Buscar

AULA 6 FUNDAMENTOS DO DIREITO TRAB E PREV EXERCICIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 6 – FUNDAMENTOS DO DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO – EXERC.
	rezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Marília foi admitida para trabalhar na empresa Esperança e Indústria Ltda. e prestou serviços por 11 (onze meses). Em 01 de março do corrente ano foi comunicada de sua demissão sem justa causa e que deveria cumprir aviso prévio em casa. Marília foi orientada a permanecer 30 (trinta) dias em casa e retornar para receber os direitos trabalhistas e proceder a baixa em sua Carteira Profissional. Todavia o empregador esta em dúvidas se esta procedendo o prazo para pagamento na data correta. Com base na legislação em vigor e no entendimento pacífico da Jurisprudência marque a opção que descreve a data correta para o pagamento das verbas resilitórias sem que seja aplicado a multa do artigo 477, parágrafo 8, CLT:
	
	
	
	
	
	02 de março do corrente ano
	
	 
	11 de março do corrente ano
	
	
	01 de março do corrente ano
	
	
	01 de abril do corrente ano
	
	
	11 de abril do corrente ano
	
	
	
		2.
		Fonte: Prova: FCC - 2014 - TRT - 19ª Região (AL) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador. A estabilidade provisória do empregado eleito para o cargo de direção ou representação sindical é garantida:
	
	
	
	
	
	até dois anos após o término do mandato.
	
	 
	ao suplente, inclusive.
	
	
	para um mandato, somente, não subsistindo na hipótese de reeleição do empregado.
	
	
	até um ano após a data da eleição, mesmo se o candidato não for eleito.
	
	
	mesmo que o empregado cometa falta grave no curso do mandato, postergando-se a eventual demissão para um ano após o final do mandato.
	
	
	
		3.
		João celebrou contrato de experiência de 60 dias com a empresa SOL sem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão. Durante o referido contrato, João, insatisfeito com suas tarefas diárias, requereu a rescisão antecipada deste contrato. Neste caso, considerando que não há justa causa presente na rescisão, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, João
	
	
	
	
	
	será obrigado a indenizar a empresa SOL dos prejuízos decorrentes desta rescisão, limitados à remuneração total a que João teria direito até o término do contrato.
	
	
	será obrigado a indenizar a empresa SOL dos prejuízos decorrentes desta rescisão, limitados a 80% da remuneração que João teria direito até o termino do contrato.
	
	
	será obrigado a indenizar a empresa SOL no montante fixo e estipulado pela Consolidação 
das Leis do Trabalho de três salários mínimos vigentes na data da rescisão.
	
	 
	será obrigado a indenizar a empresa SOL dos prejuízos decorrentes desta rescisão, limitados à metade da remuneração a que João teria direito até o término do contrato
	
	
	não terá que indenizar a empresa SOL, tendo em vista que a rescisão antecipada a  requerimento do empregado é permitida pela legislação competente
	
	
	
		4.
		João trabalha na empresa ABC Ltda. há 22 anos e foi demitido sem justa causa e determinado o cumprimento do aviso prévio trabalhado. Sabendo-se que foi regulamentado o aviso prévio proporcional através da Lei 12.506/2011, marque a opção correta que estabelece qual o prazo para o cumprimento do aviso prévio e se haverá redução na carga horária durante este período.
	
	
	
	
	
	90 dias com redução de carga horária de 4 horas diárias
	
	
	30 dias sem redução de carga horária, tendo em vista que não existe esta previsão de redução em nossa legislação.
	
	
	90 dias sem redução de carga horária, tendo a inexistência de previsão em nossa legislação de redução na carga horária.
	
	 
	90 dias com redução de duas horas diárias ou sete dias corridos.
	
	 
	30 dias com redução de duas horas diárias ou sete dias corridos
	
	
	
		5.
		Acerca da extinção do contrato de trabalho é correto afirmar:
	
	
	
	
	 
	Na hipótese de dispensa com justa causa, o empregado deverá receber, no prazo de dez dias, o saldo de salários, férias vencidas e o décimo terceiro proporcional.
	
	
	A homologação das verbas rescisórias pagas ao empregado deverá ser realizada independentemente da causa da extinção do contrato e do seu tempo de vigência.
	
	
	Apenas nos casos de dispensa sem justa causa, as verbas rescisórias pagas ao empregado deverão ser homologadas perante autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	 
	Em caso de dispensa sem justa causa, com aviso prévio indenizado, a empresa deverá efetuar o pagamento das verbas rescisórias no prazo de 10 dias contados da notificação.
	
	
	A homologação poderá ser feita no sindicato da categoria do empregado, apenas nos casos de não haver, no Município, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	
	
		6.
		Flávia trabalhava na empresa Alfa Ltda. há sete meses, mas, agora, foi dispensada sem justa causa, com aviso prévio a ser cumprido com trabalho (aviso prévio trabalhado). Em relação ao prazo para pagamento das verbas devidas e ao local onde esse pagamento deve ser realizado, frente à legislação em vigor, assinale a afirmativa correta:
	
	
	
	
	
	Metade dos direitos deve ser pago no ato da dispensa na própria empresa e a outra metade, 30 dias após, perante o sindicato de classe ou autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	
	Os direitos devem ser pagos de imediato, quando da concessão do aviso prévio, devendo ser depositados na conta da trabalhadora, na medida em que não existe local próprio determinado em lei para tal fim.
	
	 
	As verbas devem ser pagas até o 1º dia útil seguinte ao término do aviso prévio e quitadas na própria empresa, pois não há necessidade de homologação.
	
	
	Os direitos deverão ser honrados em até 10 dias, contados da concessão do aviso prévio, e serão obrigatoriamente pagos no sindicato de classe da empregada ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	
	Os créditos deverão ser realizados no prazo de trinta dias, no domicílio da trabalhadora, poupando a ela tempo e dinheiro no deslocamento, conforme determina a Lei.
	
	
	
		7.
		Em relação às estabilidades provisórias no emprego, considere as proposições: I. A estabilidade é assegurada ao dirigente sindical eleito como titular e ao eleito como suplente. II. A estabilidade da gestante estende-se desde a con firmação da gravidez até 6 meses após o parto. III. A estabilidade do dirigente sindical vai desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato. IV. O empregado eleito para o cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes tem estabilidade desde a eleição até um ano após o tér mino do mandato. V. O empregado acidentado no trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de 12 meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente. Está correto APENAS o que se afirma em
	
	
	
	
	 
	I, III e V.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	II, IV e V.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, II e V.
	
	
	
		8.
		Com relação as estabilidade provisórias marque a opção correta:
	
	
	
	
	
	o dirigente sindical nunca possui estabilidade, salvo se for indicado pelo empregador.
	
	
	a gestante tem estabilidade deste da confirmação da gravidez até 1 (um) ano após o nasimento do filho.
	
	
	o empregado que sofreacidente de trabalho tem estabilidade de até 24 meses após o término do auxílio doença acidentário.
	
	 
	a gestante tem estabildade desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
	
	
	o membro da CIPA tem estabilidade desde a eleição até 36 meses após o término do mandato.

Outros materiais