Buscar

Avaliando aprendizado de RESMAT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408895724)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com referência aso conceitos fundamentais da Mecânica baseiam-se na Mecânica Newtonia, marque V (verdadeiro) ou F (falsa).
		
	 
	Espaço: o conceito de espaço é associado à noção de posição de um ponto material, o qual pode ser definido por três comprimentos, medidos a partir de um certo ponto de referência, ou de origem, segundo três direções dadas. Estes comprimentos são conhecidos como as coordenadas do ponto;
	 
	Força: a força não representa a ação de um corpo sobre outro; é a causa que tende a produzir movimento ou a modificá-lo. A força é caracterizada pelo seu ponto de aplicação, sua intensidade, direção e sentido; uma força é representada por um vetor;
	 
	Tempo: para se definir um evento não é suficiente definir sua posição no espaço. O tempo ou instante em que o evento ocorre também deve ser dado;
	 
	Tempo: para se definir um evento é suficiente definir sua posição no espaço. O tempo ou instante em que o evento ocorre também deve ser dado;
	 
	Força: a força representa a ação de um corpo sobre outro; é a causa que tende a produzir movimento ou a modificá-lo. A força é caracterizada pelo seu ponto de aplicação, sua intensidade, direção e sentido; uma força é representada por um vetor;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408179450)
	Pontos: 0,1  / 0,1
		A estrutura apresentada foi calculada para suportar uma Máquina de Ar Condicionado de um prédio comercial que pesa W=6 kN e as distâncias   a  e b  valem, respectivamente,  4m e b=2m.
Responda a afirmativa correta (considere as vigas horizontais rígidas e com peso desprezível).
	
		
	
	as barras verticais devem estar com a mesma tensão para garantir a horizontalidade da viga
	
	Se quisermos garantir a horizontalidade da viga, as barras verticais não podem possuir a mesma seção, uma vez que a carga não está centralizada 
	
	Não é possível a utilização de seções iguais e garantir a horizontalidade.
	 
	Como a carga nas barras verticais é diferente, é possível que  a diferença de comprimento compense a diferença de tensão, possibilitando a utilização de seções iguais nas barras verticais, respeitada a tolerância de horizontalidade do equipamento.
	
	as barras verticais devem ser projetadas com a mesma seção para garantir a horizontalidade da viga
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408692351)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as características das tensões na seção transversal marque como Verdadeiro (V) ou Falso (F), os itens a seguir.
		
	 
	Flexão quando se aplica um esforço axial na peça, as fibras superiores da peça serão comprimidas e as fibras inferiores serão tracionadas, ou vice-versa.
	 
	A resposta dos elementos estruturais (lajes, vigas, pilares, fundações), aos esforços internos aplicados - força normal (N) que dá origem à tração ou à compressão, momento fletor (M) que dá origem à flexão, momento torsor (Mt) que dá origem à torção e força cortante (V) que dá origem ao cisalhamento.
	 
	Torção quando atuar um torque em uma de suas extremidades e um contra-torque na extremidade oposta. Assim, tendem a produzir rotação sobre o eixo longitudinal da barra.
	 
	Cisalhamento ou corte ocorre quando se aplica um esforço tangencial à área da seção transversal da peça de modo a produzir nesta área uma pressão maior que a máxima pressão (tensão admissível) suportada pela peça em questão.
	 
	As tensões admissíveis são fixadas nas normas técnicas consideram um fator de segurança muito grande, pois ele deve cobrir: Todas as falhas nas suposições dos cálculos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408633688)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um fio de cobre, com diâmetro de 3 mm, está submetido a uma carga axial de tração de 400 N, qual a tensão de tração a que estará sujeito.
		
	
	99,2 MPa
	
	72,3 MPa
	 
	56,6 MPa
	
	45,1 MPa
	
	31,5 MPa
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408230633)
	Pontos: 0,1  / 0,1
		A barra prismática da figura está submetida a uma força axial de tração.
Considerando que a área da seção transversal desta barra é igual a A, a tensão normal σ na seção S inclinada de 60o vale:
	
		
	
	P/2A
	
	3P/A
	
	0,8666P/A
	
	P/4A
	 
	3P/4A

Outros materiais