Buscar

Sem título 1.odt avaliando aprendizado 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENSINO CLÍNICO VI - TEÓRICO
	Simulado:
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 16/04/2017 13:02:44 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307270822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Realizando uma comparação entre a obra do escritor brasileiro Machado de Assis - O Alienista - e a Lei da Reforma Psiquiátrica, nº 10.216, de 6 de abril de 2001, faça uma leitura atentiva do texto e assinale a opção correta. F. F. A., sexo masculino, 23 anos, solteiro, natural do Rio de Janeiro, encontrado na cama da enfermaria masculina, foi admitido no dia no 11/09/13, trazido pela irmã. Consta em seu registro de admissão: procedente de sua residência, apresentando sintomas de agressividade e agitação. Já esteve internado em outras ocasiões devido a problemas psiquiátricos. Vive com a mãe, a irmã e o irmão em casa própria. Não tem vida social ativa e apresenta dificuldade de relacionamento familiar. Em casa o paciente faz uso de medicamentos há 06 anos, mas a irmã não soube especificar quais. Relata ainda, fazer uso de substâncias psicoativas (álcool). Na sua história familiar existem antecedentes psiquiátricos (irmão com transtornos mentais). Mostrou-se calmo e calado durante toda a entrevista de enfermagem. A sua história patológica pregressa é de Esquizofrenia. Com isso, levando em consideração os caminhos e tendências das Novas Políticas de Saúde Mental, qual seria a melhor proposta de modelo assistencial para o caso, após sua alta hospitalar, construído de forma a evitar que a pessoa cuidada não seja excluída do processo da Reforma.
	
	
	
	(E) Os CAPSi são especializados no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais, dão resposta à demanda em saúde mental em municípios com mais de 200.000 habitantes. Funcionam durante os cinco dias úteis da semana, e têm capacidade para realizar o acompanhamento de cerca de 180 crianças e adolescentes por mês. A equipe mínima para estes serviços é de 11 profissionais de nível médio a superior.
	
	(B) SHRad - Serviços Hospitalares de Referência para Álcool e outras Drogas (SHRad) para municípios com população superior a 200.000 habitantes: estas unidades estão em fase final de regulamentação pelo Ministério da Saúde. Os principais objetivos dos SHRad serão o atendimento de casos de urgência/emergência relacionados a álcool e outras drogas (Síndrome de Abstinência Alcoólica, overdose etc.) além da redução de internações de etilistas e dependentes de outras drogas em hospitais psiquiátricos.
	
	(D) CAPS III, serviços de atendimento durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados. Possuem no máximo cinco leitos, com acompanhamento noturno e internações curtas (de algumas horas a, no máximo, sete dias), com equipe mínima de 16 profissionais de nível médio a superior, e outras para atendimento noturno e de final de semana.
	 
	(C) CAPS ad - De acordo com a deliberação da III Conferência Nacional de Saúde Mental em 2001, que propôs a reorientação dos modelos assistenciais em saúde mental, a ampliação dos Programas de Redução de Danos (PRDs) e o cuidado proposto no CAPSad. (BRASIL, 2002), instituiu as práticas transversais de saúde ao conectar às forças sociais do território os serviços de saúde, promovendo múltiplas dimensões de cuidado e atenção para os usuários.
	
	(A) Programa De Volta Para Casa - integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas por transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (2 anos ou mais) ininterruptos.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307715446)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um casal adulto jovem gastou todas suas economias com tratamento de doença grave do filho. O esposo encontra-se depressivo, irritado, com baixo desempenho no emprego e aumento de consumo alcoólico. Este relato sugere vivências de uma possível crise:
	
	
	 
	Cíclica
	 
	Situacional
	
	Eventual
	
	Transitória
	
	Evolutiva
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307245703)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um dos distúrbios da sensopercepção que pode ser avaliado no exame psíquico é a alucinação. Podemos afirma que alucinação é:
	
	
	
	Uma alteração da realidade tendo como base um objeto real;
	 
	Uma alteração no conteúdo do pensamento;
	
	Uma alteração na velocidade do pensamento;
	 
	Uma alteração da realidade não tendo como base um objeto real;
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307641920)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No início do século XIX, o Rio de Janeiro passava por uma reforma urbanística com vistas a tornar-se uma metrópole moderna; conseqüentemente, vadios mendigos e loucos ¿ ou seja, pessoas que perturbavam a ordem pública e social ¿ deveriam ser excluídos. Muitos eram internados nos porões da Santa Casa de Misericórdia onde viviam em situação precária. A partir de denuncias e solicitações de médicos, o provedor da Santa Casa decidiu tomar medidas para construção de um hospício.
	
	
	
	(D) Usavam-se meios de persuasão para que os doentes permanecessem calmos e obedientes, meios de repressão (privação de visitas, alimentos, colete de força) eram proibidos.
	
	(B) As instituições de saúde mental eram construídas nos centros das cidades, facilitando assim o acesso dos usuários.
	 
	(A) Em 1841, o imperador D. Pedro II determinou a construção do primeiro hospício brasileiro, que se chamava: Hospício Pedro II.
	 
	(E) Todas as anteriores estão corretas.
	
	(C) A psiquiatria brasileira nasceu seguindo o modelo alemão, que desenvolvia o conhecimento científico da psiquiatria.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307205876)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	João, 23 anos, solteiro, estudante de direito, deu entrada no hospital psiquiátrico apresentando os seguintes sintomas: Ansioso, heteroagressivo, dizendo que seus vizinhos colocaram câmeras em seu quarto e estavam monitorando seu dia-a-dia. João agrediu um dos vizinhos pedindo que ele parasse de vigiá-lo. Tendo como base o exame psíquico, em relação ao conteúdo do pensamento, João apresenta um quadro de:
	
	
	 
	Ilusão;
	
	Taquipsiquismo
	
	Logorreia.
	 
	Delírio;
	
	Alucinação;
	
	
	
	 
	
	
	   ENSINO CLÍNICO VII - TEÓRICO
	
	Aluno(a):
	Matrícula: 
	Desempenho: 0 de 0,5
	Data: 16/04/2017 13:03:38 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307274170)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A escala de Cincinatti permite a detecção precoce de sinais relacionados à ocorrência de uma Acidente vascular. Quais os sinais investigados nesta escala:
	
	
	
	Desvio de comissura labial,cefaléia e sonolência
	
	Desvio de comissura labial, letargia, sonolência
	 
	Desvio de comissura labial, letargia e cefaléia
	 
	Desvio de comissura labial, disartria e diminuição de força
	
	Desvio de comissura labial, diminuição de força e sonolência
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307633807)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A análise do pH sanguíneo, "p" - alemão potenz - poder de concentração e "H" - íon de hidrogênio (H+), indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo. Sobre esta informação, marque a alternativa CORRETA:
	
	
	 
	Possibilita avaliar o equilíbrio químico entre os ácidos e as bases existentes no organismo para a manutenção da quantidade ideal de íons hidrogênio nos líquidos intracelular e extracelular.
	 
	O equilíbrio ácido-básico pode ser avaliado com precisão, onde os erros na leitura independem do tipo sanguíneo (arterial ou venoso) ou habilidade na interpretação.
	
	Normalmente, o sangue é discretamente alcalino, com um pH situado na faixa de 7,25 a 7,45.
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio se eleva, acima dos valores normais, temos instalado um quadro de Acidose.
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio diminui, abaixo dos valores normais, temos instalado um quadro de alcalose.
3a Questão (Ref.: 201307633780)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Referente ao estudo da Eletrocardiografia, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	O Eletrocardiograma registra as atividades elétricas do coração em forma de ondas, que mostram a despolarização(contração) e a repolarização(relaxamento).
	
	Possibilita a identificação de distúrbios do ritmo, alterações da condução e desequilíbrios eletrolíticos.
	
	Auxilia no diagnóstico e monitoração de alguns distúrbios: Infarto do Miocárdio e Pericardite.
	 
	É o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, auxiliam no diagnóstico das cardiopatias e outras condições patológicas (ex.distúrbios metabólicos), porém algumas anomalias cardíacas não alteram o ECG.
	 
	Auxilia na análise de atividades cerebrais, facilitando o diagnóstico de morte encefálica
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307274164)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1)Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Monitor multiparâmetro é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para:
	
	
	 
	Registrar os parâmetros hemodinâmicos do paciente
	 
	Ventilar o paciente de maneira invasiva
	
	Ventilar o paciente de maneira não invasiva
	
	Registrar traçados eletrocardiográficos do paciente
	
	Permitir que medicamentos sejam administrados com controle rigoroso do volume
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307633774)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a execução do exame físico realizado em pacientes graves, a função neurológica pode ser mensura através da avaliação de alguns sinais sugestivos de lesão cerebral. Um paciente que apresenta posição de adução e flexão dos membros superiores, rotação interna dos membros inferiores e flexão plantar dos pés, caracteriza-se com sinais de:
	
	
	
	Descerebração
	
	Sedação profunda
	 
	Edema cerebral
	 
	Decorticação
	
	Anisocoria
	
	
	
	 
	
	
	   TANATOLOGIA
	Simulado: 
	Aluno(a):
	Matrícula:
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 16/04/2017 13:04:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307196078)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere à morte: I - No mundo ocidental encontra-se integrada às práticas coletivas, não sendo caracterizada como um problema. II - O significado que lhe atribuem reflete o sentido que diferentes povos dão à vida. III ¿ A morte no ocidente não se distingue da morte no oriente.
	
	
	
	As afirmativas I, II e III estão incorretas.
	 
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão incorretas.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307767561)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Santos e Bueno (2011), no seu estudo ¿Educação para morte a docentes e discentes de enfermagem: revisão documental da literatura científica¿:
	
	
	 
	Os docentes vivenciam sentimentos de desamparo, temor e insegurança sobre como expressarão o sentimento de morte aos alunos e aos familiares do paciente.
	
	A abordagem da morte na formação acadêmica é muito ampla, mas existe a necessidade de publicação cientifica sobre o tema.
	
	A promoção de encontros sobre os temas morte e luto não favorece a mudança de crença, atitude e comportamentos, por isso não deve ser estimulada.
	
	O tema morte só diz respeito a pesquisadores e profissionais da saúde que atuam na área de urgência e emergência.
	
	Deve-se preparar o discente para enfrentar a morte, mesmo que esta signifique fracasso e frustração pessoais.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307704971)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os fenômenos que ocorrem após a morte, qual dos citados abaixo representa um fenômeno transformativo-destrutivo?
	
	
	
	Livores de hipóstase.
	 
	Maceração
	
	Rigidez cadavérica
	
	Mumificação.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307715058)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para os Ocidentais o enfrentamento da morte :
	
	
	 
	não é só lúcida, calma e heróica, mas com o intelecto corretamente dirigido para a superação e sublimação mental da dor e do sofrimento proporcionados pela enfermidade do corpo.
	 
	tem como reação à morte revela procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor.
	
	vivência pacífica da morte se dá através da correta prática de uma fidedigna Arte de Morrer, a morte terá então perdido o seu estado negativo e redundará em vitória.
	
	os levam a não ter preocupações permanentes com o adoecer e o morrer.
	
	vivência pacífica da morte se dá através da correta prática de meditação.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308040502)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os profissionais de enfermagem frente ao adolescente que tentou o suicídio. Marque a sentença verdadeira.
	
	
	 
	II - O profissional da enfermagem deve estabelecer um relacionamento terapêutico com o paciente, uma relação de confiança.
	 
	V - O paciente que já apresentou uma tentativa de suicídio apresentou uma chance maior de cometer outro episódio na sequência.
	 
	IV ¿ O paciente durante relacionamento interpessoal com o profissional de enfermagem, tende a se desarmar, revelando fatos que não havia dito a outros profissionais. Isso acontece pelo contato distante que se estabelece com o paciente.
	 
	I ¿ O profissional de enfermagem não é importante durante o processo terapêutico. Sendo responsabilidade privativa do médico.
	 
	III - O profissional da enfermagem para cuidar de paciente com ideia suicida não é necessário qualificação e preparo para esse tipo de abordagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais