Buscar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 2

Prévia do material em texto

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 Fechar
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201503962177)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	O Recrutamento e Seleção, responsável pela identificação e captação dos melhores talentos, entendendo-se que o conceito de "melhor" refere-se ao alinhamento de três elementos básicos. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As competências pessoais identificadas; As competências relacionadas a um determinado cargo; A cultura organizacional.
	
	As competências organizacionais; A cultura organizacional; As competências relacionadas a um determinado cargo.
	
	As competências interpessoais da equipe de RH; As competências relacionadas a um determinado cargo; A cultura organizacional.
	
	As competências relacionadas a um determinado cargo; O histórico de sucesso do gestor do setor requisitante da vaga; As competências pessoas identificadas.
	
	As competências técnicas e comportamentais do gerente de RH; As competências interpessoais da equipe de RH; A cultura organizacional.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503513271)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Existem diversos subsistemas em RH e todos estão interligados. Cabe à área de RH definir as estratégias eficazes de pessoas para as metas da organização serem alcançadas. Dentro desse contexto, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
		
	
	Não é necessário RH estar alinhado com as estratégias da organização.
	
	Deve ser um dos objetivos da Administração de Recursos Humanos ter uma visão fragmentada da organização, pois assim conseguirá colaborar com todos os setores.
	
	Cabe a área de RH definir as estratégias da organização sozinha.
	
	É importante no subsistema de provisão, captação de talentos, o RH procurar o profissional que tenha mais conhecimentos do mercado de trabalho e da sua função , pois isso é difícil atualmente.
	 
	Não basta RH captar bons talentos; é necessário continuar desenvolvendo-os e dando oportunidades para que não desejem sair da organização.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503903218)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Leia atentamente as colocações abaixo e identifique a que não se relaciona com o subsistema de Administração de RH:
		
	
	As empresas são compostas por pessoas que, por meio de seus conhecimentos e habilidades, são decisivas para apoiar a estratégia organizacional de sobrevivência no mercado. Sendo assim, as organizações precisam estabelecer ações para identificar e desenvolver esses ¿profissionais do conhecimento¿, garantindo seu posicionamento competitivo.
	
	Um ponto relevante de atenção na administração de RH atual é a atração e retenção de talentos. Neste ambiente competitivo, ações terão que ter efetividade para atrair e reter esses talentos, bem como motivá-los e apoiá-los para a plena aplicação de suas potencialidades.
	
	Como o mercado de trabalho está em constante ebulição, exigindo profissionais dinâmicos, criativos, arrojados, adaptáveis às rápidas mudanças e com capacidade transformadora, identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, independente do seu segmento de atuação (indústria, serviços, instituições financeiras, entre outros) é hoje um dos grandes desafios para a área de Recursos Humanos.
	
	Identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, é o desafio que torna-se cada vez maior devido à crescente volatilidade e exigência dos profissionais, que buscam oportunidades de desenvolvimento e carreira desafiadoras, produzindo importantes movimentações no mundo corporativo.
	 
	As pessoas, o mercado, a concorrência, as formas de atrair e reter talentos, não são questões específicas da área de RH, portanto não cabe a área de Recursos Humanos definir estratégias eficazes de pessoas para dar suporte às organizações no alcance dos objetivos estratégicos definidos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503971338)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Qual dos objetivos abaixo descritos não se relaciona com o da administração de recursos humanos:
		
	 
	Entende-se que a administração de Recursos Humanos deva ter uma atuação integrada e eficiente. Dessa forma, a área de RH é composta por subsistemas que apresentam atributos de responsabilidade mas que não se relacionam à estratégia global da área, estando interligados entre si de forma processual e não mais funcional.
	
	Administrar processos de mudança de forma ética e transparente, gerando envolvimento dos funcionários e novas perspectivas.
	
	Apoiar ações contínuas de capacitação dos funcionários, preparando a organização para uma cultura voltada ao conhecimento.
	
	Apoiar a organização para o alcance de seus objetivos, através do amplo entendimento do negócio.
	 
	Desenvolver mecanismos de adaptação dos funcionários à organização, por meio de um ambiente de trabalho motivador e agradável, respeitando as diferenças e promovendo ações voltadas à qualidade de vida.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503971346)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Considerando que cada vez mais a área de RH deve estar inserida no contexto organizacional, analise as afirmativas que seguem:
I -  Apoiar a organização para o alcance de seus objetivos, através do amplo entendimento do negócio.
II - Desenvolver mecanismos de adaptação dos funcionários à organização, por meio de um ambiente de trabalho motivador e agradável, respeitando as diferenças e promovendo ações voltadas à qualidade de vida.
III - Administrar processos de mudança de forma ética e transparente, gerando envolvimento dos funcionários e novas perspectivas.
IV - Apoiar ações contínuas de capacitação dos funcionários, preparando a organização para uma cultura voltada ao conhecimento.
		
	
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas 
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503965154)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Avalie as afirmativas a seguir quanto a sua veracidade:
I. São subsistemas da Administração de Recursos Humanos: provisão de RH, aplicação de RH, manutenção de RH, desenvolvimento de RH e monitoração de RH.
II. A pesquisa de mercado de RH, recrutamento, seleção e a integração dos colaboradores na instituição são bases política para o subsistema de aplicação.
III. Mercado, dentre outros conceitos, pode ser um espaço econômico onde se realizam trocas de bens e serviços.
IV. Para entendimento de mercado é importante dominar as dimensões de espaço, de tempo e época, e da oferta e procura.
Podemos afirmar que:
		
	
	As afirmativas I e II são falsas.
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	 
	As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes