Buscar

Consciência e Alterações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307321846)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A observação psicopatológica registra uma série de estados alterados da consciência nos quais se tem alteração parcial ou focal do campo da consciência; uma certa parte do campo da consciência permanece normal enquanto outra encontra-se alterada; dentre estes estados encontram-se os estados de dissociação da consciência que se caracterizam por:
		
	
	Um direcionamento da consciência com a escolha de um pequeno número de estímulos ambientais que serão processados pelo sujeito.
	
	Um estreitamento transitório do campo da consciência, um afunilamento, com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos automatismos.
	
	Um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por uma outra pessoa.
	 
	Um estado dissociativo que se assemelha a um sonho acordado, mas dele difere pela presença de atividade motora automática e estereotipada, acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.
	 
	Uma fragmentação ou divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307812680)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O uso de drogas alucinógenas, como o LSD, pode produzir alterações da senso-percepção. Assinale a opção que corresponde ao conjunto das alterações senso-perceptivas possíveis nesses casos:
		
	
	a) Alucinações.
	
	b) Alucinações, ilusões e delírios.
	 
	c) Alucinações, ilusões e alucinoses.
	
	e) Alucinações, apatia e desorientação.
	
	d) Alucinações, delírios e desorientações.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307812673)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fisher é um paciente que necessita de constante vigilância, não pode ter contato com produtos de limpeza. Já pingou água sanitária nos olhos, para clareá-los e tomou desinfetante para limpar as vísceras. Seu mal-estar é tremendo, diz sentir que seus órgãos estão apodrecendo e os olhos embaçados de sujeira. Assinale a opção que melhor designa a alteração perceptiva de Fisher:
		
	
	a) Delírio Hipocondríaco
	 
	d) Alucinação Cenestésica
	
	e) Apatia
	
	b) Impulsividade
	
	c) Hiperestesia Proprioceptiva
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307482793)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise o texto a seguir: Em que momento, porém, o portador de transtornos mentais é tido como diferente, como pessoa de ¿comportamento desviante¿? Com o progresso da ciência, da classificação nosográfica da Medicina e nomenclatura das doenças é que os transtornos mentais são percebidos como subversão de normas e regras socialmente estabelecidas. Castel (1978, p.111), citando Fédere, alienista francês do século XIX, relata que em seu entendimento o [portador de transtorno mental] ¿não tem consideração por nenhuma regra, [...] desconhece-as todas; cujos discursos, posturas e ações estão sempre em oposição, [...] com o que existe de humano e de racional¿. (NOGUEIRA, 2009) Qual seria o critério de normalidade claramente esposado pelo texto acima?
		
	 
	o da normalidade como um ideal;
	
	o da normalidade como bem-estar.
	
	o da normalidade subjetiva;
	
	o da normalidade como um processo;
	
	o da normalidade estatística;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307321843)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo o sono e por processos patológicos como por exemplo em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como coma.
		
	
	Caracterizado pela instabilidade do sistema nervoso central com variações das freqüências cardíaca e respiratória, pressão arterial e fluxo sanguineo cerebral.
	
	Estado de marcante turvação da consciência no qual o paciente pode ser apenas despertado por estímulos enérgicos, sobretudo de natureza dolorosa. Embora o indivíduo ainda possa apresentar reações de defesa ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
	 
	Grau mais profundo de rebaixamento da consciência no qual não é possível qualquer atividade consciente voluntária.
	
	É o rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. A inspeção inicial o paciente pode já estar claramente sonolento ou pode parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma sempre há uma diminuição do grau de clareza sensorial, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
	
	Envolve um padrão de movimentos oculares rápidos e conjugados, ao lado de um relaxamento muscular profundo e generalizado, interrompido esporadicamente por contrações de pequenos grupos musculares.

Outros materiais