Buscar

Comunicação e Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA
Curso: Direito – Noturno;	 Turma: 12 
Disciplina: Português Instrumental
Acadêmico: Luiz Araújo Pontes Júnior
AVALIAÇÃO FORMATIVA II
A importância da comunicação para a vida em sociedade e apresentar os principais elementos da comunicação e a diferença entre COMUNICAÇÂO e INFORMAÇÂO
	O ser humano é um ser social, denominado por Aristóteles como ser gregário, que necessita de manter relações interpessoais. A comunicação é um mecanismo social humano fundamental para a manutenção dessas relações. Desde os primórdios da humanidade a comunicação evolui para tornar essas relações cada vez mais completas. Das pinturas rupestres à internet no mundo globalizado, a comunicação representa o avanço nas relações sociais do homem.
	Há na linguística um fator determinante para o uso social da língua: a adequação da linguagem, ou seja, dependendo da situação social que o indivíduo está inserido, ele deve escolher uma variação lingüística que esteja adequada à determinada situação. Nesse caso dentro do processo comunicativo a responsabilidade pela comunicação é dividida entre o locutor e o interlocutor, ou seja, para que haja entendimento da mensagem, além do domínio do código estabelecido no processo, é necessário que o locutor se preocupe com a variação desse código para estabelecer de fato a comunicação com o interlocutor.
	A comunicação ocorre quando há o entendimento, sem ele o interlocutor apenas recebe informações. Essa transferência de informações ocorre justamente, quando não uma adequação da linguagem por parte do locutor. Com isso é fundamental adequar a variação lingüística ao contexto social do processo comunicativo.
	Vejamos o exemplo: Um doutor em agricultura familiar vai palestrar para os membros do sindicato dos trabalhadores de uma pequena cidade, e usa termos científicos e vocabulário peculiares à sua formação acadêmica. Nesse caso, não haverá comunicação, apenas informação, pois os interlocutores não dominam o vocabulário usado na palestra. Verifica-se, portanto, que não há uma adequação da linguagem por parte do Dr. palestrante, e com isso houve informações diversas repassadas ao público de agricultores, mas não houve comunicação. 
	Assim verificamos que a comunicação é o principal mecanismo de relação social do ser humano. E que o processo comunicativo deve relacionar-se com a adequação da linguagem para que o haja a comunicação de fato, com entendimento por parte do interlocutor. Quando não há essa preocupação com o entendimento da mensagem, tem-se apenas troca de informações.

Outros materiais