Buscar

APOL 1 GESTÃO DA POLÍTICA SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 1 GESTÃO DE POLÍTICA SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO
Questão 1/5 - Gestão de Política Social
Os serviços sociais são realizados para atender às pessoas, aos grupos sociais e às populações que se encontram em situação econômica, cultural de trabalho, familiar ou pessoal que as coloca em desvantagem social, tornando-se vulneráveis ou sujeitas a vulnerabilidade. Nesse sentido de acordo com o livro base da disciplina, escolha a alternativa que apresenta itens que caracterizam a vulnerabilidade:
	
	A
	Local de moradia.
	
	B
	Falta de infraestrutura educacional.
	
	C
	Situação familiar.
	
	D
	Desemprego de longa duração.
	
	E
	Uso de substâncias psicoativas.
Questão 2/5 - Gestão de Política Social
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Considerar fatores de risco, tais como: condições de pobreza e empobrecimento, rupturas na família, vivência de algum tipo de violência, deve-se levar em consideração a questão da resiliência, bem como dos fatores de proteção. Esses fatores interagem na relação dos indivíduos com o ambiente de risco tornando-os resilientes e auxiliando-os a desenvolverem sua adaptabilidade, segurança, autonomia e criatividade. De acordo com Werner (1993), além dos aspectos protetores decorrentes das relações parentais e da rede social de apoio, o sentimento de confiança que o indivíduo apresenta na superação dos obstáculos confirma a ênfase dos aspectos psicológicos e dos recursos internos, no esforço de lidar com as situações adversas.” (AMPARO, Deise Matos do et al . Adolescentes e jovens em situação de risco psicossocial: redes de apoio social e fatores pessoais de proteção. Estud. psicol. (Natal),  Natal ,  v. 13, n. 2, p. 165-174,  ago.  2008 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2008000200009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  27  mar.  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000200009).
Os serviços sociais são realizados para atender às pessoas, aos grupos sociais e às populações que se encontram em situação econômica, cultural de trabalho, familiar ou pessoal que as coloca em desvantagem social, tornando-se vulneráveis ou sujeitas a vulnerabilidade. Nesse sentido escolha a alternativa correta que caracteriza a situação social de risco:
	
	A
	Discriminação etária.
	
	B
	Moradia e trabalho nas ruas.
	
	C
	Desemprego.
	
	D
	Pobreza.
	
	E
	Fragilização de vínculos afetivos e de pertencimento social.
Questão 3/5 - Gestão de Política Social
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
A gestão de ações sociais públicas tem o sentido de contribuir para consolidar direitos. Uma cronologia bastante utilizada e discutida, aproximadamente desde a publicação da obra intitulada Cidadania, classe social e status, de Thomas Humphrey Marshall (1967), situa as dimensões dos direitos ao longo da história das sociedades protagonistas e herdeiras das revoluções política e econômica manifestadas no século XVIII, cujos antecedentes remontam a tempos anteriores ao século XVI. Essas sociedades, num movimento contraditório, consolidaram o capitalismo e possibilitaram a estruturação do Estado de Direito. As dimensões dos direitos são: civis, políticas, sociais e contemporâneas.
De acordo com os conceitos abordados no livro base faça a correlação entre as categorias de análise e variáveis propostas para avaliação da qualidade ambiental urbana, descritas nos itens I a IV e nas afirmativas em seguida. Depois escolha a alternativa que contém a sequência correta.   
I.       Direitos Civis  
II.      Direitos Políticos    
III.     Direitos Sociais      
IV.     Novos Direitos
( II ) Direito de participar da direção do Estado, de votar e ser votado. 
( I ) Direito à vida e de ir e vir. Liberdades: econômica, de propriedade, de expressão, religiosa.
( IV ) Direitos ligados à etnia, ao gênero, ao ciclo de vida, à inclusão social, ao patrimônio genérico. 
( III ) Direito à saúde, à assistência, à segurança, alimentar, ao trabalho, à previdência social.
	A( X )
	II, I, IV, III
	
	B
	I, II, IV, III
	
	C
	I, II, III, IV
	
	D
	II, I, III, IV
	
	E
	III, I, IV, II
Questão 4/5 - Planejamento Urbano
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“As grandes dimensões do planejamento urbano são: econômica, social, ambiental, infraestrutural, gerencial e territorial. Cada uma delas tem aspectos internos, como a social, que abrange saúde, segurança e assistência social. A divisão do planejamento urbano nessas dimensões e seus respectivos aspectos integrantes não é uma fórmula teórica abstrata. Ao contrário, essas dimensões surgem da prática, da execução de planos urbanos e de seu gerenciamento. Então, em vez de lançar um quadro das dimensões do planejamento urbano, é possível fazer o caminho oposto: verificar na prática como essas dimensões fazem parte do dia a dia de organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e órgãos públicos dedicados ao planejamento urbano. Para isso, podemos consultar: planos diretores recém-aprovados, guias de planejamento urbano e a estrutura administrativa de prefeituras no Brasil. “ (DUARTE, Fábio. Planejamento Urbano. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2012)
De acordo com os conceitos abordados no livro base, responda: qual das dimensões do planejamento urbano contempla o bem estar de todos os cidadãos?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	territorial
	
	B
	ambiental
	
	C
	econômica
	
	D
	infraestrutural
	
	E
	social
	
	
	
Questão 5/5 - Planejamento Urbano
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
No planejamento Urbano, os termos “cidade” e “urbano” são conceitos diferentes. Analise as sentenças abaixo e preencha corretamente as lacunas utilizando esses dois termos. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequência correta: “Enquanto ______________ seria um objetivo definido e definitivo, um campo de ações concretas, _________ seria ao mesmo tempo a síntese teórica das questões que marcam a sociedade contemporânea. ” “... não importa a escala do território trabalhado, o planejador urbano deve ter consciência de que suas ações _____________ serão influenciadas e influenciarão __________”.
	
	A
	a cidade; a cidade; na cidade; o urbano
	
	B
	a cidade; o urbano; na cidade; o urbano
	
	C
	o urbano; a cidade; na cidade; o urbano
	
	D
	a cidade; a cidade; no urbano; o urbano
	
	E
	o urbano; o urbano; na cidade; a cidade
RESPOSTAS:
1:D 2:B 3:A 4:E 5:B

Outros materiais