Buscar

Projeto pedagogico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Projeto político pedagógico
 "A educação não é uma fórmula de escola, mas sim uma obra de vida." (Freinet)
 
 
“Na educação infantil, nosso trabalho tem por objetivo propiciar a ampliação dos interesses e conhecimentos das crianças, além de estimular conquista da independência e a cooperação no processo de socialização.”
 ESCOLA INFANTIL RAIA DE SOL
Missão
“Servir com excelência, por meio
da educação, formando cidadãos éticos,
solidários e competentes”.
VISÃO
“Ser referência”
VALORES
“ÉTICA: Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral, honestidade e integridade”.
“RESPONSABILIDADE SOCIAL: Exercer a cidadania contribuindo, por meio da Educação, para o desenvolvimento da Sociedade e respeito ao meio ambiente”.
“GESTÃO: Valorizar e seguir os princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade”.
“QUALIDADE: Estimular a inovação e a criatividade, de forma planejada e integrada com foco nos resultado propiciando a perenidade da organização”.
 
 Projeto político pedagógico
 ESCOLA INFANTIL RAIA DE SOL
 È uma instituição particular, situada à Rua Jequitibá nº 354, Palmares 2ª seção, Ibirité, MG. CEP: 32400000.
Grau de ensino; Educação Infantil; oferece atendimento de Creche para crianças de até 3 (três) anos e onze meses de idade e de Pré-Escola para crianças dos 4 (quatro) a 5 (cinco) anos e onze meses de idade, ambos em horário parcial ou integral.
Diretora, idealizadora e proprietária Simone Dellorto Machado.
 A proposta pedagógica da ,ESCOLA INFANTIL RAIODE SOL leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS. Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança. A Escola Infantil Raio de Sol formula seu Projeto Político Pedagógico voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade. 
 A metodologia de ensino adotada pela ESCOLA INFANTIL RAIO DE SOL está baseada na proposta sócio construtivista, cujo objetivo é levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro. Desta forma, ampliando sua capacidade de descoberta e construção de conhecimentos, as crianças vão penetrando de modo consciente na dinâmica da vida e se constituindo, como sujeitos históricos, críticos e participativos. As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade.
 Por ser uma instituição particular, seus recursos financeiros vêm das próprias famílias que atende. A avaliação do desenvolvimento da criança é feito através da observação contínua e se faz mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento. 
Objetivo do Projeto 
 O Projeto Político-Pedagógico da ESCOLA INFANTIL RAIO DE SOL tem por objetivo reunir e explicitar os princípios norteadores da Instituição e os fundamentos que balizam a conduta dos que nela trabalham. A sistematização deste documento tem fundamental importância para garantir a coerência entre todas as áreas da Instituição, de modo que atuem com base nas mesmas diretrizes filosóficas, pedagógicas e administrativas. 
 Por ser um documento de gestão democrática, será objeto de permanente reflexão coletiva no que se refere aos princípios e valores que fundamentam as finalidades da instituição; à sua estrutura organizacional e instâncias de decisão; às relações entre a comunidade escolar; à organização administrativa e pedagógica; os conteúdos curriculares; os procedimentos didáticos; às estratégias de avaliação e as atividades culturais. 
CARACTERÍSTICA E EXPECTATIVA DA POPULAÇÃO A SER ATENDIDA.
 Os pais que procuram a escola é de classe baixa predominando famílias onde pais, mães ou responsáveis trabalham fora, empregados no comércio, residências, construção civil e Prefeitura Municipal. A expectativa da população é ter uma escola que venha a contribuir na formação da criança, desenvolvendo situações propícias nas quais ela é estimulada pelos educadores a examinar, explorar, construir significações, possibilitando um ensino de qualidade.
