Buscar

Caso concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caso concreto 1
Dolores combina com Janaina acompanhá-la a escola, no quarteirão empunha um revólver38, disparando três tiros nas costas de Felisberto que vem a óbito imediatamente em decorrência das respectivas lesões.
Dolores responderá por homicídio qualificado art.121§2°,IV, pela surpresa que reduz a capacidade de defesa da vítima, pois Dolores atirou pelas costas não dando a possibilidade de resistência à vítima.
Homicídio motivado pela função que exerce não incide na qualificadora, porque era guarda municipal, assim não está prevista no art.121§2°,VII.
Questão objetiva: Resposta(D)
Caso Concreto 2
Hortência engravidou em consequência de estrupo, a gravidez resultante do crime contra a liberdade sexual e se valeu de meios mecânicos obstétricos diretos e de informações para realizar o aborto com a participação do enfermeiro Alexandrino.
Caracteriza crime praticado pela gestante, provocado pela própria pessoa, auto aborto com uso de meios mecânicos obstétricos previsto art. 124,1° parte CP .Alexandrino teve participação em concurso de agente quando forneceu o material e informações para o abortamento, com consentimento de Hortência art. 125 e 126 CP..
O código Penal absorve o aborto em caso de estrupo no art.128 II.
Questão objetiva 1) resposta C
Questão objetiva 2) resposta B
Caso concreto3
Marioscleide convencida por Eriosvaldo a suicidar-se pulou de um prédio de vinte andares, causando entorse no tornozelo, impossibilidade de exerce suas atividades e grávida de 3 meses de seu conhecimento, porém nada aconteceu ao feto.
Erisovaldo deverá responder por induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ,porque convenceu a Marioscleide a suicidar-se pulando do prédio de 20 andares.art.122CP.Não existe modalidade porque a conduta é atípica. tipo penal, lesão corporal de natureza leve art.129§1°CP.
Marioscleide responde por tentativa de aborto, conduta com dolo eventual porque assumiu o risco de o produzir, crime de auto aborto na modalidade tentada.art.124CP.
Questão objetiva: 1) resposta D
Questão objetiva: 2) resposta D
Caso concreto 4
Tonico com propósito de ofender, afirmou aos amigos que Abravanel havia tentado covardemente o suicídio, por causa de discussão familiar. Ficou indignado Abravanel, por não ser verdade e moralmente ofendido fez uma queixa crime.
Não esta correto. Caracteriza-se a acusação pelo advogado somente difamação, difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Art.139CP
Pena de 3 meses a 1 ano ,crime de menor potencial ofensivo ,crime condenado no JEC( juizado especial criminal),transação penal, crime comum, só admite na modalidade dolosa e honra objetiva.
O fato foi praticado na frente de várias pessoas, incide majorante que aumenta a pena de um terço art.141 inciso III.
Questão objetiva: 1) resposta B e D
Questão objetiva : 2) resposta B
Caso concreto 5
Afrânio e Idalina ambos colegas de trabalho. Idalina deixou o computador ligado e aberto, Afrânio compartilhou as fotos sensuais com Gilberto por intermédio do whats App.
O agente mediante a ausência de sua companheira de trabalho se apodera de fotos particulares no computador da mesma sem autorização .Não assiste razão ao delegado em enquadra na lei Carolina Dieckam , LEI12.737/2012 , Art. 154-A ,CP já que Idalina deixou o computador de trabalho aberto, para caracterização do dispositivo informático é necessário violação ao dispositivo ou mecanismo de segurança. A conduta de Afrânio se caracteriza em subtrair, mas não houve violação ao dispositivo, é um crime de menor potencial ofensivo , compete ao( JEC)
Juizado especial criminal é uma ação penal pública condicionada a representação.
Questão objetiva: resposta (C)
Caso concreto 6
Dependerá da interpretação do juiz que poderá tomar as seguintes medidas no caso há dois exemplos jurídicos. Que neste caso o agente cometeu um furto art.155, CP. Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel.
§2º Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção. Diminuí-la de um a dois terços, ou aplica somente a pena de multa.
As coisas de ínfimo valor podem ser objeto de crime contra o patrimônio, muito embora se deva agir com extrema a cautela nesse contexto, em face do princípio da insignificância. O conceito do princípio da insignificância é o de que a conduta praticada pelo agente atinge de forma tão ínfima o valor tutelado pela norma que não se justifica a repressão. Juridicamente, isso significa que não houve crime algum.
O princípio da insignificância é um preceito que reúne quatro condições essenciais para ser aplicado: a mínima ofensividade da conduta, a inexistência da periculosidade social do ato , o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade de lesão provocada.
Questão objetiva :resposta (D)

Outros materiais