Buscar

Apol Geografia social e cultura nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Atente para a seguinte afirmação: 
“De acordo com Corrêa [...], Sauer foi criador e expoente máximo da Geografia Cultural norte-americana, com contribuições na Escola de Berkeley, e com suas primeiras ligações com as ciências naturais. Desenvolveu estudos na área da Geografia Cultural, em que via a cultura enquanto entidade supraorgânica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRÊA, Roberto Lobato. Carl Sauer e a Geografia Cultural. In: CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 2005. p. 266. 
De acordo com o trecho dado e os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, analise as sentenças a seguir sobre a escola norte-americana de Geografia:
I. Sua essência liga-se às questões físicas do terreno, com estudos sobre a geomorfologia e os aspectos regionais.
II. A Escola de Chicago foi uma legitimadora da escola geográfica e científica para a expansão das fronteiras desse país.
III. Carl Sauer tomou como foco o Oeste Americano, onde o clima apresentava características extremas e observou o comportamento dos indígenas que povoavam essas terras.
IV. A Geografia Qualitativa prosperou no contexto norte-americano da Escola de Berkeley, e a sua prática foi questionada por Sauer, pois sua formação ligava-o aos métodos possibilistas franceses. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	I e III
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I e IV
Questão 2/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Baseada em princípios estabelecidos pelas fundamentações teóricas, com aplicação por meio de métodos adequados, a ciência geográfica procura soluções para os problemas expostos pela sociedade. [...] A partir do século XVIII, a geografia foi sendo reconhecida como disciplina científica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, Agostinho; VIADANA, Adler. Fundamentos históricos da Geografia: contribuições do pensamento filosófico na Grécia Antiga. In. GODOY, Paulo (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 11-35, 2010. p. 11. 
Considerando a passagem de texto dada e os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, os principais conceitos de interesse de análise da ciência geográfica são:
	
	A
	Tempo, escala e memória.
	
	B
	Cultura e representações sociais.
	
	C
	Espaço geográfico, lugar, paisagem, região e território.
	
	D
	Economia solidária, memória social e patrimônio cultural.
	
	E
	Fenomenologia, existencialismo e marxismo.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Considere o trecho de texto a seguir: 
“Com o colapso do Império Romano, os grandes herdeiros da geografia grega foram os árabes. Muitos trabalhos foram traduzidos do grego para o árabe. [...] Os árabes acabaram recuperando e aprofundando o estudo da geografia, e já no século XII, Al-Idrisi apresentaria um sofisticado sistema de classificação climática”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: http://www.geogeral.com/w4/g/hpg.htm. Acesso em 25 set 2016. 
Considerando os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, analise as afirmativas a seguir sobre a influência dos árabes para a Geografia:
I. A cultura europeia deve muito ao desenvolvimento do pensamento árabe.
II. A região de Andaluzia passa a ser a porta de entrada de uma nova cultura, impactando no desenvolvimento científico, intelectual, social e econômico.
III. A política de intolerância religiosa da região de Andaluzia foi relevante para a construção do pensamento geográfico.
IV. Os árabes trataram de resgatar muito daquilo que, para os gregos, fora de suma importância. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	I e IV
	
	E
	III e IV
Questão 4/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Leia a passagem de texto a seguir: 
“O redimensionamento da Geografia Cultural acontece ao incorporar novos aportes teórico-metodológicos, advindos das filosofias dos significados, do materialismo histórico e dialético e das humanidades em geral”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZEL, Salete. Um panorama sobre as geografias marginais no Brasil. In: HEIDRICH, Álvaro Luiz; COSTA, Benhur Pinós da; PIRES, Cláudia Luisa Zeferino (Org.) Maneiras de ler: Geografia e cultura. Porto Alegre, Imprensa Livre: Compasso Lugar Cultura, p. 12-27. 2013. p. 14. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, assinale a alternativa correta sobre a influência da Filosofia para a Geografia a partir dos gregos e romanos.
	
	A
	A civilização grega constituiu-se de grupos que vieram da África Ocidental, onde encontraram os povos Tiro, Biblos e Sídon.
	
	B
	A civilização romana é aquela que deixou um dos principais legados ao mundo ocidental principalmente no que tange à concepção de democracia.
	
	C
	A Grécia contribuiu com as bases políticas (geopolítica) de Megástenes (350 a.C. – 290 a.C.) e Hecateu de Mileto (546 a.C. – 480 a.C.).
	
	D
	Anaximandro de Mileto (570 a.C. – 496 a.C.) elaborou configurações sobre astronomia, como a velocidade diferenciada de cada planeta; caracterizou uma modificação nas estações do ano, indicando que o movimento de rotação da Terra tinha relação com a sucessão dos dias e das noites.
	
	E
	As Escolas gregas, como a Jônica; a escola Itálica; a escola Eleata; assim como a escola pluralista, apontaram elementos como clima, rios, mares e suas influências na superfície terrestre e demonstraram o magnetismo da Terra.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Geografia Social e Cultural
Leia a passagem de texto: 
“A análise cultural também aparece associada à representação compreendida como   ‘o processo pelo qual são produzidas formas concretas ou idealizadas, dotadas de particularidades que podem também se referir a um outro objeto, fenômeno relevante ou realidade’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZEL, Salete. Um panorama sobre as geografias marginais no Brasil. In: HEIDRICH, Álvaro Luiz; COSTA, Benhur Pinós da; PIRES, Cláudia Luisa Zeferino (Org.) Maneiras de ler: Geografia e cultura. Porto Alegre, Imprensa Livre: Compasso Lugar Cultura, p. 12-27. 2013.  p. 14 
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, marque a alternativa correta sobre o espaço representativo para a Geografia:
	
	A
	A ideia de espaço representativo foi proposta por Cosgrove e Tuan.
	
	B
	O espaço representativo diz respeito ao espaço limitado por fronteiras.
	
	C
	Pensar o espaço representativo implica entender que as construções mentais resultam das nossas experiências, no convívio social, nas inter-relações humanas.
	
	D
	O espaço representativo está desvinculado das construções mentais resultantes do acúmulo experimental adquirido durante estágios específicos da nossa existência humana.
	
	E
	A principal contribuição teórica para a construção da ideia de espaço representativo é a da Geografia Crítica.
	1B
	 2C
	 3C
	 4E
	 5C

Outros materiais