Buscar

analise_manderlay

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Departamento de Educação Física
BE098 - Disciplina: Pedagogias na Educação Física
Professora: Maria Regina Ferreira da Costa
NOME:Jéssica Mariane de Oliveira Pereira TURMA:...
As analises das cenas abaixo referentes ao filme Manderlay devem ser realizadas segundo a leitura de Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire.
Grace diz ao pai: “Foi nossa brutalidade que os transformou em escravos”. O pai segue viagem e, acompanhada pelos gângsteres e por um advogado, Grace permanece em Manderlay.
Paulo Freire nos trás implicações sobre uma atitude e postura radicais baseadas na opressão e controle de todo um povo. Quando Grace se refere a brutalidade que os negros sofreram, podemos comparar com as eventualidades que ocorrem no sistema educacional nacional. O sistema oprime o professor que por sua vez oprime os alunos.
 Ao decidir ficar em Manderlay, Grece tem como objetivo ensinar o movimento de liberdade que surge a partir dos oprimidos, sendo a pedagogia realizada e concretizada com o povo na luta pela sua humanidade e pela liberdade que já os pertence.
No filme Grace tem em sua mente que os negros só são escravos por que os americanos os fizeram escravos, que a liberdade lhes foi tirada a força e que cabe aos brancos a missão de livra-los e ensina-los a serem livres.
Não opressores nem oprimidos, mais homens livres.
Grace nega-se, afirmando não querer ajudar a apagar “os pecados do passado”. Com o falecimento da Senhora, Grace anuncia que todos na plantação terão os mesmos direitos, a despeito dos protestos de um negro idoso, Wilhem, que diz: “Não estamos preparados para uma vida totalmente nova”.
Paulo Freire chama a atenção para o medo da liberdade ou o denominado perigo da conscientização enquanto processo de evolução de uma consciência ingênua ou mítica para uma consciência crítica, criadora e consequentemente libertadora.
 Wilhem sente medo que seus companheiros, já acostumados ao regime de opressão, não saibam como viver sem as ordens da Senhora, pois a liberdade jamais foi vivida e ensinada a eles.
Para fazer Grace entender a adaptação ao diferente seu pai lhe conta a historia de quando ela tinha apenas 6 anos, quando ela lutou para libertar seu pássaro que vivia preso em uma gaiola e que foi encontrado na manha do sai seguinte morto em sua janela por frio. Ele tenta mostrar a Grace que é difícil sair da “gaiola”, deixar de ser oprimido e ser livre.
Victoria, uma das empregadas, meio que se referindo ao marido, afirma: “O negro é violento por natureza”. Fez por ser escravizado. 
Ao afirmar que o negro é violento por natureza, Victoria não o faz apenas por causa de seu marido, ela afirma isso baseando-se na criação que ela mesma da aos filhos, uma crianção agressiva e de opressão.
A ordem social injusta é a fonte geradora, permanente desta generosidade que se nutre da morte do desalento e da miséria, a generosidade está em lutar para que desapareçam as razões que alimentam o falso amor. Isso faz com que a agressividade, a revolta, a insatisfação com a desigualdade se revele em forma de defesa. Assim a Pedagogia do Oprimido busca a restaurar a generosidade verdadeira, humanista e não humanitarista, para propor à construção do indivíduo críticos, alicenciado com ação para um mundo melhor. 
A educação exerce um papel fundamental no processo de libertação, a liberdade é uma conquista e não uma doação; exige uma busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz.
Explique e analise o funcionamento da comunidade Manderlay?
Em Manderlay, a “Lei da Senhora” determinava as formas de manter a ordem na plantação. Os escravos eram classificados por números, em função de suas características psicológicas: havia os negros fracassados, os negros que resmungavam os negros palhaços, os negros arrogantes, os negros amáveis. A cada um deles se atribuía um número, o que contribuía para designar seu lugar, para manter sua posição de escravo.
Após a morte da Senhora a propriedade de Marnderlay tornou-se uma sociedade em que todos tinham sua própria porcentagem. 
Comente quais vestígios da escravidão deviam desaparecer e por quê?
Em Manderlay, por exemplo, Victoria, uma das empregadas, meio que se referindo ao marido, afirma: “O negro é violento por natureza”. Fez por ser escravizado. É válido, assim, controlá-los, levá-los a restringirem-se ao “seu lugar”, essas atitudes apenas mostram que os próprios negros se oprimem.
Como as lições de Grace atingiram aos antigos proprietários da fazenda? 
Em uma lição para os brancos, antigos proprietários da plantação, Grace procura conscientizá-los de sua responsabilidade. Expressa sua severidade, criticando o modo pelo qual classificavam os negros e os alimentavam. Os brancos mostram-se resistentes: Grace os admoesta e os castiga, fazendo com que utilizem maquiagem para parecerem negros.
Grace faz com que os brancos sintam na integra o que os negros sentem, o que eles sofrem e isso desperta nos brancos uma consciência de igualdade e eles passam a trabalharem em seus ofícios.
Explique e analise qual a visão de Grace de democracia, liberdade e comunidade.
Grace tenta ensina-los sobre democracia, como se decidem questões importantes para a comunidade por meio de votações e como se enfrentam problemas que atingem a todos. Aplicando a recente aprendizagem, os negros decidem, por votação, a hora pela qual deverão guiar-se, já que ninguém se preocupara em dar corda no velho relógio, já que ninguém estipulara o responsável pela tarefa.
Foi um caminho difícil ensinar os negros a serem livres, mas Orgulhosa, quer que seu pai tenha ciência de como as coisas mudaram em Manderlay. A liberdade, a ordem e a harmonia parecem ter chegado à plantação. Talvez seja possível acreditar em um mundo melhor, em que diferença e igualdade possam coexistir sem maiores tensões.
Analise o desespero final de Grace e porque isto aconteceu
Após Grace ter dormido com Timothy e se desiludido com o roubo do dinheiro de todos, com o fogo no acampamento e com alguns mortos ela decide partir com seu pai, e convoca uma reunião para anunciar sua decisão e leva dois presentes para o grupo: O dinheiro que havia sido recuperado e o livro com as leis da Velha Senhora.
Grace tenta abrir o livro no trecho em que fica claro que Timothy era um negro amável, verdadeiro camaleão, e não um negro arrogante, orgulhoso, empreendedor, como se supunha. Wilhem lhe diz o número da página, confessando ter escrito o livro, há tempos atrás, quando não era possível conceber como os escravos poderiam viver livres no mundo. 
Para Wilhem, a América, ainda não está pronta para olhar o negro como um homem livre. Melhor, então, regras claras de conduta, ainda que isso signifique mantê-lo na escravidão.
Após saber disso e que alguns empregados sabiam da autoria do livro e haviam concordado com sua elaboração Grace horrorizada determina-se de vez a partir com seu pai. Mas Wilhem lhe reserva uma surpresa: o grupo desejava de fato retomar as leis da Velha Senhora e a escolhera, por unanimidade, para o papel da mulher que falecera, ou seja, para guardiã da ordem na plantação, para fazer valer as regras que designavam aos negros, mais uma vez, os lugares destinados aos escravos, aos estranhos.
Grace desespera-se e finge concordar, preparando-se, intimamente, para fugir com o pai. Conclama o grupo de moradores a castigar Timothy, o verdadeiro ladrão do dinheiro. Assume tal tarefa e o açoita violentamente.
Logo em seguida ela encontra um bilhete de seu pai dizendo que esperava por ela do lado de fora e que a vira açoitar o negro. Ela fica confusa com sua fuga vendo que isto seria impossível já que provocara a morte de quem tentara.
Em Manderlay, conclui, desenhara-se um retrato muito negativo do país. Consola-se: eram uns ingratos, não sabiam reconhecer a mão estendida para ajudá-los. O filme termina sem que o impasse se resolva.
Ou seja, sem esperanças. Os estranhos continuarão estranhos, segregados, apegados às velhas regras, sem evidenciarqualquer gratidão para quem tanto buscara libertá-los.

Outros materiais