Buscar

Apol 1 Sistema de Informação de Marketing e Comportamento do Consumidor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 – Sistemas de Informações de Marketing
A Fernanda’s Pink, loja de roupas conceituadas na cidade de Campo Grande/MS, acaba de adotar um sistema de inteligência de marketing, e seu objetivo é conhecer a preferência dos clientes para conceber a nova coleção a ser lançada no inverno. A gestora de marketing tem conhecimento de que o Facebook tem se mostrado eficiente para uso corporativo, pelo fato de que as comunidades têm divulgado importantes conteúdos, além de discussões, fóruns, mensagens individuais.
Imagine que a empresa vá utilizar essa ferramenta em seu sistema de inteligência de marketing, analise as afirmativas abaixo:
(I) O uso do Facebook permite que a empresa analise o comportamento dos clientes na questão de gostos pessoais.
(II) O uso do Facebook permite que a empresa obtenha informações sobre as cores mais comentadas no momento.
(III) O uso do Facebook pode ser comparado a uma pesquisa de marketing que objetiva conhecer o cliente com profundidade.
É correto o que se afirma em:
A - I, apenas.
B - II, apenas
C - I e II apenas.
D - I e III apenas.
E - II e III, apenas.
Questão 2/5 – Comportamento do Consumidor
Além de mostrar que o brasileiro quer mais qualidade, as pesquisas de mercado feitas pela Nielsen têm mostrado às empresas os hábitos, motivações, atitudes e padrões de compra dos consumidores. O cenário em geral é positivo para os fabricantes e varejistas. Espera-se um crescimento, mas um crescimento moderado. Por volta de 2,5% no volume do total de vendas no varejo. Isso vai gerar oportunidades de negócios sempre que eles forem mais competitivos, gerando condições melhores de qualidade e preço. O crescimento será especialmente no setor alimentar. O supermercado de porte médio é o que mais está aumentando. O mercado de farmácias também está mostrando crescimento. E o motor dessa evolução tem sido a inovação e a procura por novos produtos e nichos de mercado.
Também tem o aumento da sofisticação do consumidor. O preço continua influenciando, a diferença é que hoje o consumidor está mais disposto a pagar pela qualidade. Os produtos de maior crescimento nos últimos dois anos têm sido aqueles cujas marcas garantem qualidade. O consumidor identificado como classe C procura por produtos de qualidade, mas ainda não tem todo o dinheiro para pagar altíssima qualidade. É uma classe emergente, onde vemos um nível de bem-estar que está bem acima do que foi há duas décadas. E isso é uma ótima notícia para a indústria e para o varejo. A classe D também está começando a ter acesso a serviços e ao consumo. Será um novo impulso para o consumo no Brasil nos próximos cinco anos, se a economia continuar na direção certa. As classes A e B vão demandar maior sofisticação, vão exigir produtos de maior qualidade. Temos serviços de grande qualidade, mas estão concentrados em grandes cidades. Fora delas, os serviços ainda são fracos.
(Adaptado de: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT290370-16356,00.html)
Ao considerarmos as pesquisas de mercado, utilizadas para compreender o comportamento do consumidor como uma ciência social aplicada com propósitos mercadológicos bem definidos, pode-se afirmar que:
I - O consumo sob o olhar mercadológico não tem como propósito estar “a serviço das empresas” pois o conhecimento gerado seria pouco aplicável.
II - É possível utilizar a pesquisa para compreender o comportamento de consumo de um grupo específico e utilizar o conhecimento adquiro para melhorar as práticas de marketing.
III - O estudo do comportamento do consumidor com um viés mercadológico tem um papel central no processo de marketing, pois nesta perspectiva considera-se o cliente como o desencadeador da cadeia.
IV - Do ponto de vista mercadológico, quanto mais aplicável a pesquisa maior o seu valor para a área de marketing.
Escolha a opção correta:
A - Apenas a afirmativa I está correta
B - As afirmativas I e II estão corretas
C - Apenas afirmativa II e III estão corretas
D - As afirmativas II, III e IV estão corretas
E - Apenas a afirmativa IV está correta
Questão 3/5 – Sistemas de Informações de Marketing
O Hotel Florence, em Foz do Iguaçu/PR, é reconhecido pelo seu bom relacionamento com os clientes, isso se dá pela sua eficácia em gerar informações sobre eles. Eles sabem que ao se conhecer de verdade os seus frequentadores e lhes dar o atendimento necessário, a reação desses clientes será retornar sempre que forem visitar as belezas da cidade. Esse hotel consegue gerar informações sobre as preferências dos hóspedes, como a temperatura adequada do quarto, seus programas preferidos de TV.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às informações que podem ser geradas com grande possibilidade de certeza antes mesmo do cliente se hospedar:
(V) Estilo musical do hóspede;
(V) Tipos de alergia que o hóspede possui;
(F ) Valor que o hóspede gastará coma viagem.
(V ) Motivo da viagem do hóspede;
(V ) Expectativa do hóspede com a viagem;
Agora, marque a sequência correta:
A - V, V, V, V, V
B - V, F, V, F, V.
C - V, V, F, V, F.
D - V, V, F, V, V.
E - F, V, V, F, V.
Questão 4/5 – Comportamento do Consumidor
No universo fashion não há mulher que não queira um sapato com a marca de Christian Louboutin: a sola de laca vermelha. Mas em recente entrevista à revista "New Yorker", o designer disse que faz sapatos para agradar aos homens, não às mulheres. "Homens são como touros, não resistem à sola vermelha".
Louboutin até desenha sapatos sem salto bem estilosos, não necessariamente confortáveis. Ele diz que odeia o conceito de conforto porque "é como as pessoas dizem 'bem, não estamos apaixonados, mas é uma relação confortável'".
Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/louboutin-diz-que-odeia-conceito-de-conforto-que-faz-sapatos-para-agradar-aos-homens-2807552
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - Os sapatos de Christian Louboutin tem um apelo utilitário.
II - A escolha por um sapato Louboutin considera que o consumidor não escolhe o seu produto com base em critérios racionais.
III - Os sapatos Louboutin valorizam aspectos hedônicos do consumo.
IV -A empresa Louboutin não tem mercado, pois não produz sapatos com benefícios concretos, como o conforto.
Alternativas:
A - São corretas apenas as afirmativas I, II.
B - São corretas apenas as afirmativas II, III
C - São corretas apenas as afirmativas III, IV.
D - São corretas apenas as afirmativas I, II, III.
E - São corretas apenas as afirmativas II, III, IV.
Questão 5/5 – Sistemas de Informações de Marketing
O Mercado municipal do Bonfim em salvador pretende conhecer seus frequentadores através de seu consumo, para isso, não será necessário investir em uma pesquisa de mercado, basta ele coletar todas as informações geradas pelos lojistas e realizar um estudo.
Nesse levantamento, uma das variáveis comportamentais que eles podem concluir é:
(A) - O ticket médio de consumo
(B) - a intenção de compra dos clientes
(C) - os atrativos que devem ser lançados.
(D) - a frequência de consumo atual e futura
(E) - a procura dos clientes por outros mercados conconrrentes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais