4) Qualquer projeto pode ser avaliado em função do lucro ou do prejuízo econômico que produz, por meio da taxa percentual de retorno que proporciona ou do tempo que leva para o retorno do investimento. Uma das formas de avaliação do projeto é por métodos qualitativos. Sobre os métodos qualitativos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, assinale a alternativa correta. 
( ) O processo de elaboração e análise de um projeto se torna mais complicado quando consideramos quem vai decidir sobre o investimento, as hipóteses e as considerações extraprojetos, ou seja, as análises qualitativas. 
( ) Para utilizarmos esse método, podemos aplicar a lógica da análise fenomenológica, isto é, da compreensão dos fenômenos (fatos que acontecem naquele ambiente e que estão sendo pesquisados). 
( ) Uma das facilidades da pesquisa qualitativa é sua imprecisão conceitual, a começar pelo conceito de qualidade. 
( ) A avaliação qualitativa, é fácil de parametrizar, pode ser elaborada por meio de indicadores de desempenho.
	A	V – V – F – F
	B	V – V – V – F
	C	F – F – F – V
	D	V – F – V – F
5) O componente de ordem legal afeta as decisões econômicas, como a necessidade de firmar contratos e efetuar pagamentos. Sobre os elementos constituintes do componente de ordem legal relacione a Coluna A com a Coluna B e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
Coluna A 	Coluna B
1. Qualificação da empresa	( ) Conforme o ramo de atividade, a empresa deve se registrar em órgãos específicos ou apresentar certidões comprobatórias.
2. Legislação específica	( ) Tipo de sociedade, data de constituição, número do registro e Junta Comercial em que foi arquivado.
3. Capital social	( ) Apresenta o capital social, o balanço e a data que o determina. 
	A	1 – 2 – 3
	B	3 – 2 – 1
	C	1 – 3 – 2
	D	2 – 1 – 3

Outros materiais