Buscar

Avaliando o aprendizado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502175758)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para os projetistas de processadores pelo mundo todo, indique qual/quais grandeza(s) listadas abaixo sempre foi/foram motivo de preocupação quanto à vida útil desses dispositivos.
		
	
	Amperagem, somente;
	
	Voltagem, somente;
	
	Resistência e voltagem;
	
	Velocidade interna, somente.
	 
	Temperatura e velocidade interna;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501633144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observe as seguintes afirmações quando um computador realiza a operação básica "soma":
 
        I.      Quando o bit "0" é somado com o bit "1", o resultado é 1;
     II.      Quando o bit "1" é somado com outro bit "1", o resultado é 0 e há um carry, isto é, "vai um" para a esquerda;
   III.      Quando o bit "1" é somado com outro bit "1", o resultado é 2.
 
		
	 
	Somente I e II são verdadeiras
	
	Somente II é verdadeira
	
	Somente I é verdadeira
	
	Somente I e III são verdadeiras
	
	Somente III é verdadeira
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501683711)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Há diversas diferentes convenções para a representação de números negativos na forma binária. Sobre essas possíveis representações e convenções, analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A melhor forma conhecida de representar números negativos é pelo uso do complemento a um, pois permite realizar cálculos de subtração diretamente através da soma.
	
	No complemento a dois, é possível usar o bit mais alto (o mais da esquerda) para determinar se o número é negativo: na convenção tradicional, se este bit for 1, o número é negativo.
	
	A representação de negativos por um simples bit de sinal apresenta inconvenientes para cálculos diretos, mas é usada na representação de ponto flutuante.
	
	Com 8 bits é possível representar 256 valores diferentes (normalmente 0 a 255). Na representação de negativos por um simples bit de sinal, os 256 números podem variar de -127 a +127, com duas representações para o zero: +0 e -0.
	
	Uma vez que, para o computador, só existem os bits, é necessária uma convenção para que os números negativos possam ser representados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502270518)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente as sentenças a seguir sobre a representação e a operação de números binários negativos e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Na representação sinal e magnitude, o bit mais significativo é reservado para o sinal e a magnitude consiste no próprio valor (número) binário; II) No caso do complemento a 2, o bit mais significativo também é reservado para o sinal, sendo o restante do número é formado pela diferença entre cada algarismo do número e o maior algarismo possível na base (em binário, deve-se inverter zeros e uns); III) Nas operações de subtração utilizando a representação sinal e magnitude, registra-se o sinal do maior número (magnitude) e subtrai-se a magnitude; IV) As operações de subtração nas representações de complemento a 1 e complemento a 2 seguem as mesmas regras.
		
	 
	Apenas as sentenças I e III estão corretas
	
	Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501682468)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Da mesma forma que ocorre com os algarismos de 0 a 9 nos números decimais, o significa do cada um deles varia de acordo com a posição em que eles aparecem dentro de um numeral. Também com os números binários, o real valor de um bit depende da posição em que ele aparece no número. Por outro lado, não existe apenas uma forma de interpretar uma sequência de bits: é necessário interpretar tais números com base em alguma convenção. Considerando as convenções estudadas em sala para interpretar diferentes padrões de bits, é válido afirmar que:
		
	 
	Nas notações de ponto fixo com sinal estudadas, quando se representa números negativos o bit mais significativo (o mais da esquerda) indica quando um número está representado na forma positiva e quando ele está representando na forma negativa.
	
	É impossível representar números fracionários usando a notação em ponto fixo, ainda que seja possível representar números positivos e negativos.
	
	Os bits são usados somente para representar números. Os textos e imagens são armazenados no computador por meio de outras tecnologias muito mais avançadas.
	
	A vantagem da representação de negativos em complemento a um é que, desta forma, é possível realizar obter o resultado correto para qualquer subtração por meio de circuitos somadores, bastando inverter o sinal de um dos valores da operação.
	
	Os números binários são adequados para cálculos porque qualquer sequência de bits específica sempre terá o mesmo significado para o computador, não sendo necessária a definição de uma convenção para interpretá-los.

Outros materiais