Buscar

TCC ENFERMAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM CARDIOPATIAS

Prévia do material em texto

FACULDADE DE MEDICINA DE JUAZEIRO DO NORTE-ESTÁCIO 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
 WERLAINY ALENCAR BRASIL
IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM CARDIOPATIAS CONGENITAS ATÉ SEIS MESES DE VIDA
Juazeiro do Norte - CE
2017
YARA LINHARES DE BARROS
 IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM CARDIOPATIAS CONGENITAS ATÉ SEIS MESES DE VIDA
Projeto de pesquisa/Monografia apresentado à Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ, como requisito para a obtenção do grau de Bacharelado em Enfermagem. Orientadora: Profª. Everaldo Luis Albuquerque.
Juazeiro do Norte - CE
2017
LISTA ABREVIAÇÕES E SIGLAS
	CE
	Ceará
	CEP
CIA
CIV
CNS
	Código de Endereço Postal	
Comunicação Interatrial
Comunicação Interventricular
Conselho Nacional de Saúde
	IBGE
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
	Ms
	Mestre
	Prof
	Professor
	TCLE
	Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
	TCPE
	Termo de Consentimento Pós-esclarecido
	MS
PCA
RNs
	Ministério da Saúde
Persistência do Canal Arterial
Recém Nascidos
	
	
	
	
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	5
2 OBJETIVOS	7
2.1 OBJETIVO GERAL	7
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS	7
4 METODOLOGIA	8
4.1 TIPOS DE PESQUISA	8
4.2 LOCAL E PERIODO DA PESQUISA	8
4.3 PARTICIPANTES DA PESQUISA	9
4.4 INSTRUMENTOS E TÉCNICAS PARA COLETA DE DADOS	9
4.5 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS	10
4.6 ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DA PESQUISA	10
REFERÊNCIAS	11
 
1 INTRODUÇÃO 
 
Entende-se que anomalias congênitas, defeitos de nascimento e malformações congênitas são termos usados para descrever perturbações do desenvolvimento embrionário presentes ao nascimento. Esses defeitos congênitos constituem a principal causa de mortalidade infantil,  podendo ser estruturais, funcionais, metabólicas, comportamentais ou hereditárias. Uma anomalia congênita é uma anormalidade estrutural de qualquer tipo e são classificadas de quatro tipos clinicamente significativos: malformações, perturbações, deformação e displasia.  Entretanto, variações anatômicas são comuns e, nem todas as variações são anomalias (MOORE, 2013). 
As Cardiopatias congênitas são malformações na estrutura ou função do coração e dos grandes vasos presentes no nascimento mesmo que sejam diagnosticadas em longo prazo. A etiologia é desconhecida na maioria dos defeitos cardíacos, entretanto alguns fatores estão associados à maior incidência, tais como: pré-natais, mãe com idade acima de 40anos e genéticos (SOUZA, 2008).
O primeiro dos grandes sistemas a funcionar no embrião é o sistema cardiovascular. Na metade da terceira semana do desenvolvimento embrionário originam-se o coração primitivo e o sistema vascular e o coração começa a funcionar no início da quarta semana. Esse desenvolvimento precoce do coração é necessário porque, com o embrião crescendo rapidamente, sua oxigenação e necessidades nutricionais e de oxigênio não serão satisfeitas somente através da difusão (MOORE, 2013).
Essas anormalidades cardíacas congênitas sãs apresentadas em duas categorias, definidas pela característica física em anomalias cianóticas e acianóticas. A epidemiologia, das cardiopatias congênitas acianóticas tem mais prevalentes e descritas em estudos científicos, no entanto a comunicação interventricular (CIV), a comunicação interatrial (CIA) e a persistência do canal arterial (PCA) são os defeitos cardíacos mais incidentes desse grupo. Contudo, as cardiopatias congênitas cianóticas, por serem malformações congênitas com maior repercussão hemodinâmica e apresentarem uma alta mortalidade ainda nos primeiros dias de vida, podem ser subestimadas em alguns estudos epidemiológicos, sendo que, as crianças não chegam a ser atendidas em uma unidade hospitalar. (PINHEIRO, 2008)
De acordo com o Ministério da Saúde (2012) a prevalência dos defeitos cardíacos congênitos ocorre em nove de cada 1.000 nascidos vivos. Em média 25% dos casos as cardiopatias são graves e necessitam de intervenção no primeiro ano de vida. Recém nascidos (RNs) portadores de cardiopatias congênitas representam um grupo de alto risco pelas elevadas taxas de morbimortalidade. No período neonatal grande parte das cardiopatias é de alta gravidade, devido essa condição necessita ser diagnosticada e tratada imediatamente, evitando-se a deterioração hemodinâmica do bebê e lesões de outros órgãos, principalmente do sistema nervoso central.
A previsão de novos casos por ano no Brasil é de cerca de 28.846, sendo que aproximadamente 20% conseguem alcançar a cura espontaneamente. Com relação às intervenções cirúrgicas em cardiopatias congênitas, a necessidade de procedimentos é em média 23.077 por ano. (SOUZA, 2008).
A anamnese com qualidade, exame físico minucioso, radiografia do tórax e eletrocardiograma subsidiam o diagnóstico, que, quando precoce e preciso, pode mudar a história natural da criança, permitindo tratamento adequado e, por vezes, cura definitiva em fase precoce da vida. As técnicas cirúrgicas evoluíram de tal forma que corrigem desde cardiopatias congênitas simples às mais complexas, chegando ao transplante cardíaco pediátrico (BASTOS, 2013).
É importante salientar que o diagnóstico precoce é fundamental porque aumenta as chances de cura total e diminui as sequelas. Acredita-se que essas alterações surgem nas primeiras semanas de gestação quando se forma o coração do concepto, ocorrendo uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca e que por muitas vezes se manifestam no período neonatal. Existem vários tipos de cardiopatias, desde aquelas graves e com tratamento cirúrgico até aquelas que se resolvem com medicamentos.  Hoje o diagnóstico pode ser tanto intrauterino como logo após o nascimento permitindo o tratamento precoce das cardiopatias. 
Tendo em vista o crescente número de crianças que apresentam cardiopatias congênitas, evidencia-se a necessidade da implementação de cuidados que minimizem a incidência desses casos. E, para tanto emergiram alguns questionamentos como: Que consequências o diagnóstico tardio pode acarretar? Quais intervenções são realizadas pelo enfermeiro (a)? De que maneira tais intervenções ocorrem?
 A pesquisa é relevante porque ainda existe uma grande deficiência na atenção primária a esse grupo de crianças e um grande número de neonatos com cardiopatias congênitas graves. Enfatizando que nesse período a apresentação clínica dessas doenças tem pouca variação por esse motivo se dá a importância de que por meio de uma observação criteriosa de alguns sinais clínicos o diagnostico seja feito nos primeiros dias de vida antes da alta da maternidade, no entanto o diagnóstico só é feito após a alta hospitalar.
2 OBJETIVOS
 