Histórico 
 A ESCOLA INFANTIL RAIO DE SOL iniciou seu trabalho no dia 05/02/2000 com o objetivo de atender crianças de 3 a 6 anos. Em consonância com a lei e comprometida com a oferta de um serviço de qualidade, a escolinha adapta-se às práticas educativas e atendimento das necessidades básicas adequados à nova realidade de ensino. A partir de então a escola passa à atender , crianças de dois anos a cinco anos e onze meses de idade, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2000: atender a criança de forma integral em suas necessidade básicas de educação, afeto e socialização. Num ambiente seguro e acolhedor, onde ela se sinta amada e reconhecida nos seus esforços, buscará incentivá-la, colocando-a em contato com oportunidades de experimentar, descobrir, manipular objetos e vivenciar situações, enfrentando novas experiências, inclusive com a linguagem escrita, proporcionando-lhe condições tranquilas de acesso à leitura e à escrita. 
 Com ação educativa concomitante à ação social, propõe desenvolver ao máximo as capacidades cognitivas e linguísticas, motrizes, afetivas e de equilíbrio pessoal, de relação interpessoal e de atuação e inserção social de suas crianças, através de conteúdos educativos concernentes à etapa atendida. Para isso, assume o compromisso de desenvolver projetos que as levarão, cada qual em seu tempo e dentro de suas possibilidades ,ao pleno desenvolvimento biopscico-sociocultural.
 Nosso objetivo é a implementação de uma Escola de Educação Infantil de qualidade, que favoreça o desenvolvimento infantil, considere os conhecimentos e valores culturais que as crianças já trazem e os amplie, de modo a possibilitar a construção da autonomia, da criatividade, da capacidade critica e a formação da autoestima. 
Durante esses 14 anos a ESCOAL INFANTIL RAIO DE SOL teve como diretora e idealizadora desse projeto Simone Dellorto Machado. 
Finalidades 
 A ESCOLA INFANTIL RAIA DE SOL pretende formar pessoas capazes de pensar e agir como seres históricos que tenham consciência de sua importância no processo de transformação de si mesma e do mundo, ou seja, cidadãos curiosos, criativos, críticos, afetivos, autoconfiantes, sociáveis, responsáveis, autônomos e éticos. A Proposta Pedagógica da Escola constitui, portanto, um compromisso com o desenvolvimento global de seus educandos, pretendendo promover:
A capacidade de utilizar as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo de maneira crítica e criativa; 
O desenvolvimento de uma atitude de investigação, reflexão e crítica frente ao conhecimento;
O desenvolvimento da capacidade de construir novos conhecimentos e 
novas formas de interferir na realidade; 
O desenvolvimento da compreensão dos processos da natureza e da 
consciência ecológica; 
O desenvolvimento de uma atitude de valorização, cuidado e 
responsabilidade individual e coletiva em relação à vida; 
A construção da autonomia; 
O exercício da cidadania, a participação social e política e a 
transformação crítica, criativa e ética da realidade social; 
O autoconhecimento, a autoestima, a simplicidade, a capacidade de 
introspecção e a sensibilidade; 
A construção de competências para atuar no mundo do trabalho; 
A motivação e a competência para dar prosseguimento à sua própria 
educação. 
Princípios Filosóficos 
 Na escola tradicional, o foco da aprendizagem está centrado na transmissão
do conteúdo e não no aluno. A crença e a prática pedagógicas da ESCOLA INFANTIL RAIAM DE SOL são essencialmente baseadas nos princípios epistemológicos formulados originalmente por Jean Piaget. Diversos outros autores como Vigotsky, Wallon, Freinet, Emília Ferreiro, Yves de La Taille e Howard Gardner, dentre outros, contribuíram para a elaboração da proposta construtivista de caráter sócio interacionista que abraçamos, acreditando que cada homem é sujeito e autor de seu próprio conhecimento, ou seja, cada homem interpreta o real à sua maneira, constituindo uma visão de mundo e concepções próprias. A base dessa construção, no entanto, não é solitária, faz-se no convívio social, na interação do sujeito com o meio e com outros indivíduos. Desde o nascimento, cada indivíduo elabora seu conhecimento do mundo construindo esquemas e estruturas de pensamento que o levarão a uma capacidade cada vez maior e mais sofisticada de compreender e responder às demandas da realidade. Assim, o desenvolvimento cognitivo é por nós entendido como desenvolvimento global do indivíduo e não apenas intelectual. Na infância, o sujeito vive um período natural de pensamento egocêntrico, no qual percebe o mundo como extensão de si mesmo. Para viver em sociedade, o sujeito precisa “descolar-se de si mesmo”, reconhecendo e interagindo com o outro e com o meio ambiente. 
 Referenciada neste novo olhar sobre a aprendizagem é que a ESCOLA INFANTIL RAIA DE SOL irá desenvolver a sua proposta pedagógica. Assim, enquanto educadores e corresponsáveis pelo processo de desenvolvimento integral da criança e consciente do respeito que temos a condição mais importante desta fase que é de ser criança, entendemos que a escola deva ser um espaço lúdico de aprendizagem, de forma a ampliar as experiências, valorizar a iniciativa e curiosidade, contribuindo para a construção do conhecimento, aquisição de hábitos e atitudes que levem à formação de cidadãos autônomos, criativos, éticos, críticos e reflexivos, conscientes de suas responsabilidades na construção de um mundo mais justo, democrático, auto sustentável e feliz.
Organização Curricular 
 Acreditando que a proposta educacional para a primeira infância efetivamente contribui para o processo através do qual as crianças vão se constituindo como sujeitos singulares e históricos o currículo da ESCOLA INFANTIL RAIO DE SOL procura criar situações que permitam à criança:
Desenvolver a capacidade de comunicação e expressão; 
Solucionar problemas por conta própria, adotando formas mais complexas de raciocínio; Agir com responsabilidade crescente com meio ambiente físico e social;
Desenvolver a capacidade de analisar criticamente sua própria atuação com a dos demais nas diversas situações.
 Para tanto, é necessário propiciar à criança oportunidades de experimentar, descobrir, manipular objetos e vivenciar situações em um ambiente seguro e 
acolhedor permitindo a criança ser independente, fazendo-a sentir-se amada e reconhecida em suas tentativas.
 Para o enriquecimento do processo de interação social, deve-se levá-la a valorizar a cooperação e o trabalho em conjunto. O período que vai de zero a seis anos é decisivo para a estruturação da personalidade do indivíduo e este passa por grandes transformações: define-se a inteligência, nasce a linguagem, cresce o corpo e o domínio sobre ele, aperfeiçoam-se os aspectos cognitivos, sensoriais, sócio emocionais e da comunicação oral. Assim, a criança constrói o homem. 
 A criança aprende com o corpo inteiro, através da boca, da pele, dos olhos, ouvidos, nariz, braços e pernas. Suas experiências sensoriais influenciarão no seu desenvolvimento intelectual. A sua inteligência, antes de ser lógica será intuitiva, e primeiro dar-se-á a fase das operações concretas, pré-requisito para o pensamento lógico. Seguir-se-á a incorporação de noções, conceitos e abstrações. 
 Quando a criança brinca com diversos brinquedos, faz pintura a dedo, empilha, arrasta, quebra, amassa e tantas outras atividades, está aumentando a consciência de si mesma e do mundo que a cerca. Assim, consegue relacionar-se melhor com o meio-ambiente e com as pessoas, percebendo gradativamente que não é o centro do mundo e, sim, parte dele. 
 Sendo um projeto político que visa à cidadania e busca a democratização do saber, o mesmo não só respeita o conhecimento que a criança traz para a escola , como assume a função de ampliá-lo e sistematizá-lo de forma a facilitar o acesso aos elementos fundamentais da cultura brasileira, imprescindíveis para a vida na sociedade contemporânea, entendendo estes como os objetos de conhecimento da Língua Portuguesa, da Matemática, das Ciências, dos Estudos Sociais, das Artes e da Psicomotricidade como formas de expressão. 
 As atividades pedagógicas são realizadas nas salas, ambientes descobertos com material adequado para as atividades propostas, respeitando sempre, as características de cada faixa etária e integrando as ações desde o Maternal até a alfabetização.
Metodologia 
 A metodologia utilizada para o desenvolvimento do currículo da ESCOLA INFANTIL RAIO DE SOL é a de projetos. No final de cada ano, é feito escolha do tema principal que será desenvolvido no próximo ano. O tema pode partir dos educadores, do interesse das crianças, do próprio contexto social ou de um tema emergente na imprensa. O trabalho com projetos deve atender ao interesse das crianças. Eles são desenvolvidos com as crianças e não para as crianças e desenvolvem a cooperação e a solidariedade entre as crianças e educadores.
A avaliação deve estar presente em todo o processo e a produção da criança se constituirá em seu portfólio. Utilizando diversas linguagens, materiais diversificados, e partindo de situações concretas, facilitamos e proporcionamos esse encontro da criança com o fazer criativo. Esta visão do trabalho pedagógico possibilita a transformação do espaço da escola em um espaço realmente democrático, onde cada criança deve ser respeitada em sua individualidade e ação criadora.
 O universo da criança, a realidade onde se encontra inserida, sua criatividade e curiosidade, é o ponto de partida da ação pedagógica que se propõe garantir à criança a conquista do espaço criador e gerador de conhecimentos. Fatos e situações devem ser aproveitados como impulso para a busca e a descoberta de novas soluções. Para tanto nos valemos também de festas realizadas com as crianças e também fotografias das atividades realizadas como forma de registro do que foi realizado e mais que for necessário para que criança tenha a oportunidade de vivenciar o conteúdo ministrado em sala de aula. O importante é perceber que uma história, um brinquedo, um desenho, um livro, um jogo, uma cor ou mesmo um objeto de arte, pode levar indivíduos de qualquer idade a vivências significativas e importantes para a sua vida. 
 O PPP DA ESCOLA INFANTIL RAIO DE SOL também destaca o colorido como papel fundamental no desenvolvimento da criança, muitos pais e até mesmo professores não conhecem os benefícios da pintura para a educação de uma maneira geral e em especial para educação infantil. Por trás desse simples ato está o treino de controlar e segurar os lápis ou giz de cera, reconhecimento de cores, percepção de força, uma forma de terapia, estímulo à criatividade, coordenar olho e mão e noção espacial em duas dimensões.
 Com um giz colorido na mão a criança é estimulada a fazer força sobre o papel, ação extremamente importante para o fortalecimento das mãos, que, futuramente propiciará o traçado seguro das letras e números. É uma terapia também, visto que, nesse momento da atividade o pequeno estará concentrado, esmerando-se para preencher o contorno das formas, observando os limites de linhas dispostas além de lembrar o quanto é necessário realizar uma atividade com vontade para que seu resultado seja uma obra bem-feita. Esse exercício possibilita ainda o conhecimento do próprio corpo como já foi dito, na própria força e nos olhos e mãos, despertando
a atenção necessária para realizar cada atividade.
 O reconhecimento das cores faz parte das competências exigidas no currículo de educação infantil, há relatos de crianças que chegam ao ensino fundamental sem esse conhecimento.
 A importância de colorir para a educação infantil
 Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.
Expressão pessoal
 Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está sentindo através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos perturbantes pode estar pedindo ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres, pode estar expressando o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!
Identificação das cores 
A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo é meio caminho andado para perceber as suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.
 Uma forma de terapia
 O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o? Descarregar? De emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.
Aprender a segurar e a controlar
 Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir ? lápis de cor, marcadores, pincéis ? e, mais tarde, os de escrita ? caneta e lápis. Quanto melhor desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.
Coordenar para pintar
 O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais desenvolverão esta aptidão tão básica para a vida.
Aperfeiçoamento das capacidades motoras
 Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso? Enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão trabalhando e a fortalecendo os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.
Concentração máxima
 As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar melhorando.
Estabelecer limites
 Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas? mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!
Missão cumprida!
 A satisfação e o sorriso no rosto de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para, além disso, é um sentimento de? Missão cumprida? Que dificilmente esquecerão.
 
 PLANEJAMENTO ANUAL 
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: MATERNAL III (03 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
Interessar-se pela leitura de histórias; Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc.;
Aprender a escutar textos e histórias ;Escolher livros para ler;
Demonstrar capacidades de reconto de histórias; Participar de pequenas dramatizações; Diferenciar escrita de desenhos.
MATEMÁTICA
Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;
Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje;
Perceber relações de causa e efeito nas coisa;
Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura;
Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;
Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho;
Agrupamento de objetos ( classificação);
Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
ARTES
Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.
MOVIMENTO
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.
NATUREZA E SOCIEDADE
Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas,
manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.
MÚSICA
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: 1º PERÍODO ( 04 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
Usar a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
Criar histórias com sequência lógica;
Fazer reconto de vários estilos de texto; Transmitir recados;
Reconhecer a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
Reconhecer os nomes dos colegas; Nomear as letras de seu nome;
Reconhecer, identificar e grafar as letras do alfabeto; Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
MATEMÁTICA
Usar as estruturas lógicas matemáticas em situações da vida cotidiana;
Perceber semelhanças e diferenças entre os objetos , classificando-os a partir de critérios próprios, estabelecendo relações entre eles; manusear sólidos geométricos, percebendo os que rolam ou não;
Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo ;Identificar gradativamente os numerais ( até 10) e as quantidades correspondentes;
Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( uso social, contagem, calendário);Diferenciar números de letras.
ARTES
Reconhecer as cores básicas em situações de uso;
Evoluir no desenho, usando formas e figuras mais definidas;
Pesquisar e apreciar obras de artes;
Utilizar a rasgadura e a tesoura em situações de recortes;
Modelar livremente , massinha e argila;
MOVIMENTO
Andar, correr, saltar sem dificuldades;
Coordenar movimentos de braços e pernas;
Quicar a bola com as mãos;
Participar de jogos com regras simples;
Identificar e nomear principais partes do corpo.
NATUREZA E SOCIEDADE
Pesquisar fatos contextualizados; Dar informações sobre dados pessoais;
Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido; Associar determinadas atividades aos dias da semana;
Relatar fatos ocorridos com sequência lógica; Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.
MÚSICA
Desenvolver a memória musical;
Explorar livremente, instrumentos e objetos que produzam sons;
Apreciar diferentes estilos musicais;
Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: JARDIM II ( 05 ANOS)
ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
Usar com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
Criar histórias com sequência lógica;
Fazer reconto de vários estilos de texto;
Transmitir recados;
Reconhecer a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
Reconhecer os nomes dos colegas;
Nomear as letras de seu nome e de outras palavras que sejam significativas;
Reconhecer, identificar e grafar as famílias silábicas;
Reconhecer palavras em pequenos textos;
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
Evoluir da hipótese da escrita, do nível silábico para o silábico-alfabético.
Escrever espontaneamente palavras e frases. 
MATEMÁTICA
Usar as estruturas lógicas matemáticas em situações da vida cotidiana;
Realizar classificações e ordenações co critérios figurais próprios, evoluindo para a utilização de critérios pré-estabelecidos; reconhecer outras formas geométricas além das básicas : esfera, cubo;
Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
Identificar gradativamente os numerais (até 100) e as quantidades correspondentes;
Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem, uso social, contextualizado);
Resolver operações envolvendo adição e subtração até10 concretamente.
ARTES
Reconhecer as diversas cores em situações de uso;
Desenhar, fazendo representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;
Pesquisar e apreciar obras de artes;
Fazer dobraduras simples;
Desenhar figura humana com mais detalhes e diferenciação sexual.
Utilizar a tesoura com preensão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;
Modelar livremente , massinha e argila, dando clareza às formas;
MOVIMENTO
Jogar e realizar atividades de desafios , aceitando e respeitando as regras e os resultados;
Quicar a bola com as mãos ou os pés algumas vezes repetidas;
Identificar e nomear mais detalhes do corpo ( sobrancelhas, calcanhar, tornozelo, etc.).
NATUREZA E SOCIEDADE
Pesquisar fatos contextualizados;
Dar informações sobre dados pessoais;
Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
Associar determinadas atividades aos dias da semana;
Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.
MÚSICA
Desenvolver a memória musical;
Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
Apreciar diferentes estilos musicais;
Acompanhar ritmos simples;
Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.
A ação pedagógica concretiza-se pelos seguintes eixos de trabalho: 
Linguagens – Raciocínio lógico-matemático – Conhecimento de Mundo – Formação pessoal e Social – Movimento – Sensibilidade artística. 
Regime de Funcionamento 
 A ESCOLA INFANTIL RAIO DE SOL funciona de segunda a sexta feira das 13:00 às 17:00 horas durante todo ano civil com a seguinte modalidade de atendimento:
Horário Escolar - de Fevereiro a Dezembro com recesso nos meses de Julho e de Dezembro e férias no mês de Janeiro. 
SISTEMA DE ENSINO E MODALIDADES DE ENSINO
 A ESCOLA INFANTIL RAIA DE SOL oferece a seguintes modalidades de ensino: 
1. Educação Infantil – Pré-escolar com o Maternal, Jardim 1 e 2; no período matutino e vespertino. 
A Educação Infantil é composta das seguintes fases: 
Maternal – de 2 anos de idade; 
Pré-escolar – de 3 a 5 anos e 11 meses.
Sistema de Avaliação 
 A avaliação do desenvolvimento da criança é feita através da observação contínua, mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento em função da oportunidade e qualidade das vivências proporcionadas na Creche e na Pré-escola, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Os resultados daí obtidos são registrados em Relatórios de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil, que abordam aspectos cognitivos, físicos, afetivos e sociais do seu desenvolvimento em todas as atividades e são entregues aos pais ao final do ano.
Recursos Humanos e Aperfeiçoamento 
 Como diretora e pedagoga da ESCOLA INFANTIL RAIO DE SOL, busco na educação caminhos de auto realização e crescimento pessoal; tenho consciência do meu papel de educador, transformador de uma geração; tenho consciência do seu papel
de educador, transformador de uma geração. 
CONCLUSÃO
Produzir documentos é uma consequência e uma necessidade do trabalho pedagógico. Essa produção assume caráter de suporte e promoção de qualidade quando, intencionalmente, assume sua função criativa de instrumento de registro, análise e avaliação dosdiferentes processos da instituição.
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. 
Paulo Freire
INTERAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A INSTITUIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 A Educação infantil tem um papel muito importante na sociedade, pois estamos contribuindo para a formação da criança, cidadão participante do contexto social. Não podemos esquecer, porém que a família tem papel fundamental na vida da criança e é responsável pelos primeiros passos no processo de educar.
 A Proposta Pedagógica desta instituição propõe uma prática de educação e cuidado na perspectiva da integração dos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/linguístico e sociais da criança , entendendo que é um ser em formação. Promove também a interação entre as diversas áreas de conhecimento e os aspectos da vida cidadã, construindo valores e conhecimentos. Todo esse trabalho visa complementar à ação da família buscando a interação entre as duas instâncias sendo essencial para um trabalho de qualidade.
 INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 A educação especial articula-se com a educação infantil no seu objetivo de garantir oportunidades sócias educacionais à criança, promovendo o seu desenvolvimento e aprendizagem, ampliando dessa forma, suas experiências, conhecimento e participação social.
 A Unidade garante o direito da família a ter acesso a matricula , a informação, ao apoio e à orientação sobre seu filho, participando do processo de desenvolvimento e aprendizagem e da tomada de decisões quanto aos programas e planejamentos educacionais. A acessibilidade não deve ser garantida, somente as crianças com PNE-Portadores de Necessidades Especiais Educacionais, mas a todos os alunos.
 Segundo Vygotsky “crianças em diferentes momentos de desenvolvimento e interação, produzem e provoca o aprendizado entre si, todos têm suas particularidades e, percebendo as nossas diferenças e a dos outros passamos a ter um olhar mais generoso”.
IBIRITÉ, 05 DE FEVEREIRO DE 2013.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de dezembro de 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, 1996.
LDB – 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de dezembro de 1996.
http://valdinere123.blogspot.com.br/2013/05/competencias-e-habilidades-educacao.html acesso em 27/05/14.
http://vilaclub.vilamulher.com.br/blog/outros/a-importancia-de-colorir-9-9925998-291932-pfi-aisesantos.html acesso em 28/05/14.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes