Buscar

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
CEL0495_A8_201702045137_V1
	
	
	 
	Aluno: CLEMIRES LOURENCO BEZERRA
	Matrícula: 201702045137
	Disciplina: CEL0495 - HIST DOS POVOS INDÍG 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
	
		1.
		O SPI foi um dos primeiros órgãos criados para administrar a questão indígena no Brasil. Seu modelo, depois debatido e reformulado quando foi substituído pela FUNAI, previa:
		
	
	
	
	
	O não reconhecimento das tribos indígenas, a fim de assimila-los.
	
	
	A defesa do direito de autodeterminação dos povos indígenas.
	
	
	A busca pelo direito de voto dos indígenas
	
	
	O isolamento dos indígenas
	
	 
	A integração do indígena a sociedade brasileira
	
	
		2.
		Sobre a participação das comunidades indígenas na ECO-92, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	Houve uma participação massiva de indígenas de todas as regiões do país, que viam na Conferência o único canal de negociação possível e legítimo para suas questões.
	
	
	Sua participação não foi permitida, uma vez que a organização do evento não acreditava que poderiam contribuir com o mesmo.
	
	
	Não houve participação alguma de indígenas na Conferência, pois eles não reconheciam aquele espaço como legítimo para debater suas questões.
	
	 
	Sua participação não se limitou a apenas este evento. Os povos indígenas realizaram ações e eventos paralelos para definir estratégias de lutas e de apresentação de suas propostas. Não desejavam ser considerados vítimas, mas sim, assumir responsabilidades sobre suas ações, assim como ser consultados quanto a políticas públicas e decisões que venham a interferir em seu território e sua cultura.
	
	
	A eco-92 nada acrestou sobre os direitos indígenas e os referentes à terra.
	
		3.
		Sobre a influência das culturas afro-descendente e indígena na composição atual da sociedade brasileira, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	Que a cultura indígena marca com sua influencia a nossa sociedade, enquanto a afro-descendente desapareceu completamente.
	
	
	Que a cultura afro-descendente marca com sua influência a nossa sociedade, enquanto a indígena desapareceu completamente.
	
	
	Que ambas foram completamente aniquiladas e completamente apagadas do nosso registro histórico.
	
	 
	Que estas culturas permanecem muito presentes em nossa composição atual. Podendo estas serem notadas em hábitos culinários, lingüísticos, religiosos, bem como outras formas culturais.
	
	
	Que a indígena está presente apenas em nomes de ruas, bairros e cidades e que a africana exclusivamente na música e nas danças.
	
	
		4.
		Assinale a alternativa que aponta as razões para e extinção do SPI.
		
	
	
	
	
	Poucos recursos, alto grau de profissionalização dos seus funcionários, a maioria era de antropólogos, e acusações de genocídio;
	
	
	Poucos recursos, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de favorecimento a determinadas tribos indígenas;
	
	 
	Poucos recursos, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de genocídio;
	
	
	Recursos ilimitados, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de genocídio;
	
	
	Recursos ilimitados, alto grau de profissionalização dos seus funcionários, a maioria era de antropólogos, e acusações de favorecimento a determinadas tribos indígenas.
	
		5.
		"...aquela parcela da população brasileira que apresenta problemas de inadaptação à sociedade brasileira, motivados pela conservação de costumes, hábitos ou meras lealdades que a vinculam a uma tradição pré-colombiana.". Esta definição, presente no texto "Culturas e línguas indígenas do Brasil", é de qual antropólogo brasileiro?
		
	
	
	
	
	Roberto da Matta
	
	
	Nina Rodrigues
	
	
	Silvio Romero
	
	 
	Darcy Ribeiro
	
	
	Fernando Henrique Cardoso
	
		6.
		Sobre a questão indígena na contemporaneidade brasileira podemos afirmar:
		
	
	
	
	
	Até 2004, cerca de 100% das terras indígenas foram demarcadas. A demarcação das terras é o procedimento legal pelo qual a União determina oficialmente os limites de uma área indígena.
	
	
	Estipulados em uma população de aproximadamente um milhão de indivíduos, os indígenas hoje buscam o enfrentamento direto e armado com o Estado porque ainda sofrem grandes obstáculos no exercício de sua autonomia.
	
	 
	Embora a presença indígena e o legado por eles deixado na história e nos costumes dos brasileiros sejam cada vez mais reconhecidos, ainda falta muito para que sua integração seja feita de forma efetiva, levando em consideração não só os interesses da União, mas a diversidade indígena em suas múltiplas facetas.
	
	
	Os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade atual.
	
	
	A busca de compreensão da cultura indígena sempre foi uma preocupação dos governos brasileiros.
	
		7.
		"O Brasil não terá índios no final do século XXI (...) E por que isso? Pela razão muito simples que consiste no fato de o índio brasileiro não ser distinto das demais comunidades primitivas que existiram no mundo. A história não é outra coisa senão um processo civilizatório, que conduz o homem, por conta própria ou por difusão da cultura, a passar do paleolítico ao neolítico e do neolítico a um estágio civilizatório." (Hélio Jaguaribe, cientista político, Folha de S. Paulo, 2 de setembro de 1994) Pode-se afirmar, segundo o texto, que:
		
	
	
	
	
	A ideia de Jaguaribe é anticonstitucional, pois fere o direito à identidade cultural dos índios.
	
	
	Jaguaribe é de opinião que, até o final do século XXI, seja feita uma limpeza étnica no Brasil.
	
	
	Jaguaribe propõe que haja integração e que ela resulte de decisão autônoma das comunidades indígenas.
	
	 
	Jaguaribe acredita na inevitabilidade do processo de aculturação dos índios e de sua incorporação à sociedade brasileira.
	
	
	Jaguaribe propõe ideias inadequadas, pois deseja o confinamento de tribos.
	
		8.
		Na ata de criação do SPI consta o nome do órgão como Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais. O objetivo era, portanto, aproveitar a mão de obra indígena na agricultura e adaptar os nativos ao convívio em sociedade. Para isso foram criadas escolas e oficinas de trabalho - e também se construíram casas. As aldeias foram fragmentadas, separando famílias e misturando etnias. Assinale a reposta que MELHOR DEFINE o resultado dessa iniciativa.
		
	
	
	
	
	O SPI promoveu o extermínio da população nativa, ameaçando fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a cultura indígena.
	
	 
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a cultura indígena.
	
	
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para o desenvolvimento econômico nos estados onde ficavam essas áreas.
	
	
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração fomentou a disseminação da cultura indígena.
	
	 
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a aculturação indígena.

Outros materiais