Buscar

SISTEMAS ORGANIZACIONAIS APOL 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Sistemas Organizacionais
	
	
Questão 1/5 - Sistemas Organizacionais
(adaptado de ENADE 2012)
A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo fordista de organização do trabalho.
 
Essas novas formas organizacionais são vistas pelos estudiosos de duas maneiras principais: a) como representação de uma lógica de ação diferente da instrumental, que é típica do modelo modernista de organização; e b) como aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração. Os estudos realizados carecem, entretanto, de aprofundamento para que se possa considerar as chamadas organizações pós-modernas ou como expressão da ruptura qualitativa com a modernidade ou como versão especificamente histórica de organizações modernas. Os estudos de Peter Senge sobre organizações que aprendem revelam cinco disciplinas, as quais devem se integrar, para favorecer o comprometimento e a capacidade de inovação dos seus colaboradores.
 
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir:
I - A abordagem contingencial, própria do projeto modernista de organização, procura discutir as novas alternativas organizacionais em um ambiente considerado turbulento e competitivo, com a preocupação de desenhar o melhor arranjo organizacional para o alcance de maior efetividade.
II - De acordo com a compreensão sistêmica e comportamental da administração, as novas formas organizacionais revelam a ruptura com a racionalidade instrumental, caracterizando o paradigma pós-modernista.
III - A quinta disciplina “pensamento sistêmico”, bem como as outras propostas por Senge, são um conjunto de práticas de aprendizagem, por meio das quais um indivíduo se modifica, adquirindo novas habilidades, conhecimentos, experiências e níveis de consciência de si, e expande assim essa mudança para todos os níveis organizacionais.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas
	
	B
	II, apenas
	
	C
	I e III, apenas
	
	D
	II e III, apenas
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Alternativa correta: E. Resgatando os conceitos da abordagem contingencial estudada anteriormente e contextualizando com o conceito de organizações que aprendem, temos que as cinco disciplinas defendidas por Peter Senge tem como objetivo criar vantagem competitiva para as organizações por meio de domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico.
Questão 2/5 - Sistemas Organizacionais
Organizações ocidentais, principalmente americanas e europeias, têm investido seus esforços em converter conhecimento tácito em explícito – em documentos, processos, bases de dados, etc. Esse esforço é comumente chamado de transformação do capital humano ao capital estrutural de uma organização (ALMEIDA e RAPCHAN, 2008). Neste contexto , leia as sentenças abaixo:
I - A empresa inovadora funciona como uma “máquina”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.
II - A empresa inovadora tem na tecnologia o elemento mais importante para criar conhecimento e poder inovar.
III - A empresa inovadora está mais próxima da ideia de um “ser vivo” e de síntese: por meio de interações complexas com o ambiente, o conhecimento tácito e o explícito são utilizados para criar novo conhecimento.
IV - A empresa tradicional (não inovadora) está preparada para enfrentar todos os desafios e contradições do mercado globalizado: necessidades diversificadas dos clientes, produtos inovadores e de qualidade, concorrência acirrada e menor preço.
V - A empresa inovadora funciona como um ”ser vivo”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.
 
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa V está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta
Você acertou!
Alternativa correta: C. A empresa inovadora tem como uma de suas principais características a capacidade de adaptação e de transformação, o que passa pela gestão do conhecimento.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas
Questão 3/5 - Sistemas Organizacionais
Carvalho et al. (2008), defendem um conceito de competência baseado no CHA (conhecimento, habilidade e atitude. Leias as afirmativas abaixo e, posteriormente assinale a alternativa correta:
I - O conhecimento é composto de informações assimiladas e estruturadas pelo indivíduo.
II - A atitude corresponde a nossa maneira de agir, nosso comportamento observável.
III - Atitude designa uma predisposição a responder cognitivamente, afetivamente ou comportamentalmente a um objeto especifico de modo particular.
IV - A habilidade se trata da capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente I e II estão corretas
	
	B
	Somente I, II e III estão corretas
	
	C
	Somente I, II e IV estão corretas
	
	D
	Somente I, III e IV estão corretas
Você acertou!
Alternativa correta: D. De acordo com a Carvalho et al (2008), O conhecimento é um conjunto de informações articuladas e que podem ser utilizadas quando necessário. A habilidade é entendida como a capacidade de transformar o conhecimento em ação, produzindo resultados que atendam ou superem uma expectativa. As atitudes são determinadas por crenças, valores e princípios e estão relacionadas com o “querer ser” e o “querer agir”.
	
	E
	Todas estão corretas
Questão 4/5 - Sistemas Organizacionais
As organizações que buscam disseminar o conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma organização que aprende. Além disso, entende que o indivíduo além de fazer parte da organização, participa de outros grupos como família, amigos, entre outros e traz no conhecimento suas experiências. Em contrapartida, a gestão do conhecimento, enfrenta alguns desafios e a empresa que souber criar oportunidades para passar esses obstáculos tem mais chance de sobreviver no mercado competitivo. Sendo assim, leia as afirmativas abaixo sobre gestão do conhecimento.
I - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
II - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na comunicação entre o departamento de recursos humanos e os executivos das empresas, que valoriza as interações entre si para se apropriar de diferentes formas de conhecimento.
III - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação de informações nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
IV - A gestão do conhecimento dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.
V - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
Você acertou!
Alternativa correta: A. A definição de gestão do conhecimento tem algumas variações, mas basicamente se interessa em criar, divulgar e imbuir as pessoas de conhecimentos novos, por exemplo, no contexto organizacional.
 
	
	B
	Apenas a afirmativa I e V estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas II e V estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, IV e V estãocorretas
Questão 5/5 - Sistemas Organizacionais
Adotar a gestão por competência como modelo de gestão significa que as empresas devem orientar seus esforços para fazer o planejamento, a captação, o desenvolvimento e a avaliação das competências necessárias para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Dessa forma, leia as assertivas abaixo sobre no que implica a gestão estratégica por competências:
 
I - incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
II - mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
III - focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
IV - integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
V - adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	II e IV
	
	B
	IV
Você acertou!
Alternativa correta: B. De acordo com a Carvalho et al (2008), a gestão por competência se baseia no que implica o conceito de competência: a integração entre conhecimentos (C), habilidades (H) e atitudes (A), conjunto chamado então de CHA, sendo o mapeamento das competências organizacionais o primeiro passo a ser realizado na gestão por competência e devem estar em consonância com os objetivos e metas empresariais.
	
	C
	I e III
	
	D
	III e IV
	
	E
	III

Outros materiais

Outros materiais