Buscar

Auguste Comte: Sociologia, a ciência da humanidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Auguste Comte
Sociologia, a ciência da humanidade
Contextualização
O nascimento da Sociologia dá-se num contexto de inúmeras transformações. As principais foram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
Revolução Francesa
A revolução Francesa trouxe novas ideias, uma nova forma de organização política e social, mudança de valores: Liberdade e Igualdade.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial trouxe não somente inovações tecnológicas, mas ,também, provocou mudanças tanto econômicas quanto sociais.
A Sociologia de Auguste Comte
 Comte vivenciou de perto as turbulências causadas pela Revolução Francesa e buscou explicar os fenômenos sociais à maneira das ciências naturais, tais como a Física, Astronomia e a Biologia. A abordagem positiva da Sociologia seria a produção de conhecimento acerca da sociedade com base em provas empíricas retiradas da observação, da comparação e experimentação.
Inspirações
Auguste Comte diz ter apoiado-se em ideias de três autores, que são fundamentais para a compreensão de seu pensamento sociológico. São eles: Montesquieu, Condorcet e Bossuet.
Determinismo dos fenômenos históricos e sociais: a ideia de que os acontecimentos estão ligados uns aos outros, e que acontecimentos atuais tornam possíveis previsões de acontecimentos futuros.
Ideia de que o progresso do espírito humano é fundamental para a evolução da sociedade humana.
Montesquieu
Condorcet
Providencialismo: ideia de que tudo que existe e tudo que se passa no mundo está relacionado à providência de uma força maior.
Bossuet
Unidade Social
Comte afirmava que só pode haver uma verdadeira unidade quando o conjunto de ideias diretrizes formam um todo coerente. A sociedade é caótica quando nela se justapõe modos de pensar contraditórios. O fim da evolução social é levar o pensamento humano à coerência à qual ele está destinado, e que essa coerência só pode ser realizada de duas formas: através do fetichismo espontâneo ou do positivismo final.
Por que a humanidade teve de passar por tantas etapas sucessivas, se o estado final e normal da inteligência humana é a filosofia positiva?
Se a história é a história de um único povo, por que diferentes partes da humanidade têm histórias particulares, diferentes entre si?
As diferentes partes da humanidade não evoluíram do mesmo modo, porque, no ponto de partida, não tinham os mesmos dons nem as mesmas condições.
Estática e Dinâmica, dois pontos essenciais da sociologia de Comte
Estática
“Anatomia da sociedade”;
Ordem;
Estuda os aspectos constantes das sociedades; as forças que mantêm a sociedade unida.
Dinâmica
Progresso;
História do progresso;
Investiga leis e o desenvolvimento das mesmas.
Special thanks to:
Créditos Finais
Douglas Machado – as Douglas Machado
Gabriela Hagemeyer – as Gabriela Hagemeyer
Referências bibliográficas
 ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
PETRIN, Natália. Determinismo. Disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/determinismo/> Acesso em: 14 de abril de 2017.
SOUZA DA SILVA MUSSIL, Bruno. Especial "Clássicos": a teoria social de Auguste Comte. Disponível em: <http://botecosociologico.blogspot.com.br/2014/03/sociologia-em-auguste-comte.html>
TEIXEIRA DE MATOS ,Carina Crislai. Histórico da Produção Sociológica Clássica Comte, Marx, Durkheim e Weber. Disponível em: http://blogaodahistoria.blogspot.com.br/2014/06/contexto-historico-da-producao.html Acesso em: 14 de abril de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes