Buscar

Estudo Dirigido Replicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro -Instituto de Biologia - Disciplina de Biologia Geral
Estudo Dirigido 1 (Estrutura de Replicação do DNA)
1 - Qual a composição e estrutura das moléculas de DNA e RNA? Quais são as principais diferenças entre estas moléculas? 
2 - A técnica de eletroforese em gel de agarose é usada para separar moléculas de DNA pela diferença de tamanho. O DNA é aplicado em uma matriz sólida de agarose submersa em uma solução condutora e então é aplicado um campo elétrico. Para que pólo o DNA ira migrar? Em função de que característica molecular do DNA isto ocorre? Justifique.
3 - Com o objetivo de analisar o genoma de dois organismos recém isolados um pesquisador realizou uma quantificação da proporção de bases nitrogenadas que compunham este genoma. Entretanto ao efetuar essas análises o pesquisador perdeu os tubos nos quais as proporções de nucleotídeos G e C estavam sendo analisadas. Desta forma os seguintes resultados foram obtidos: 
Organismo 1 – A = 12%; T = 12%; Organismo 2 – A = 25%, T = 14%
Ao analisar esses resultados a que conclusões você pode chegar com relação à estrutura do genoma de cada um dos organismos, tendo como base os seus conhecimentos sobre estrutura de ácidos nucléicos? 
4 – Este esquema mostra um fragmento de DNA que possui conformação de dupla fita nas extremidades e fita simples na região do meio. A polaridade da fita de DNA de cima é assinalada. O grupamento fosfato (PO4-) assinalado da fita de baixo possui orientação 5’ou 3’? 
5 - Em células humanas um gene A é expresso apenas em células musculares e um gene B é expresso apenas em neurônios. Assumindo que a regulação da expressão desse gene seja devida exclusivamente ao grau de compactação que este gene assume, qual deve ser o nível de compactação das regiões genômicas referentes a estes genes A e B em células musculares e neuronais? Explique
6 - O que você imagina que ocorreria com a estruturação cromossômica de uma célula que por algum motivo não possuísse a histona H1?
7 - Durante o processo de replicação, a DNA polimerase é auxiliada por uma série de outras proteínas que modificam a estrutura do DNA, permitindo que a síntese de uma nova fita ocorra. Explique a função destas proteínas
8 - Explique a necessidade da síntese de uma fita contínua e outra descontínua durante a replicação do DNA.
9 - Analisando o mecanismo da replicação do DNA de um novo organismo, um pesquisador isolou três genes envolvidos nesse processo. Após uma análise inicial foi constatado que todos codificavam enzimas com capacidade de polimerização de ácidos nucléicos. Para estabelecer a função de cada um destas enzimas, o pesquisador realizou experimentos em que, separadamente, o gene de cada uma delas era inativado no genoma do organismo. Após a análise desse experimento ele constatou que:
a) mutantes que não expressavam o gene A eram capazes de se multiplicar, entretanto, apresentavam em geral mutações em diferentes genes ao longo das gerações;
b) mutantes no gene B só eram capazes de se multiplicar caso fossem introduzidas nas células uma mistura de oligonucleotídeos sintéticos;
c) mutantes no gene C nunca apresentavam viabilidade, não sendo capazes de se reproduzir.
Analisando os dados obtidos nos experimentos acima, identifique as enzimas codificadas pelos genes A, B e C. (Justifique sua resposta).

Outros materiais