Buscar

Prova Av1 Ética, politica e sociedade- respostas Av1(logistica Unopar)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) No material disponível: Quando um juiz de futebol apita um jogo e durante a partida beneficia um dos clubes participantes. Neste caso ele está cometendo uma falha porque não está sendo imparcial – como deve ser a conduta e ação dos árbitros de futebol. Neste exemplo podemos perceber um desvio que a sociedade condena mas que a mesma sociedade também permite.
Considerando que a sociedade é permissiva e conivente com ações como a mencionada no exemplo acima, você considera que existe um problema social de ordem:
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) ética
b) moral  (X)
c) consciência coletiva   
d) imparcialidade
2) Um médico atende um paciente gravíssimo em um pronto socorro e o reconhece como sendo o autor de uma atrocidade presenciada por ele na infância, entretanto, e em todas as instâncias assistenciais seu atendimento é primoroso, sua conduta salva a vida do paciente.
Agora considere o texto apresentado no material disponível:
A concepção de liberdade que temos hoje remonta à Sócrates, que imprime uma orientação racionalista à Ética. Isto significa que a Virtude como a justiça, a prudência ou a tolerância dependem do conhecimento que delas temos. Enquanto Sócrates buscava verdades universais, os sofistas relativizavam em seus discursos a verdade, vendendo seu conhecimento. Sócrates influenciou muitos pensadores e suas ideias permanecem até hoje.
De acordo com seu conhecimento a ação do médico foi direcionada pela:
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Moral
b) Pré conceito
c) Indiferença
d) Ética   (X)
3) Analise o pensamento abaixo, identifique-a com a corrente filosófica que marcou a época e marque a opção correta que expressa a que linha de pensamento filosófico pertence:
(Sócrates )"...de certa forma rompe com este pensamento. Só podemos ser livres no âmbito da polis, no espaço público, na companhia de outros homens, ou seja, na vida política. E de que maneira devemos governar nossas vidas e a polis? Pela razão. Esta é uma resposta muito simples, mas muito poderosa..."
Alternativas:
a) Platão
b) Sofistas        
c) Sócrates (x)                                   
d) Aristóteles
4) "...é um conjunto dos nossos deveres que já estão internalizados em nossa vida desde o nosso nascimento (pela família, pela escola, igreja, sociedade e grupo social ao qual pertencemos). Quando nascemos, este mundo já estava construído e passamos grande parte da nossa vida aprendendo suas regras. Pare agora e observe um pouco as pessoas que estão ao seu redor. Repare no corte de cabelo, nas roupas... Perceba que não é por acaso que homens não usam saias e mulheres não costumam raspar a cabeça.
As ações que motivam a ação social relatado na sentença acima é de ordem:
Alternativas:
a) ética
b) social
c) funcional
d) moral    (X)   
5) A _______________é distinta da ____________: ___________ é o conjunto dos hábitos, costumes e regras socialmente aceitas por um grupo. ______________ é o conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas dos indivíduos.
Assinale a alternativa correta que preenche corretamente as lacunas no trecho acima descrito:
________________________________________
Alternativas:
a) Moral, moral, ética, ética
b) Ética, moral, ética, moral.
c) Moral, ética, moral, ética.     (X) 
d) Ética, ética, moral, moral

Outros materiais