2.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a importância do diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas em crianças com até seis meses de vida.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender a gravidade de alguns defeitos de cardiopatias  até o sexto mês de idade; 
Identificar fatores determinantes à cardiopatias congênitas; 
Verificar a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento e evolução do tratamento; 
 
 4 MÉTODO 
 
4.1 TIPO DE PESQUISA 	
 
Será utilizada a pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Para Gil (2008), a pesquisa exploratória é feita tendo como base o aprimoramento de ideia ou a descoberta de intuições e proporciona maior familiaridade com o problema. É planejado de forma flexível possibilitando que a pesquisa envolva os mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Geralmente toma para si a forma de pesquisa e estudo de caso. 
O mesmo autor fala ainda que a pesquisa descritiva é uma das pesquisas mais utilizadas, tendo como objetivodescrever características de um determinado objeto ou relação entre variáveis, em que não há influência do pesquisador.
A pesquisa quantitativa diz respeito a descrições objetivas, sistemáticas e quantitativas do conteúdo manifestado (MARCONI; LAKATOS, 2010).
 
4.2 LOCAL E PERÍODO DA PESQUISA 
 
A pesquisa em questão será realizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE no Hospital e Maternidade São Lucas, após o pedido de autorização para a realização da pesquisa em campo a secretaria de saúde deste município (APÊNDICE A). O hospital foi escolhido devido ser a única maternidade da cidade de Juazeiro do Norte – CE onde a mesma abriga a UTI Neonatal, pressupondo que a demando da referida maternidade seja ideal para a realização desta pesquisa.
Juazeiro do Norte está situada no sul do Ceará, ocupando área de 248,832 Km², com população de 249.939 mil habitantes, a 585 km da capital, Fortaleza e é considera a maior cidade do interior do estado (IBGE, 2013). 
 A pesquisa será desenvolvida no período de Fevereiro de 2017 a Novembro de 2017, tendo como previsto o mês de Agosto e Setembro de 2017 para coleta dos dados. 
 
4.3 PARTICIPANTES DA PESQUISA 
 
 A população e a amostra serão compostas de todos os pais/responsáveis que tenham filho com cardiopatias congênitas até o sexto mês de vida completo.
 A população é definida como um conjunto definido de elementos que possui determinadas características seria como o total, um todo de habitantes de determinada lugar. A amostra é um subconjunto da população por meio que se estabelecem ou se estimam as características dessa população (GIL, 2008). 
4.4 INSTRUMENTOS E TÉCNICAS PARA COLETA DE DADOS
O instrumento utilizado para a coleta dos dados será um questionário que segundo Cervo; Bervian (2002) é a forma mais usada de coletar dados, pois possibilita medir com melhor exatidão o que se deseja. Em geral a palavra questionário refere-se a um meio de obter respostas por formulário que o próprio informante preenche. Ele contém um conjunto de questões, todas logicamente relacionadas com um problema central. Diferente da entrevista possui a vantagem de os respondentes se sentirem mais confiantes, dado o anonimato o que possibilita coletar informações e respostas mais reais.
A técnica utilizada será a de perguntas fechadas que segundo Andrade (2003), são aquelas que indicam três ou mais opções de respostas ou se limitam a respostas afirmativas ou negativas e já trazem espaço destinados a formação de escolha.
A fonte para a coleta de dados da pesquisa serão todos os pais/responsáveis que tenham filhos com cardiopatias cardiopatia congênita até o sexto mês de vida completo que aceitem participar da pesquisa e assinem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE
O questionário será aplicado no Hospital e Maternidade São Lucas – CE, uma visita semanal, nos períodos de setembro e outubro de 2017, sendo essa nos dias de terça-feira no período da tarde.
.
4.5 ANÁLISE E INTERAÇÃO DOS DADOS
Os dados adquiridos serão processados no SPSS Statistics (SPSS.2.0), que abrange todo o processo analítico, desde o planejamento até a coleta de dados e a análise, o relatório e a implementação. 
Será realizada uma análise estatística e descritiva dos resultados que serão apresentados em gráficos construídos, a partir do programa Excel e Word versão Office 2010, promovendo uma melhor visualização, interpretação e compreensão da análise da amostra. Após realização dos gráficos, será realizado um confronto entre as literaturas existentes sobre o tema em estudo.
Para Cervo; Bervian(2007), os gráficos são dados numéricos submetidos a uma análise estatística devendo evitar comentários e interpretações.
4.6 ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DA PESQUISA 
 A pesquisa será desenvolvida obedecendo os preceitos éticos e legais da resolução nº 466 de 12 de Dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS), que normatiza sobre as diretrizes e regulamentos para a realização de pesquisas envolvendo seres humanos. Esta resolução, insere sob a ótica do indivíduo e da coletividade os quatro preceitos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade com a finalidade de assegurar os direitos e deveres quem dizem respeito ao Estado, a comunidade científica e aos sujeitos da pesquisa (BRASIL, 2012).
Os participantes da pesquisa estarão respaldados pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecidos - TCLE (APÊNDICE “B”), datados e devidamente assinados voluntariamente, o que garantem total sigilo das informações obtidas e o anonimato dos entrevistados, não sendo permitido o repasse para terceiros. O sujeito pesquisado tem direito a todo e qualquer esclarecimento pertinente às questões do estudo, podendo retirar o consentimento em qualquer fase da pesquisa.
Esta pesquisa apresenta um risco mínimo, como constrangimento e receio de ser identificado, mas que pode ser reduzida mediante o dialogo esclarecedor dos objetivos deste estudo, bem como sua futura contribuição para a sociedade civil, a sociedade acadêmica e para os enfermeiros.
  	Ressalta-se que todas as despesas relativas ao projeto serão assumidas pela pesquisadora.
4 REFERENCIAS
ANDRADE, M.M. Introdução à metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
Bastos, L. F. et al. Perfil clínico e epidemiológico de crianças com cardiopatias congênitas submetidas à cirurgia cardíaca. Rev. Enfermagem.UFPE, 7(8),5298-5304. 2013. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11806>. Acesso em 03 de abril de 2017.
CERVO, L.A; BERVIAN, P.A. Metodologia cientifica. 5.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. p 28-50-109. 
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MINISTÉRIO DA SAÚDE, B. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde. 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.
MOORE, K. Embriologia clínica. 9.ed. Elsevier / medicina nacionais, 2013.
PINHEIRO, D. G. M; PINHEIRO, C. H. J; MARINHO, M. J. F. Comprometimento do desenvolvimento pondo-estatural em crianças portadoras de cardiopatias congênitas com shunt cianogênico. Rev Bras em Promoção da Saúde. Fortaleza. n. 2, v. 21. p. 98-102. abr./jun. 2008. Disponível em: < http://hp.unifor.br/pdfs_notitia/2312.pdf>. Acesso em 03 de abril de 2017.
SOUZA, P. et al. A relação da equipe de enfermagem com a criança e a família em pós-operatório imediato de cardiopatias congênitas. Arq Ciênc Saúde. 2008 out-dez;15(4):163-9. Disponível em: < http://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-15-4/IDB%20288.pdf>. Acesso em 03 de abril de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes