Buscar

Relatório contendo as reflexões referentes aos 13 textos%29 01 05 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório contendo as reflexões referentes aos 13 textos)
 de 239587 | trabalhosfeitos.com
 Unip
 UNIVERSIDADE PAULISTA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID) 
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 
 
 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
ALUNO: 
Rafael da silva Martins RA: 1434309
POLO: Juina
CURSO: História
3 SEMESTRE
SUMÁRIO
PRATICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
INTRODUÇÃO
2. REFLEXOES DOS TEXTOS:
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio.
2.2 O fax do Nirso.
2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).
2.4 Uma pescaria inesquecível.
2.5 A Folha Amassada.
2.6 A Lição dos Gansos. 
2.7 Assembleia na Carpintaria. 
2.8 Colheres de Cabo Comprido. 
2.9 Faça parte dos 5%. 
2.10 O Homem e o Mundo. 
2.11 Professores Reflexivos. 
2.12 Um Sonho Impossível? 
2.13Pipocas da Vida.
3. CONCLUSÃO. 
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre os textos apresentados no livro texto, versando sobre a educação e como devem serem pregadas e respeitadas as suas diferenças, elaborando um relatório com as principais reflexões. Neste trabalho pude concluir nos seguintes temas: Educação: Educações: Aprendendo com os índios, O fax de Nirso, A historia de chapeuzinho (na verão do lobo,Uma pescaria inesquecível, Assembléia na Carpintaria,Colheres de cabo comprido,Faço parte dos 5%, O homem e o mundo,Um sonho impossível, Pipoca da vida.
 Fala dasdiferenças das culturas das pessoas dentro da sociedade onde não precisa saber somente escrever pra poder se destacar dentro do mercado onde hoje em dia o que e mais pedido e o destaque dentro da sociedade quanto mais conhecimento tiver melhor pra se garantir dentro das vagas solicitadas pra sociedade e também fala da educação que algumas pessoas tem onde se comporta bem quando esta com outras pessoas e que onde percebe-se que essas pessoas teve uma educação boa dos pais onde esta sendo utilizado da melhor maneira onde também ganha ponto na sociedade.
2. REFLEXOES DOS TEXTOS:
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio.
 Lendo conjunto de textos pude concluir no texto “Educação”? Educações: Aprender com o índio, conclui que á questões da educação que nem sempre aprendemos tudo na escola. Não por que eles tinham convecção de que se mandassem seus jovens para escola ao em vez de melhorar iria piorar a cultura, não seria um sinal de ingenuidade e sim um modo educado de agradecer pelo o que eles fizeram por eles.
 Em cada região o aprendizado é diferente, apresenta só uma educação varias por dependência da cultura de cada brasileiro, a cultura a diferença de ensinar onde a cultura diferente, diferente da educação é diferente. Um exemplo: o uso de calçados ao entrar em casa. Para nós ocidentais isso é comum, mas para os orientais, principalmente os japoneses, isso é uma extrema falta de educação. Devemos com isso entender que essetipo de diferença muitas vezes existe até mesmo dentro de uma só cultura, como religiões diferentes, diferentes etnias,regionalismos, ainda mais num país continental como o Brasil, colonizado por tantos povos.Nós, futuros educadores, temos que aprender a respeitar tais diferenças e tratar os iguais como iguais e os diferentes como diferentes.
2.2 O fax do Nirso. 
 O mercado de trabalho tem sido cada vez mais competitivo e o que tem feito a diferença, muitas vezes, é grau de instrução do candidato. Mas será que só isso é o necessário para que se obtenha sucesso profissional? O talento tem pouco a ver com o grau de instrução e cultura não deve ser confundida com inteligência ou com conhecimento.
 Além de tudo, a força de vontade de aprender, o esforço e o foco no que realmente importa é o que faz toda a diferença, tem que partir de cada um para querer melhorá-la, e profissionais mais dedicados e preocupados com ela que se dedicam e tem esperança de que outros aprendem, e tendo outros Usando o Faz de Nirso e o que o gerente fez, pode se concluir que para o mercado de trabalho se tiver dando lucro não importa como é a educação e sim com o dinheiro que entra no caixa, sem se importar se sabe ou não ler e escrever.
 No mercado de trabalho atual é fundamental ter qualidade profissional, ter o ensino fundamental e o médio completo, diplomas, estágios, diminui a diferença salarial entre estas pessoas e aquelas com nenhuma ou baixaqualificação. A educação formal contribui para a colocação dos indivíduos no mercado de trabalho, para a qualidade do emprego, tanto em termos de salário como das horas normalmente trabalhadas, posse de carteira de trabalho, etc.
 A educação para melhorar fatores como locais de aprendizagem adequados, tendo o apoio do governo que é meio difícil pra essa transformação drástica, pois o Brasil está em um nível bem baixo.
2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).
 Este texto nos mostra que não há uma verdade absoluta. Na verdade, há sempre “o outro lado da moeda”, pois cada pessoa interpreta as situações de acordo com seu ponto de vista. O papel do professor é apresentar os fatos e levar os alunos a refletir sobre vários aspectos do mesmo tópico. O aluno deve ter a liberdade de expressar sua opinião. A escola nos ensina que o professor é um grande formador de opiniões, um exemplo de sabedoria a ser seguido. Porém, às vezes nos deparamos com professores intransigentes. Eles simplesmente impõem uma maneira do aluno pensar e crer que essa seja a forma correta, sem ao menos deixar os alunos terem a liberdade e o direito de opinar.
 A verdade é relativa. O que se apresenta na escola deve ser demonstrado de maneira a fazer o aluno raciocinar e discernir as propostas. Será o professor o único mantenedor do saber ou os alunos também têm o direito de questionar e dizer o que acham certo e errado? Professor também erraapesar de seus estudos e atualizações freqüentes. E com o diálogo entre aluno e professor pode-se desenvolver um ensino muito mais amplo que aquele ensino conservador muitas vezes apresentado, com troca de idéias e mentes abertas é possível que tanto o aluno como o professor cresçam como pessoa. Para que isso aconteça é preciso que o educador abra espaço para o dinamismo e interatividade em sala de aula.
2.4 Uma pescaria inesquecível.
 Ética é uma reflexão acerca da influência do código de moral entre ser certo ou errado assim podendo utilizar os valores herdado desde que nasceu. Muitas das vezes utilizamos o gostar para se dizer se é certo ou errado, o certo muitas das vezes pode ser chato e ninguém querer segui-lo, mais é o correto, já o errado pode ser tentador mais deve seguir o que se aprendeu sobre o certo e o errado. Mostra-nos a importância da educação que os pais dão a seus filhos. Quando as crianças começam a educação formal (por volta dos 6 anos de idade), seus conceitos de certo e errado já devem estar formados. A escola pode complementar alguns valores, mas a base deve ser dada pela família.
2.5 A Folha Amassada.
 Paciência... Uma qualidade em extinção. Com a correria do cotidiano, e cada vez menos tempo para tudo, a paciência e a compreensão têm ficado cada vez mais de lado. É só prestarmos atenção no comportamento das pessoas no transito. Comportamento esse que, algumas vezes, acaba em morte. Temos que incentivaras nossas crianças e adolescentes a pensar antes de agir, e que, agir no impulso, muitas vezes causa conseqüências irreversíveis, não só com marcas físicas, mas principalmente emocionais.O professor
que perde a paciência em sala de aula e acaba tratando mal o aluno pode até tirar o estímulo desse aluno em estudar, ou até mesmo a não gostar da matéria em questão. Palavras muitas vezes ferem mais do que um ataque físico, que com o tempo se cura e a dor desaparece.
2.6 A Lição dos Gansos.
 Já dizia o ditado: “A união faz a força”. A lição que podemos tirar dos gansos é que o trabalho em grupo é eficaz se houver comprometimento. Exercer o papel de líder exige confiar em si mesmo e nos seus parceiros. E quando se trata de ser professor, apenas a formação superior não é o suficiente.
 O educador deve buscar novas visões, novas possibilidades de ensino e ter humildade, pois ela ajudará no crescimento profissional e estimulará seus liderados, nos ensina a importância do trabalho em equipe. Como futuros professores, devemos nos esforçar para mostrar o caminho e deixar que os alunos façam suas escolhas. Devemos também estar sempre em contato com nossos colegas para trocarmos experiências e nos fortalecer mutuamente.
2.7 Assembleia na Carpintaria. 
 O sentimento que ocorre quando as qualidades dos outros são os meus defeitos é meio que negativo, pois me sinto incapaz de fazer aquilo, mais procuro melhorar esse defeito e torná-lo emqualidades, é importante enfocar as qualidades das pessoas, pois é uma coisa boa e diferente que a pessoa tem, já os defeitos também é importante pois irá ajudar a pessoa a querer melhorar, mais também pode ter resultados negativos com aquele individuo, por isso deve ter incentivo sempre, ainda mais quando é tratado em grupo, com positividade ajuda muito, e tende a crescer e a melhorar aquilo que se acha ruim.
 Todos têm defeitos, mas é preciso evitar a crítica negativa, pois não serve de incentivo, pelo contrário, é desestimulante. Basta analisar nossa própria reação quando apontam para nossas más características.
Expor o aluno criticando-o excessivamente provoca a reação contrária à desejada. Ao invés de estimular a mudança de comportamento acaba por bloquear seu crescimento intelectual e ético. E é preciso haver equilíbrio. Elogiar demais pode atrapalhar, faz com que a pessoa se acomode e todo ser humano deve evoluir. Mas é preciso escolher uma forma sutil para não constranger. Promover dinâmicas em sala de aula também é de grande valia, assim cada um percebe onde estão suas qualidades e onde precisam melhorar.
 
2.8 Colheres de Cabo Comprido.
 Colheres de Cabo Comprido, nos mostra o que se espera de um profissional na atualidade. No mundo moderno não há espaço para o individualismo em todos os negócios. Em todos os meios é requerido que a pessoa seja capaz de trabalhar em equipe, se doar para que haja excelentes resultados ecrescimento. O trabalho em equipe busca valorizar cada indivíduo e permiti que todos façam parte de uma mesma ação, além de possibilitar a troca de conhecimento e experiência, pois motiva a equipe a buscar de forma coesa os objetivos traçados. E com a história pode se notar que o trabalho em equipe é essencial por que todos precisavam assim se ajudaram entre si para que Obtivessem um resultado positivo. 
2.9 Faça parte dos 5%. 
 Se pararmos para analisar ao nosso redor veremos que só fazem parte dos 95% quem que, pois todos nós almejamos o sucesso, e só dependem de nós mesmo para chegarmos lá, com esforço e dedicação. Assim fazendo a diferença para que sejam notadas na sociedade pessoas as quais batalham para um futuro promissor. Existe sim esse grupo dos 5% que faz a diferença mesmo sendo pouco, mais são esses poucos que fazem a diferença no mundo, então considero muito pela a força de vontade de crescer, e pode aumentar essas porcentagens por que as pessoa podem mudar de grupo com o decorrer do tempo, se torna isso como um objetivo e querer participar desse grupo, querer ser melhor e querer o melhor para o seu futuro, como ocorre na escola entre o melhores que são aqueles que levam a sério, e os que tem dificuldade ou não se interessam.
 Esse texto me estimula a querer participar dos 5% pois é o grupo que você percebe que tem algo a mais para te oferecer e aprender, e concordo com o raciocínio do professor em querer trabalhar só para os 5%pois são estes que fazem o professor pensar que valeu a pena se formar nessa profissão difícil.
2.10 O Homem e o Mundo.
 Ele mostra a importância de estar sempre dispostos a aprender. Alguns professores adotam o status de “mestres” e negam-se a aprender, porque acham que já aprenderam o bastante. Alguns alunos podem ensinar muito a seus professores. Principalmente as crianças, que em sua simplicidade, nos ensinam lições importantes. Quando o homem resolver o problema entre homens e homens, ai estará pronto para resolver os problemas entre homens e mundo. Há analogia entre figuras homens/mundo e a idéia de que mudando a relação entre pessoas, melhorará o nosso ambiente. 
 Recebemos muito sempre que nos ama mos : visitando alguém em hospital, asilo, doamos objetos, ensinamos adulto ou criança, haverá um aprendizado também para nós, seremos pessoas melhores, contribuindo para um mundo melhor.
 Quem tem filhos sabe o quanto se aprende no contato direto com uma criança. Cada criança tem uma família com costumes diferentes, modos de transmitir seus valores. As crianças também têm formas diferentes de assimilar o que é ensinado, o que pode ser um fator muito positivo para as aulas.
2.11 Professores Reflexivos. 
O que são os alunos para você? Somente números?Nunca devemos esquecer que quando um aluno sai de sua casa e entra na escola continua carregando consigo suas particularidades. Tendo isso em mente, nãodevemos tratá-los como números em um diário. Devemos em questão. Palavras muitas vezes ferem mais do que um ataque físico,que com o tempo se cura e a dor desaparece.
2.6 A LIÇÃO DOS GANSOS
Devemos ter a consciência de que sozinho não chegaremos a lugar algum, ede que precisamos um do outro até mesmo para aprender.Em tudo temos que agir como equipe. Na família, sabendo respeitar asabedoria dos mais velhos e incentivar a evolução dos mais novos. Isso acontecetambém no papel dos educadores. Assumir a responsabilidade de guiar ocrescimento de alguns e ao mesmo tempo saber abrir mão da liderança e passar aser apenas coadjuvante, quando necessário, para o bem do grupo.O educador tem a responsabilidade de não só guiar seus alunos, masprincipalmente prepará-los para assumir a liderança de suas vidas, suas atitudes,ensinando a se tornarem líderes com sabedoria.
2.7 ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA 
Lidando ou convivendo com vários tipos de pessoas notamos que cada uma delas tem suas diferenças devendo assim respeitá-las para que sejamos respeitados e tratarmos todos iguais ao invés de criticá-las, pois todos nós temos defeitos e qualidades. Se avaliarmos somente defeitos de tal pessoa ela tende-se a isolar dos demais, sendo assim dificultando a aprendizagem. Essa aprendizagem deve ser incentivada pelo grupo a qual pertence, ajudando o próximo, pois é com eles que aprendemos e podemos expandir cada vez mais nosso conhecimento para que se obtenha sucesso.2.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO 
Para se chegar ao sucesso devemos trabalhar em grupo e cooperar entre si, tornando o que se parece irrealizável, fácil de acontecer. Devemos aprender desde já, que é necessário ajudarmos e pedirmos ajuda a quem esta em nosso redor, às vezes ate somos capazes de seguir em frente sozinhos mais a idéia de duas ou mais pessoas juntas concretizadas se torna a diferença a qual precisamos.
2.9 FAÇA PARTE DOS 5% 
Se pararmos para analisar ao nosso redor veremos que só fazem parte dos 95% quem que, pois todos nós almejamos o sucesso, e só dependem de nós mesmo para chegarmos lá, com esforço e dedicação. Assim fazendo a diferença para que sejam notadas na sociedade pessoas as quais batalham para um futuro promissor.
2.10 O HOMEM E O MUNDO 
Se mudarmos a nós mesmos tornando a vida mais simples,
automaticamente estaremos mudando a metade do mundo para melhor. Devemos nos tornar mais compreensivos, estar atento nos pequenos detalhes, aprender com o próximo, seja ele criança, adulto e idoso, todos tem capacidade de superar problemas.
2.11 PROFESSORES REFLEXIVOS 
O que são os alunos para você? Somente números?Nunca devemos esquecer que quando um aluno sai de sua casa e entra na escolacontinua carregando consigo suas particularidades. Tendo isso em mente, nãodevemos tratá-los como números em um diário. Devemos chamá-los pelos nomes e respeitar seu modo de ser, desde que não atrapalhe as normas escolares. Este textonos leva a colocar-nos no lugar do aluno. Muitas vezes eles se sentem inseguros incompetentes e poucos inteligentes.
 A autora coloca-se na condição de aprendiz, pois não conhecia o local, nem o hotel onde se hospedara. Logo de início, teve dificuldade para encontrar o primeiro piso, onde poderia almoçar no restaurante. Nós, como futuros professores, devemos nos colocar no lugar do aluno. Só assim entenderemos seus sentimentos, suas dúvidas e suas dificuldades. Desta forma, poderemos auxiliá-lo de maneira mais eficaz e personalizada.
2.12 Um Sonho Impossível? 
A evasão escolar é um sério problema nas famílias de baixa renda. Os motivos são diversos. Porém, independentemente dos motivos, podemos nos aproximar mais do aluno no contexto em que ele vive. Devemos trazer os pais para a escola, através de ações de cidadania, esportes, campanhas, gincanas. Toda escola deve ser bem inserida na comunidade onde está localizada. Assim, todos (professores, pais e alunos) trabalharão juntos com o objetivo de formar profissionais competentes e cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
2.13 Pipocas da Vida.
 O autor deste texto nos leva a refletir a respeito das dificuldades da vida. Assim como a pipoca precisa passar pelo fogo para se transformar, nós também precisamos. Algumas pessoas se acham tão perfeitas, que se negam a mudar. Desta forma, seguem duras pela vida (como o piruá, milho de pipoca que não estourou). O Texto relata sobre astransformações e mudanças, e é assim que é a vida, o ser humano passa por mudanças, querendo ou não, passamos do mesmo jeito, e essa mudança pode piorar ou melhorar a pessoa, dependendo da situação e do que aquilo a fez sentir, pode mudar o seu jeito, atitudes e sentimentos tornando a pessoa ruim ou boa, para que o lado ruim não permaneça, ela tem que colocar na cabeça que aquela mudança a fez aprender e a crescer, e tentar melhorar, transformar aquilo em algo bom, igual a um defeito que se deve tornar em uma qualidade.
 O piruá não é ruim, dando exemplo do homem, só não está maduro o suficiente para essa mudança, prefere ficar daquele mesmo jeito pensando que está melhor, mais na verdade não, tende a não crescer mentalmente e a não viver realmente a vida como é, essa transformações é necessária para que as pessoas mudem de dentro para fora, conhecendo todos os seus lados.e aprendendo a aceita-las. 
3. CONCLUSÃO. 
 A educação pode ser obtida em várias circunstâncias, como: observar, ouvirem conselho, respeitar as diferenças e tratar as pessoas como elas merecem. Educar não é só liderar uma turma, mas ensiná-la a ser líder, a fazer a diferença e incentivá-la nos seus sonhos.Cada aluno é especial, e nós educadores sempre seremos lembrados por eles.Temos que ter a consciência que faremos parte da vida deles sempre.Ser educador é um privilégio que poucos abraçam, mas os que abraçam a profissão com amor fazem a diferença.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais