Buscar

Psicologia Geral - 1a PROVA 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE SANT’ANA
PSICOLOGIA
Rua Pinheiro Machado, n° 189 – Centro – Ponta Grossa - PR
CEP 84.010-310 – Fone (0**42) 3224-0301
Disciplina de Psicologia Geral I Prof. Maurício Wisniewski
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
O cérebro, principal órgão do Sistema Nervoso Central é dividido em 2 hemisféricos direito e esquerdo, pela fissura longitudinal Cada um destes hemisférios é subdividido em 4 lobos. Na parte anterior do cérebro se encontram os lobos frontais Acima, no topo estão os lobos parietais que se separam dos lobos temporais pelo sulco lateral e se encontram logo acima das orelhas. Na parte posterior do cérebro estão os lobos occipitais que não possuem delimitação visível com os demais. Funcionalmente o cérebro ainda tem divisões por áreas. A área motora primária é responsável pelo controle dos movimentos voluntários do corpo. A área sensitiva primária é a resposável pela recepção das sensações no lado oposto do corpo. A área visual primária que se encontra na parte posterior do cérebro é a responsável pela codificação e interpretação dos estímulos captados na retina e que vêm pelo nervo óptico passando pelo quiasma óptico. As outras duas são a área auditiva primária que é responsável pela codificação dos sinais auditivos complexos. ***Cada uma das respostas completas valem 0,1, totalizando 1,0 (um) ponto a questão.h
Paciente com “cérebro dividido” (secção da ligação dos hemisférios direito e esquerdo) após a cirurgia parecem adquirir “duas mentes”, pois podem ter problemas para visualizar um objeto por inteiro ou ler uma palavra composta (ex: guarda-roupa) e entender o significado. Descreva porque isso ocorre.
a) Quando há a secção do Corpo Caloso, toda a comunicação entre os hemisférios cerebrais desaparece. Assim, se no hemisfério esquerdo é que estão localizadas as regiões de compreensão e produção da fala e da verbalização de imagens, quando há a cisão cerebral, um paciente não conseguirá dizer o nome de um objeto que lhe seja apresentado quando seu olho direito estiver vendado. Com somente o olho esquerdo aberto a imagem do objeto será enviada para o hemisfério direito (não verbal), que sem o corpo caloso, não informará a projeção da imagem para o hemisfério esquerdo (verbal). 
Em reportagem no dia 09/04/2006 no “Fantástico” da Rede Globo, uma família na Turquia foi estudada por pesquisadores da Psicologia. Cinco dos 19 filhos do casal andam como os quadrúpedes, apoiando-se no chão com as mãos. Além disso, os movimentos das mãos são bruscos e grosseiros. Foi detectada anomalia de tamanho no cerebelo de tais pacientes. Explique em que tal anomalia influencia o andar “de quatro” ou a “brusquidão” nos movimentos manuais. O cerebelo foi detectado como foco de lesão ou deficiência. Este órgão, pertencente ao Núcleo Central do Sistema Nervoso tem sob sua responsabilidade o controle dos movimentos refinados e do equilíbrio corporal. Os pacientes andam de quatro por não poderem manter-se eretos pela falta de equilibro. 
Ao ser abordada por um num beco deserto imediatamente uma jovem sente o coração disparar, falta ar, as mãos ficam úmidas, sobrevém um mal estar generalizado e a boca seca. Eis que uma porta se abre inesperadamente e o bandido foge. Mais calma, o coração parece voltar ao ritmo normal, a respiração é mais fácil e ela fica mais tranquila. Como se explica este quadro de sintomas na Psicologia? A jovem ativou o sistema nervoso simpático ao perceber o bandido, pois desta maneira está preparada para lutar ou fugir. O conjunto de sintomas é automaticamente acionado para ajudar no momento da luta ou fuga. Da mesma forma, ao se ver livre do perigo, o sistema nervoso parassimpático entra em ação para fazer o corpo voltar ao normal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes