Buscar

Caso concreto semana 3 de direito internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto semana 3 de direito internacional
Os costumes apresentam essencialmente dois tipos de elementos: o elemento material, que se constitui na reputação do ato, e o elemento psicológico, identificado pela expressão latina ‘ opinio juris’, aqui, convém perceber, que o ato costumeiro é praticado por dois estados: Índia e Portugal, ainda que o primeiro tenha estado sob o jugo da Grã Betânia. Dessa forma, identifica-se localidade a localidade do precedente, de modo tal a sustentar a existência de um costume internacional local, e não de caráter geral. No caso citado, a prática adotada pelos Estados leva a crer que existe um costume internacional local.
Entretanto, o direito de passagem deve limitar-se ao trâmite de mercadorias e indivíduos cíveis e não de forças armadas e munições.
No caso da pessoa humana o reconhecimento de direitos na ordem internacional, tornou todo ser humano, sujeito de direitos, dotando-o de personalidade jurídica. Até a declaração universal de direitos humanos do homem de 1948, reiterada pela declaração de direitos humanos de Viena de 1993, a pessoa humana não tinha direitos reconhecidos formalmente pela ordem internacional, formada até então por Estados, organizações internacionais e outras pessoas internacionais. O reconhecimento destes direitos inseriu o ser humano no rol de pessoas internacionais.
É certo que a declaração universal e todo o sistema de proteção dos direitos humanos se tornaram paradigma de ética de contemporaneidade.
Objetiva- D

Outros materiais