Buscar

AULA TRANSPORTE PASSIVO E ATIVO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROFª Paloma Barreto de Oliveira
TRANSPORTE
PASSIVO E ATIVO
TRANSPORTE PASSIVO
“ É o transporte que ocorre entre duas soluções que tem por objetivo igualar as concentrações.”
“ Ocorre sem o gasto de energia.”
TRANSPORTE PASSIVO
Dois tipos: Difusão e Osmose
DIFUSÃO
DIFUSÃO SIMPLES
DIFUSÃO FACILITADA
DIFUSÃO SIMPLES
É um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia celular) de um soluto através da membrana a fim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.
Exemplo: Hematose
DIFUSÃO SIMPLES
DIFUSÃO FACILITADA
 Ocorre com auxílio de proteína transportadora (permease), que se liga à substância e a transporta para dentro ou fora da célula
Exemplo: Glicose
DIFUSÃO FACILITADA
GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO: indica a alteração no valor da concentração de determinada substância por unidade de espaço.
MEIO HIPERTÔNICO: concentração do soluto é maior em comparação a outro meio.
MEIO HIPOTÔNICO: concentração do soluto é menor em comparação a outro meio.
MEIO ISOTÔNICO: Concentração de soluto é equilibrada em comparação a outro meio.
OSMOSE
Passagem de água através de membranas seletivamente permeáveis, estas permitem a passagem do solvente e não de soluto, este processo não envolve mobilização de energia e o fluxo de água é dado sempre do meio com menor concentração em soluto (meio hipotônico) para o meio com maior concentração em soluto (meio hipertônico).
OSMOSE
TRANSPORTE ATIVO
No transporte ativo, proteínas carreadoras podem agir como bombas para transportar um soluto contra o seu gradiente eletroquímico, usando energia fornecida pela hidrólise de ATP.
Exemplos: 
Sódio e Potássio;
Açúcar (quando há necessidade de mais açúcar na célula);
Alguns aminoácidos;
TRANSPORTE ATIVO
ENDOCITOSE
Consiste na absorção de material (tais como: moléculas, pedaços de detritos e até outras células), tudo isso pela membrana celular, ou seja, é o transporte de substâncias do meio extra-celular para o intracelular.
 FAGOCITOSE
ENDOCITOSE
 PINOCITOSE
 
 ENDOCITOSE 
 MEDIADA POR RECEPTOR 
FAGOCITOSE
Processo realizado pela célula para englobar partículas sólidas e enviá-las ao seu interior.
FAGOCITOSE
PINOCITOSE
Processo de endocitose em que a célula absorve líquidos ou pequenas partículas inespecíficas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas por transporte em massa através da membrana plasmática. 
PINOCITOSE
ENDOCITOSE MEDIADA POR UM RECEPTOR
 É semelhante à fagocitose mas, neste caso, a partícula a ser endocitada liga-se a proteínas receptoras específicas concentradas em determinados locais da membrana plasmática. Estes locais formam uma pequena depressão na membrana plasmática que está coberta por uma proteína fibrosa. a clatrina.
 Quando uma das proteínas receptoras se liga a uma determinada macromolécula para qual é específica, a depressão envagina e forma uma vesícula. A clatrina confere estabilidade à vesícula que é transportada para o interior da célula. Já no citoplasma a vesícula perde a sua cobertura de clatrina e pode fundir-se com lisossomas para se processar a digestão das partículas. Dada especificidade das proteínas receptoras para determinadas macromoléculas, este tipo de endocitose mediada tende a ser mais rápido e eficiente para o transporte de substâncias mais raras.
ENDOCITOSE MEDIADA POR UM RECEPTOR
ENDOCITOSE MEDIADA POR UM RECEPTOR
EXOCITOSE
Processo biológico pelo qual uma célula eucariótica viva libera substâncias para o fluido extracelular, seja o fluido que envolve as células de um tecido, nos organismos multicelulares, seja para o ambiente aquático, por modificação da membrana celular, isto é, sem ser por difusão. É o oposto de endocitose; entretanto, ambas precisam de energia metabólica (ATP).
 EXCREÇÃO SECREÇÃO
EXOCITOSE
ENDOCITOSE E EXOCITOSE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais