Buscar

AV1 MATEMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV 1 MATEMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1) A teoria proposta por Piaget pode nos auxiliar na compreensão do papel do professor e proporcionar uma fundamentação que permita a orientação da prática docente em sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.
A respeito do ensino de Matemática na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações:
I. A Matemática pode ser concebida como uma construção teórica, alheia à prática social, o que possibilita a compreensão das relações entre os conceitos teóricos que a fundamentam.
II. A criança deve ser alfabetizada matematicamente, construindo gradativamente as noções e conceitos que serão utilizadas como base para a construção de conhecimentos matemáticos nas etapas posteriores.
III. O ensino de Matemática deve propiciar o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, do espírito crítico, possibilitando a compreensão dos cálculos e fórmulas necessários para a resolução dos problemas.
Com base nestas afirmações, e nas características do ensino de Matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
	a) Apenas a afirmação I está correta.
	b) Apenas a afirmação II está correta. 
	c) Apenas a afirmação III está correta. 
	d) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
2) Segundo Saltini (2014), Piaget foi um precursor na exploração do mundo infantil, por ter buscado traçar a gênese do surgimento da inteligência, tema tratado em sua obra "O Nascimento da Inteligência na Criança" (1970).
A respeito da teoria desenvolvida por Piaget, analise as seguintes afirmações:
I. A aprendizagem corresponde à mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, aspecto este que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio.
II. Acomodação corresponde ao processo de relacionar um estímulo recebido do meio com os esquemas já existentes, o que não ocasiona em mudança nos esquemas.
II. Assimilação refere-se ao processo pelo qual o indivíduo cria um novo esquema, ou modifica um já existente, tendo em vista a integração do novo estímulo à sua estrutura cognitiva.
IV. Na teoria piagetiana, o processo de construção do conhecimento está inter-relacionado com a inteligência e com a aprendizagem.
Referência: SALTINI, C. J. P. Encontro com Jean Piaget. In: SALTINI, C. J. P.; CAVENAGHI, D. B. Relações entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
Com base nestas afirmações, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
	a) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	b) Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
	c) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	d) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas
	e) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
3) Segundo Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por meio de dois processos – assimilação e acomodação – associados diretamente aos esquemas da estrutura cognitiva de cada indivíduo.
Com base na Epistemologia Genética de Piaget, julgue as seguintes afirmações:
I. Piaget desenvolveu sua teoria tendo em vista os processos de ensino e aprendizagem do ponto de vista educacional, originando, por meio de sua Epistemologia Genética, o chamado construtivismo.
II. Os esquemas são estruturas que se modificam com o desenvolvimento cognitivo, sendo que os mesmos tornam-se cada vez mais refinados à medida que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.
III. As atividades biológicas e intelectuais podem ser compreendidas como parte integrante de um processo pelo qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza suas experiências.
IV. O processo de desenvolvimento cognitivo ocorre apenas quando à criança é colocada diante de estímulos do meio, possibilitando que a mesma realize ações físicas e mentais de acomodação e assimilação dos novos estímulos.
Com base nestas afirmações, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
	a) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	b) Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
	c) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	d) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
	e) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
4) Piaget, em sua teoria, distingue quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal, sendo que cada um destes, por sua vez, podem ser subdivididos em estágios.
Considerando o estágio pré-operatório e seus subestágios, associe as faixas etárias (denotadas por A, B e C) com as respectivas características dominantes (indicadas por I, II e III):
A. De 2 a aproximadamente 4 anos
B. De 4 a 5 anos e meio
C. De 5 anos e meio a 7 anos
I. Criança inicia o processo de recorrência a representações gráficas para organização de suas ideias, utilizando diferentes recursos para a representação de objetos que não estão presentes.
II. Nesta etapa percebe-se o surgimento de funções simbólicas, como a linguagem, estando o pensamento da criança limitado ao que está próximo e localizado no tempo atual.
III. Período em que a criança está em preparação para as operações concretas, e no qual observa-se uma articulação entre os processos de classificação e seriação.
Assinale a alternativa que apresenta todas as associações corretas:
Alternativas:
	a) I – A; II – B; III – C.
	b) I – B; II – C; III – A.
	c) I – C; II – A; III – B.
	d) I – B; II – A; III – C
	e) I – C; II – B; III – A.
5) Com base na teoria de Piaget, em geral, as crianças da Educação Infantil podem ser integradas no estágio pré-operatório, apresentando, nesta etapa, diversas características específicas.
A respeito destas informações, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(  ) Egocentrismo corresponde à incapacidade de observar as situações por meio do ponto de vista do outro, considerando apenas seus pontos de vista.
(  ) As crianças possuem a característica centralizadora quando vão do particular a outro particular, sem considerar o geral, além de diferenciar corretamente a realidade da fantasia.
(  ) A característica antitransformadora diz respeito à dificuldade de compreender o estado e o significado da transformação de um para outro estado.
(  ) Irreversibilidade está associada à incapacidade de notar que uma ação pode ser avaliada a partir de duas direções: processo em um sentido e no sentido contrário.
Assinale a alternativa que apresenta todas as classificações corretas, considerando a ordem de cima para baixo:
Alternativas:
	a) F – V – F – F.
	b) F – F – V – V.
	c) V – F – V – V.
	d) V – F – F – V.
	e) F – V – V – F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais