Buscar

SOLICITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
A enfermagem evoluiu de forma ascendente alcançando assim, o direito de solicitar exames em Programas de Saúde Publica.
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) através da resolução nº 195, de 18 de fevereiro de 1997, regulamentou a solicitação de exames de rotina, e complementares pelo enfermeiro, quando no exercício de suas atividades profissionais, pautado nos programas do Ministério da Saúde, durante a Consulta de Enfermagem.
*
*
A consulta de enfermagem foi legitimada como prática exclusiva do enfermeiro com a aprovação da lei nº 7.498 de 25 de junho de 1986. Por fim esta consulta foi regulamentada por meio da Resolução COFEN nº. 159, de 19 de abril de 1993: que dispõe também sobre a solicitação de exames de rotina e complementares por Enfermeiros pautados nos programas do Ministério da Saúde.
*
*
Os programas e protocolos do Ministério da Saúde viabilizam ao enfermeiro prescrever exames laboratoriais, logo a não solicitação de exames de rotina e complementares, quando necessários para o estudo, é uma atitude omissa, negligente e imprudente, colocando em risco a saúde do paciente (COFEN,1997).
*
*
Na Pesquisa Bibliográfica realizada pela Equipe em Artigos Científicos sobre a Percepção do Enfermeiro em relação a solicitação de exames: 
Observou-se que eles adquiriram ou ainda estão adquirindo conhecimentos específicos de exames laboratoriais depois de concluída a graduação, de forma autônoma e no decorrer de suas atividades profissionais.
A capacitação não se dá de forma plena, muitos tem vivência na prática, outros só por leitura de Manual do M.S. Sendo que a maioria não era Pós graduado. As amostras eram de 80%.
*
*
Certos profissionais sentem presos aos Programas, já que não podem solicitar outros tipos de exames, há não ser aqueles dos Programas.
Em relação à classificação dos diagnósticos de enfermagem a NANDA tem contribuindo para seu crescimento e aperfeiçoamento possibilitando assim, o norteamento para uma sistematização mais complexa.
Ponto negativo: na solicitação de exames laboratoriais: conveniou-se ao enfermeiro somente transcrever pedidos médicos, resultando assim, na perda da sua identidade.
*
*
O ponto positivo é que realmente agiliza muito o fluxo da unidade, porque onde existem poucos médicos esse procedimento agiliza para o usuário.
As opiniões e reflexões sobre a solicitação e a interpretação dos exames laboratoriais pelo enfermeiro nos artigos consultados: são condizentes com a realidade do perfil da comunidade que ele atende, e com a expectativa que cada um vivência dentro do seu processo de trabalho.
*
*
Espera-se nas conclusões dos artigos: que os enfermeiros se dediquem de forma técnica à sua atividade e se capacitem continuamente, não só para uma solicitação racional de exames laboratoriais, uma vez que essa solicitação não é o aspecto essencial da assistência de enfermagem e sim priorizar o acolhimento, o ser humano, as ações de promoção à saúde, a educação em saúde e a reabilitação.
Finalizando: não se tornando reprodutor de uma modelo biomédico, mas para manter elevados os ideias de profissão, diante de um cotidiano tão desafiador como a Atenção Básica na Saúde.
*
*
*
*
REFERÊNCIAS
PERDIGÃO,T. Solicitação e interpretação de exames laboratoriais: A percepção do enfermeiro. Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste,2012.
LEAL, D. C. M. F.; MONTEIRO, E. M.; BARBOSA, M. A. - Os horizontes da percepção do enfermeiro do PSF sobre os limites de sua legislação. Revista da UFG, Vol. 6, Nº. Especial, dez 2004 on line www.proec.ufg.br. Acesso em 03.04.2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais