Buscar

Direito de Família

Prévia do material em texto

Família
Conceito de Direito de Família. - abrange todas as pessoas ligadas por vínculo de sangue, que procedem, portanto, de um tronco ancestral, além das unidas por afinidade e por adoção
Os princípios de Direito de Família: Princípio da Dignidade da Pessoa Humana; Princípio da Solidariedade Familiar; Princípio da Pluralidade de entidades familiares; Princípio da Intervenção Mínima do Estado, Princípio da liberdade quanto ao planejamento familiar; Princípio da Isonomia entre cônjuges; Princípio da isonomia entre filhos; Princípio do melhor interesse do menor; Princípio da paternidade responsável; Princípio da Afetividade;
Famílias na constituição: famílias advindas do casamento, da união estável e a monoparental.
-anaparental: somente filhos
-homoafetiva: pessoas do mesmo sexo
-eudemonista: vínculo afetivo
-multiparentalidade: pais biológicos e pais socioafetivos (não é adoção civil)
Relação de Parentesco
por sangue
por afinidade - entre os parentes do cônjuge até 2 grau
por adoção - parentesco civil
Vínculo - linha reta (ascendentes e descendentes) e colaterais (tronco comum) | grau (distância de gerações)
*Igualdade de direitos dos filhos resultantes de qualquer origem.
Casamento
Conceito: união legal entre duas pessoas, com o objetivo de constituir família
Natureza Jurídica: Teoria Clássica (contratualista), Teoria Institucionalista ( instituição social), Teoria Eclética (contrato onde os nubentes aderem a uma instituição pré-organizada, alcançando o estado matrimonial)
Características: ato solene, normas de ordem pública, estabelece comunhão plena de vida, admite divórcio, não diversidade de sexos, negócio jurídico puro e simples, liberdade de escolha do nubente.
Finalidade: comunhão plena de vida 1511 -> amor + afeição + igualdade de direito e deveres + mútua assistência
Eficácia do casamento - 1565 - assumem mutuamente os encargos da família (responsabilidade) - sustento, direção da família, deveres.
Quando acontece o casamento? 1514 -> sim de ambos os nubentes + declaração da autoridade competente
->Processo de Habilitação
Capacidade para o casamento
-maior de 16 (idade núbil) e menor de 18 -> podem casar com autorização de ambos os pais - 1517 (podem revogar autorização até celebração do casamento) - 1518
se houver divergência entre os pais - o juiz pode decidir (quando injusta) 1519
Exceção-> menor de 16 em caso de gravidez -1520
Se o menor de 16 anos já convive anteriormente e querem casar, o juiz pode aceitar - Suprimento judicial - Jurisprudência. - regime separação universal de bens (obrigatório)
cumprimento de pena criminal (revogada tacitamente)
Procedimento - noivos requerem o procedimento no cartório do seu domicílio e levam os documento do art 1525.
Pessoalmente perante oficial do registro com audiência do MP (etiquetinha)
Se estiver tudo certo, o oficial extrairá o certificado de habilitação - Prazo de 90 para casar (contar da data que foi extraído o certificado)
Impedimentos - não podem casar - gera nulidade - tem ligação de parentesco -> pais com filhos, irmãos, genro com sogra ( afins em linha reta), adotado com filho do adotante (são irmãos por afinidade) - arguir até a celebração do casamento (qualquer pessoa capaz) - após arguir nulidade 
Suspeição - não devem casar - gera anulabilidade - tem ligação patrimonial -> viúvo/a enquanto não fizer inventário $$, divorciado enquanto não fizer a partilha de bens $$, tutor/curador enquanto não cessar tutela/curatela (pois este cuida das contas do tutelado) -> SE QUISEREM CASAR PODE, MAS TERÁ OBRIGATORIAMENTE QUE SER NO REGIME DE SEPARAÇÃO UNIVERSAL DE BENS
->Celebração do Casamento
Formalidades Essenciais: Petição dos Contraentes -1533, Possibilidade do ato nupcial (portas abertas) - 1534, Presença simultânea dos contraentes (ou por procuração - instrumento público com poderes especiais - podendo ser revogado) testemunhas e autoridade celebrante - 1535, Afirmação dos nubentes (sim dos dois), Declaração da autoridade celebrante do ato (aqui é a concretização do casamento)
Formalidade probatórias: Lavratura do assento no livro de registro - 1536
*A celebração do casamento será suspensa quando: não quiserem casar (diz não) ou se arrependerem. Poderá haver retratação, mas somente poderão voltar a celebração pra casar 24h depois. Pra dar tempo de pensar.
->Provas do Casamento 
Provas Diretas- Específicas: casamento no Brasil (certidão de casamento), casamento no exterior (tem 180 dias para registrar no brasil, depois que chegar aqui); Supletivas: outros meios, justificada a perda do registro civil - ex tunc
Provas Indiretas- posse do estado de casados - duas pessoas que viveram como casadas (more uxorio) e assim eram consideradas por todos (não é união estável).
->Espécies de Casamento
- Casamento Putativo - 1561:embora nulo ou anulável, foi contraído de boa-fé (ignorância da existência de impedimentos) por um ou ambos os cônjuges. Produz todos os efeitos até a sentença anulatória.
- Casamento em caso de moléstia grave - 1539: Gravidade de estado de saúde que impede a locomoção e adiar adiar a celebração - é uma exceção das formalidades para o casamento, pressupõe-se que já haja certidão de habilitação, só não ocorreu a celebração ainda. Casamento de UTI
- Casamento nuncupativo - Iminente risco de vida (vai morrer a qualquer momento, daí corre pra casar imediatamente) dispensa o processo de habilitação e da autoridade celebrante - em razão de extrema urgência - presença de 6 testemunhas (que não tenham parentesco em linha reta) - depois tem que requerer homologação judicial ( o cônjuge sobrevivente)
-Casamento religioso com efeitos civis -1516: 1caso: com prévia habilitação - celebra o religioso e tem 90 dias para registrar no civil; 2 caso: com habilitação posterior - primeiro casa no religioso, depois requerer a qualquer tempo o registro no civil (aí sim serão casados perante “a justiça”) ex tunc
-Casamento Consular - celebrado por brasileiro no estrangeiro, perante autoridade consular brasileira - tem 180 para registrar no brasil, quando chegar.
-Conversão de União Estável em casamento -1726: mediante pedido ao juiz (obrigatório no caso de não ter registrado a união estável - mundo fático) e assento no registro civil.
->Esponsais - Noivado - Promessa de Casamento: VENOSA [2] “trata-se, em síntese, da promessa de casamento, de um negócio preliminar (natureza jurídica)”. - se o rompimento for vergonhoso, vexatório, de maneira a se enquadrar em ato ilícito, é possível a indenização por dano moral.
Para caracterizar o real dano em caso de rompimento de noivado deve haver a violação do bem jurídico tutelado, uma vez que, o Estado não pode interferir em todas as relações íntimas de afeto, pelo cunho estritamente privado. A partir do momento que o ato lesivo de uma pessoa afeta outra, a tal ponto de causar prejuízo, o diálogo sai do ponto privado e toma respaldo público, devendo ser zelado pela esfera Estatal. (http://emporiododireito.com.br/esponsais-uma-promessa-de-casamento-e-a-responsabilidade-civil/)
União Estável
Conceito -> convivência pública, contínua e duradoura - objetivo de constituir família.
Bens/patrimônio -> salvo em contrato escrito, aplica-se o regime de comunhão parcial de bens - 1725
Admite-se que as pessoas separadas de fato (aquelas que ainda são casadas “no papel”), constituam união estável - art 1723, §1.
Não se constituirá se houver alguma causa de impedimento do art 1521.
Deveres-> lealdade, respeito, assistência, guarda, sustento e educação dos filhos
Conversão União Estável em casamento-> requerimento formulado ao juiz e providenciar o assento no registro civil (averbação do pacto) (RCPN) - art 1726
Concubinato-> relacionamento envolvendo pessoas casadas (adultério) - relações não eventuais - não enseja união estável
União estável homoafetiva -> o STF igualou a união estável homossexual à heterossexual
Regime de Bens + DivórcioPrincípios - Mutabilidade Motivada - a partir 2002 - art 1639,§2 - é admissível a alteração do regime de bens - consenso entre ambos os cônjuges + motivação + preservar direito de terceiro
*há julgados permitindo o consenso de somente um dos cônjuges, pois o outro pode estar envolvido ex.: um dos cônjuges viciado em drogas e vendendo o patrimônio do casal.
Pessoas casadas antes de 2002 também podem mudar o regime de bens
Regimes em espécies
-Comunhão Parcial de bens-> comunicam-se os bens após o casamento - DATA - excluem-se (art 1659) - doação, herança (sub-rogação) - É regime legal
-Comunhão Universal de bens -> comunicam-se os bens anteriores e durante o casamento - TUDO - exceção se houver cláusula de incomunicabilidade ou por convenção antenupcial 
-Separação de Bens -> cada um com o seu - TITULARIDADE
-Participação Final nos Aquestos - durante o casamento (cada um com o seu patrimônio), após o casamento divide-se os bens que estiverem dentro da casa e não tenha titularidade própria.
Regime de Separação Obrigatória de bens -> Os que causaram com causas suspensivas; maiores de 70 anos; os que dependerem de suprimento judicial (menores de 16 anos sem autorização dos pais, mas com a autorização do juiz).
Pacto Antenupcial - especificar alguma coisa no regime de bens - é feito no processo de habilitação - será nulo se não for feito por escritura pública e ineficaz se não seguir o casamento. Registrado no registro de imóveis para ter efeito perante terceiros.
Antes de 2010 - que aboliu o prazo para divorciar - EC/66 - 1571,IV, CC
Divórcio Direto - após 2 anos de Separado de fato
Divórcio Indireto - Após 1 ano da sentença de Separação Judicial - pedir a conversão em divórcio 
Motivação para Divorciar/Separar - art 1572
Caput - Sanção - ato grave
§1 - Falência - acabou o casamento - ruptura da vida em comum
§2 - Remédio - por doença mental grave (posterior ao casamento, cura improvável) 
LEI Nº 12.874 disciplina o divórcio consular (no estrangeiro).
Requisitos: Na petição, a ser assinada por ambas as partes, serão definidos os termos do acordo do divórcio (partilha de bens; informação sobre eventual existência de filhos comuns maiores e capazes; disposição sobre eventual necessidade de pagamento de alimentos; eventual retomada por cônjuge de nome de solteiro ou manutenção do nome de casado)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

7 pág.
Copia de Questionario Civil VI

Colegio Estadual Padre Alexandre De Morais

User badge image

Dani Araujo

29 pág.
2- Do casamento

Colegio Estadual Padre Alexandre De Morais

User badge image

Dani Araujo

Perguntas Recentes