A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
PROVA OBJETIVA NOTA 100 (EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE)

Pré-visualização | Página 1 de 2

PROVA OBJETIVA NOTA 100
Questão 1/10 - Educação Ambiental e Sustentabilidade 
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Esta Lei [...] estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do 
Meio Ambiente, cria o Conselho Nacional do Meio Ambiente e institui o 
Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa 
Ambiental. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível e m: <http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm>. Acesso e m 23 fev. 2017. A citação acima faz referência a trechos da Lei 6.938/1981. 
Considerando a leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica e da própria lei, é correto afirmar que a legislação citada estabelece: 
 
A Política Nacional do Meio Ambiente 
 
B Ministério Público. 
 
C Congresso Nacional. 
 
D Licitações e Contratos da Administração Pública. 
 
E Políticas de comércio exterior.
Questão 2/10 - Educação Ambiental e Sustentabilidade 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Suas análises envolvendo diversas espécies de animais e vegetais 
possibilitaram a compilação de uma variedade de informações nas áreas de botânica e zoologia e influenciaram até mesmo uma geografia voltada para 
o que conhecemos atualmente com o a área da biogeografia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível e m: ALVES, A.R. Geog rafia Econômica e Geografia Política . Curitiba: InterSaberes, 2015. p. 218. <http://uninter.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544303030/pages/219>. Acesso em 23 fev. 2017. 
O texto acima se refere ao biólogo e naturalista alemão Ernst Haeckel, que classificou a ecologia como um ramo das ciências biológicas. Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que traz a 
finalidade correta da ecologia: 
 
A estudar as relações entre os organismos vivos e seus ambientes. 
 
B analisar a relação entre a econometria e a matemática. 
 
C conhecer os diferentes tipos de solos.
D compreender o fenômeno da globalização. 
 
E pesquisar as transformações ocorridas na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. 
Questão 3/10 - Educação Ambiental e Sustentabilidade 
Atente para o seguinte extrato de texto: 
“Não há portanto na Constituição Federal propriamente uma definição do 
que seja meio ambiente ou ambiente. Mas a Lei Feder al n. 6.938/815 [...] estabelece pelo seu artigo 3º, que “... Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por : I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida, em todas as suas formas”. [...] A Constituição Federal [...], embora não se refira ao termo recursos naturais, indiretamente o faz ao afirmar no parágrafo segundo do artigo 225 que “... Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente”. Distingue, portanto, recursos minerais (parte dos recursos naturais) do meio ambiente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DULL EY, R.D. Noção de Natureza, ambiente, meio ambiente, recursos 
ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo, São Paulo/SP, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004. 
<http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/06-51 -38-artig0nocoesdenaturezaeambiente.pdf>. Acesso em 21 fev. 2017. 
O fragmento de texto citado acima considera um conceito estabelecido pela Lei Federal 6.938/1981, conceito esse que versa sob re o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e 
biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. 
Com base nessas considerações e nos conhecimentos adquiridos por meio da leitura do livro- base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que traz o conceito a que o texto faz referência: 
 
A Ecologia. 
 
B Sustentabilidade. 
 
C Problema ambiental. 
 
D Meio ambiente. 
 
E Exosfera. 
Questão 4/10 - Educação Ambiental e Sustentabilidade 
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso com um do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê -lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações [...]. § 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas [...]” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: BRASIL. Constituição (1988). Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988.<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso e m 23 fev. 2017.
 
A partir da leitura do livro -base Gestão socioambiental no Brasil: uma 
análise ecocêntrica e dos conhecimentos sobre o Art. 225 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, citado acima, assinale a alternativa que menciona a quem, segundo o texto constitucional, é atribuída a responsabilidade de preservação e defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado: 
 
A IBAMA e ao BNDES. 
 
B Ao Poder Público e à coletividade. 
 
C Ao Conselho de Governo, exclusivamente. 
 
D SUS e ao IBAMA. 
 
E Ao Poder Público, exclusivamente.
Questão 5/10 - Educação Ambiental e Sustentabilidade 
Leia o trecho da Lei 13.341, de 29 d e setembro de 2016: 
“a) política nacional do meio ambiente e dos recursos hídricos; b) política de preservação, conservação e utili zação sustentá vel de ecossistemas, e 
biodiversidade e flor estas; [...] d) políticas para integr ação do meio ambiente e produção”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integ ralmente, ele está dispo nível em: http://www.planalto.go v.br/ccivil_03/_Ato2015-
2018/2016/Lei/L13341.htm Acesso em 23 fev. 2017. 
Analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale aquela que menciona corretamente a que ministério competem os assuntos citados na Lei 13.341: 
 
A Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 
 
B Ministério da Agricultura. 
 
C Ministério do Trabalho. 
 
D Ministério da Educação. 
 
E Ministério do Meio Ambiente
Questão 6/10 - Educação Ambiental e Sustentabilidade 
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Entendem-se [...] os processos por meio dos quais o indivíduo e a 
coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, 
atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, 
bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua 
sustentabilidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em 2 3 fev. 2017. 
O fragmento, retirado da Lei n. 9.795 , de 27 de Abril de 1999, trata de um importante conceito, o qual diz respeito à iniciativa de criar métodos para produzir e adquirir habilidades, atitudes e conhecimentos comuns à coletividade a respeito do meio ambiente. 
 Baseando -se no trecho citado da Lei e nos conheci mentos adquiridos na leitura do livro -base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, analise as proposições abaixo e, em seguida,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.