Buscar

Questões cap1e2 - fundamentos de economia

Prévia do material em texto

Questões para revisão Capítulo 1.
1- Porque os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R- Pois da escassez de recursos ou fatores de produção, está associada à necessidade ilimitada do ser humano, e acabam originando-se os chamados problemas econômicos fundamentais:
O quê e quanto produzir: em virtude à escassez de recursos de produção, a sociedade tem que escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades fabricadas;
Como produzir: a sociedade tem de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.
Para quem produzir: a sociedade tem também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e do benefício do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.
2- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
R- Demonstra a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento no tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual de ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
3- Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.
R- A razão seria entender que o custo de oportunidade de um produto é o quanto (em unidades) de outro produto se deixa de fabricar para que ele possa ser produzido. Por outro lado, não é possível produzir-se somente bens de capital para desenvolver rapidamente a economia pois, não se vive semos bens de consumo (alimentos, por exemplo). Da mesma forma, se somente produzir-se bens de consumo, a depreciação das máquinas já existentes levaria a um sucateamento e não teríamos como repô-las, comprometendo a produção dos bens de consumo. É necessário então que o governo interfira 
e decida qual a combinação ideal a ser produzida de bens de capital e de consumo. 
Quando há um avanço tecnológico, aumento do capital disponível ou aumento da força de trabalho, a curva de possibilidades de produção se desloca para a direita, indicando um aumento nas combinações possíveis. Já que tenho mais empregados, ou máquinas mais potentes, a tendência é aumentar a minha 
produção. 
Em país que produz mais bens de capital, o crescimento econômico é maior do que se tiver produzido mais bens de consumo. Isto é, uma produção maior de bens de capital desloca a curva de possibilidades de produção para a direita, mais do que ela seria deslocada pela produção maior de bens de consumo.
4- Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R- Em cada um dos mercados atuam conjuntamente as forças da oferta e da demanda, determinando o preço. Assim, no mercado de bens e serviços formam-se os preços dos bens e serviços, enquanto no mercado de fatores de produção são determinados os preços dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis, lucros, royalties, dentre outros). 
Esse fluxo, também chamado de fluxo básico, é o que se estabelece entre famílias e empresas. O fluxo completo incorpora o setor público, adicionando-se o efeito dos impostos e dos gastos públicos ao fluxo anterior, bem como o setor externo, que inclui todas as transações com mercadorias, serviços e o movimento financeiro com o resto do mundo.
5- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R- ● Bens de Capital - empregados direta e indiretamente na geração de outros bens (máquinas, equipamentos e prédios). 
 ● Bens de Consumo - Podem duráveis ( utilizados durante um tempo relativamente longo, como um refr igerador ou um automóvel) ou não duráveis (usados por um prazo cur to , como os alimentos). 
● Bens Intermediários - São insumos e matérias primas utilizados na produção de bens. 
● Fatores de Produção – Algo que o indivíduo que possui um fator de produção só está interessado em oferecê-lo à sociedade mediante uma troca, geralmente por um valor monetário. (Exemplos: Trabalho, Capital, Terras, Capacidade Empresarial). 
6- O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
R- Argumentos Positivos, não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas, tipo se A, então B. Argumentos Normativos, são relativos a uma análise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. 
Exemplos: 
● Análise Positiva – A inflação diminuiu o poder de compras do salário mínimo. 
● Análise Normativa – O governo deve aumentar o salário mínimo para melhorar o poder de compras dos trabalhadores.
7- Qual a importância a Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.
R- A Matemática e a Estatística tornam possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações de Economia e permite análises econômicas na forma de modelos analíticos, com poucas variáveis estratégicas, que resumem os aspectos essenciais da questão em estudo. 
Lembremo-nos, porém, que a Matemática e a Estatística são instrumentos, ferramentas de análise necessárias para testar as proposições teóricas com dados da realidade. Permitem colocar à prova as hipóteses da teoria econômica, mas são meios, e não fins em si mesmas. A questão técnica nos deve auxiliar, mas não predominar, quando tratamos de fatos econômicos, pois esses sempre envolvem decisões que afetam as relações humanas.
Questões para revisão Capítulo 2.
1- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R- Para os mercantilistas a riqueza consistia em acúmulo de metais preciosos, enquanto os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riquezas.
2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias? 
R- Adam Smith, que em sua visão harmônica do mundo real, entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guiada por uma “mão invisível”. Advogava a idéia de que todos os agentes, em sua busca por lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda uma comunidade.
3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor? 
R- A teoria das vantagens comparativas analisa por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comercializarem e quais produtos devem ser comercializados. David Ricardo autor da teoria considerou que o comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção. 
4- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva? 
R- A lei de Say: “a oferta busca sua própria procura” considerava que o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços, enquanto o princípio keynesiano pregava que um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada efetiva, ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say, ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nívelde emprego.
5- Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós - keynesianos, marxistas e institucionalistas. 
R- As principais diferenças: 
●Monetaristas: privilegiavam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado. 
●Fiscalistas: recomendavam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado. 
●Pós-keynesianos: enfatizavam o papel de especulações financeiras e defendem um papel ativo do Estado. 
●Marxistas: acreditavam no trabalho como determinante do valor, mas eram hostis ao capitalismo competitivo e a livre concorrência. 
●Institucionalistas: consideravam que as decisões econômicas das pessoas refletiam muito mais as influências das instituições dominantes e desenvolvimento tecnológico.
.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes