Buscar

introdução ao estudo do direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702731827)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sendo uma disciplina propedêutica(introdutória) a IED pretende introduzir entendimentos e conceitos básicos ao aluno. Entre alguns abaixo selecionados, assinale a alternativa ERRADA:
		
	
	a) A Doutrina ou Direito Científico, compõem-se de estudos e teorias, desenvolvidos pelos juristas, com o objetivo de sistematizar e interpretar as normas vigentes e de conceber novos Institutos jurídicos reclamados pelo momento histórico. É a communis opinio doctorum. Os estudos doutrinários localizam-se nos tratados, monografias, sentenças, artigos científicos e pareceres.
	
	d) Os princípios são verdades ¿fundantes¿ de um sistema de conhecimento. Toda forma de conhecimento filosófico ou científico implica a existência de princípios, ou seja, de certos enunciados lógicos admitidos como condição ou base de validade das demais afirmações que compõem o saber jurídico.
	 
	b) O Direito se destina a regular a conduta do homem isolado.
	
	c) A Doutrina oferece valiosos subsídios ao legislador na elaboração de novas leis, influencia nos costumes, na atividade judicial e no ensino jurídico. A atividade doutrinária beneficia e facilita o trabalho dos advogados e juízes assim como o dos estudantes de Direito, porque é capaz de proporcionar embasamento científico ao raciocínio jurídico. O instrumental básico dos estudantes são os livros e os códigos. Se a prática forense é necessária à formação do bacharel, a verdadeira cultura tem por fundamento o sólido conhecimento doutrinário.
	
	e) Os princípios gerais de direito normalmente não estão declarados nas normas jurídicas; estão implícitos, pois permitem a análise dos diversos sub-sistemas que compõem o ordenamento jurídico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702747632)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando dizemos que o "direito brasileiro proíbe crimes contra a propriedade intelectual", a palavra "direito" designa:
		
	 
	Norma.
	
	Justiça.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	Fato-social.
	
	Faculdade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702172842)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
"No universo, há coisas que se encontram, por assim dizer, em estado bruto, ou cujo nascimento não requer nenhuma participação de nossa inteligência ou de nossa vontade. Mas, ao lado dessas coisas, postas originariamente pela natureza, outras há sobre as quais o homem exerce a sua inteligência e a sua vontade, adaptando a natureza a seus fins." O trecho retirado da obra de Miguel Reale se refere à dualidade existente entre:
		
	
	 direito subjetivo e direito objetivo
	
	 juízo de valor e juízo de realidade
	 
	 mundo natural e mundo cultural
	
	direito positivo e direito natural
	
	moral e direito
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702668777)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Mílton, entristecido, comenta com o amigo Hélio, que lendo o art. 1.595, parágrafo 2º do Código Civil, teve ciência que o vínculo que o une à sua sogra é definitivo, independentemente de continuar ou não casado. Ao que Hélio ponderou que tal fato não representa maiores dissabores, vez que, existem sogras que são verdadeiras ¿segunda mãe¿. Pelas manifestações de Hugo e Cid, estamos diante de:
		
	
	c) Juízo de Realidade em ambos os casos.
	 
	d) Juízo de Realidade e Juízo de Valor
	
	b) Juízo de Valor em ambos os casos.
	
	e) Nas manifestações não incidem qualquer juízo relevante.
	
	a) Juízo de Valor de Juízo de Realidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702862966)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação à distinção entre Direito e Moral assinale V para as corretas e F paras as falsas e aponte a opção correta: ( ) Dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência, enquanto o dever jurídico deve ser observado sob pena de sofrer o devedor os efeitos da sanção organizada, aplicável pelos órgãos especializados da sociedade. ( ) A Moral se preocupa pela vida interior das pessoas, sendo certo que, neste campo, a ação exteriorizada pelo sujeito precisa ter correlação com a sua vontade. Assim, diz-se que a moral é heterônoma. ( ) A atributividade da moral significa que os sujeitos envolvidos na relação ficam autorizados a pretender, exigir, ou a fazer, garantidamente, algo. ( ) Por ser heterônomo, no campo do Direito, pode ser que haja uma coincidência entre a vontade do sujeito e o conteúdo da norma jurídica, mas isso não importa para o Estado. ( ) Em um processo, o filho rico foi forçado pelo Juízo da 4º Vara de Família da Comarca de Salvador a pagar alimentos ao pai pobre. Nesse caso, o filho praticou um ato moral, tendo em vista que observou dever de solidariedade familiar.
		
	 
	a) V-V-F-V-F
	
	e) F-F-V-F-F
	
	b) F-V-F-F-V
	 
	d) V-F-F-V-F
	
	c) V-F-V-V-F

Outros materiais