Buscar

2º Seminário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
2º Seminário: Código Civil e Código de Defesa do Consumidor
*
*
Questão central
Quando se pode aplicar a um contrato o Código de Defesa do Consumidor (CDC; Lei nº 8.078/1990) e quando, ao contrário, o contrato é regulado apenas pelas normas do Código Civil?
*
*
*
Contratos de consumo
Os contratos aos quais se aplica o CDC são chamados de contratos de consumo. Podem ser de diferentes tipos (compra, locação, prestação de serviços, seguro, empréstimo, etc.), desde que celebrados entre um fornecedor e um consumidor.
*
*
*
Fornecedor
Fornecedor, de acordo com o art. 3º do CDC, é quem exerce atividade de comercialização de produto ou serviço.
Entende-se que há exercício de atividade quando o comércio ou a prestação do serviço ocorre com habitualidade.
Exceção: não é fornecedor quem presta serviço como empregado (CDC, art. 3º, § 2º).
*
*
*
Consumidor
De acordo com o art. 2º do CDC, consumidor é o destinatário final do produto ou serviço.
Segundo a interpretação predominante, “destinatário final” é quem NÃO usa o produto ou serviço contratado para o exercício de comércio ou profissão.
De acordo com essa interpretação, o empresário que adquire produto ou contrata serviço para a sua empresa não é consumidor.
*
*
*
A exceção da vulnerabilidade
Excepcionalmente, a jurisprudência tem admitido tratar como consumidor aquele que adquire produto ou contrata serviço para o seu comércio ou profissão. Exige-se, para tanto, que o empresário ou trabalhador esteja em posição de vulnerabilidade em relação à outra parte.
Caracteriza-se a vulnerabilidade pela falta de poder de barganha (vulnerabilidade econômica), pela dificuldade de acesso à informação (vulnerabilidade técnica) ou pela dificuldade de acesso a aconselhamento jurídico (vulnerabilidade jurídica).
*
*
*
Aplicação subsidiária do CC
Sempre que o contrato for de consumo, aplicam-se, em primeiro lugar, as normas do CDC. As normas do Código Civil, no entanto, também se aplicam, subsidiariamente, a esses contratos.
O mesmo vale para os contratos regulados por outras leis especiais, como a Lei nº 8.245/1991 (Lei do Inquilinato) e a Lei nº 9.656/1998 (Lei dos Planos de Saúde).
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais