A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Objetiva historia arte 100.docx

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a seguinte citação:
“Eram necessárias exposições muito demoradas e as pessoas que se sentavam para serem fotografadas tinham que ficar escoradas a fim de permanecerem quietas por muito tempo. O desenvolvimento da máquina fotográfica portátil e do instantâneo ocorreu durante os mesmos anos que também presenciaram a ascensão da pintura impressionista”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p 415. 
Considerando esta citação e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a arte moderna, assinale a alternativa correta em relação à importância da fotografia para a estética modernista:
	
	A
	A fotografia permitiu que os artistas pesquisassem e explorassem os materiais artísticos de forma mais livre e sem a preocupação em representar as coisas do mundo de forma realista.
	
	B
	A fotografia permitiu que os artistas passassem de pintores a fotógrafos, ampliando suas oportunidades de trabalho.
	
	C
	A fotografia causou um impacto negativo na arte, pois muitos pintores passaram por muitas dificuldades e a pintura quase foi extinta após a sua invenção.
	
	D
	A fotografia não causou nenhum efeito relevante no mundo da arte.
	
	E
	A invenção da fotografia possibilitou que os artistas se dedicassem ainda mais à representação da realidade.
Questão 2/10 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Por conseguinte, tiveram que ir ainda mais longe do que qualquer geração anterior na dissipação de contornos claros e definidos. Sabiam que o olho humano é um instrumento maravilhoso. Basta fornecer-lhe a sugestão certa e ele se encarrega de construir para nós a forma total que sabe estar ali. Mas é preciso saber como olhar para tais pinturas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p 411. 
Considerando este fragmento de texto e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Impressionismo, assinale a alternativa que apresente as características formais deste movimento artístico:
	
	A
	Os artistas do movimento impressionista não misturavam as cores na paleta antes de colocá-las na tela, colocavam-nas puras, uma ao lado da outra, em pinceladas soltas e rápidas, para que as cores se misturassem aos olhos do observador.
	
	B
	Os artistas do movimento impressionista faziam uso de técnicas rigorosas de perspectiva e de efeitos de luz e sombra, como o sfumato, utilizado pelos renascentistas.
	
	C
	Os artistas impressionistas faziam em suas obras constantes experimentações com formas abstratas, o que resultava em obras com aparência de cenas fragmentadas.
	
	D
	As obras dos artistas deste movimento eram tradicionais na aparência formal, inovavam apenas nos temas, que costumavam buscar no inconsciente e no absurdo.
	
	E
	As pinturas impressionistas tratavam de temas políticos, no entanto, também apresentavam uma aparência formal clássica, baseadas nas esculturas gregas e nas pinturas renascentistas.
Questão 3/10 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Muitas pessoas gostam de ver em quadros o que também lhes agradaria ver na realidade. Isso é uma preferência muito natural. Todos gostamos de beleza na natureza e somos gratos aos artistas que a preservaram em suas obras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p.12. 
Considerando o extrato de texto dado e o conteúdo abordado no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre o olhar clássico, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O olhar clássico é baseado em preferências refinadas, baseada em materiais sofisticados, no qual prevalece a nobreza dos elementos.
	
	B
	O olhar clássico é baseado na arte como mimese, ou seja, como imitação do real.
	
	C
	O olhar clássico é pautado no rigor, nos quais apenas eram considerados temas para as obras de arte as imagens de santos ou de Cristo, não importando a forma como fosse representado.
	
	D
	O olhar clássico demonstra a extrema beleza da paisagem, natureza-mortas, figura humana idealizada, a partir de linhas estilizadas e formas decompostas.
	
	E
	O olhar clássico é aquele orientado por referências artísticas famosas.
Questão 4/10 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para a seguinte citação: 
“A cena contemporânea [...] explode os enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, partilham um espírito comum: são, cada qual a seu modo, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo354/arte-contemporanea 
Considerando esta citação e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a arte contemporânea, assinale qual alternativa corresponde ao papel do artista na contemporaneidade:
	
	A
	Na contemporaneidade o artista não precisa se ater a uma única linguagem e já não precisa demonstrar habilidades que antes eram fundamentais para um artista.
	
	B
	Na contemporaneidade ainda é fundamental que o artista possua habilidades técnicas para que obtenha reconhecimento.
	
	C
	Para ser considerado relevante um artista contemporâneo precisa resgatar, no interior da história da arte, os elementos mais tradicionais e aplicá-los em sua obra.
	
	D
	A categoria artista vem sendo questionada na contemporaneidade, pois muitos abandonaram as técnicas tradicionais, exigindo uma denominação mais atualizada.
	
	E
	A formação do artista na atualidade ocorre em ambientes formais e consagrados, ou seja, a tradição não se alterou desde o período Neoclássico.
Questão 5/10 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem da obra a seguir:
 
Tempestade de neve: barco a vapor perto da embocadura de um porto
William Turner, 1842. Óleo sobre tela, 91 cm x 122 cm. Tate Gallery, Londres – Reino Unido. 
Considerando a imagem da obra e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Romantismo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A pintura de Turner, apesar de datada do período em que ocorria o Romantismo na Europa, demonstra características do período Neoclássico, demonstrando que a arte do século XIX não teve muitas mudanças.
	
	B
	A obra de Turner representa uma ruptura com a arte da escola Barroca, que perdurou na Europa até o século XIX.
	
	C
	O Romantismo pretendia reconciliar o homem e a natureza e a pintura de Turner demonstra a sensação de fragilidade do homem diante da força da natureza.
	
	D
	Turner utiliza-se do rigor das Academias de arte em sua pintura, na qual o desenho prevalece em relação à cor.
	
	E
	No Romantismo houve um retorno à arte do período clássico grego e a obra de Turner demonstra essa influência.
Questão 6/10 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para a seguinte citação: 
“A arte contemporânea, põe em cheque os enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. Nesse contexto, instalações, happenings e performances são amplamente realizados, sinalizando um certo espírito das novas orientações da arte: as tentativas de dirigir a criação artística às coisas do mundo, à natureza e à realidade urbana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.