Buscar

questoes de matematica (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Catálogo:
	CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEM (Código: 12887)
	Matriz:
	O sistema decimal de numeração
	Aula:
	1             Vídeo com Explicação: 
	Dúvida:
	Qual a importância do número (0) no Sistema de Numeração Decimal?
	Resposta:
	Como vimos em nossa aula, ao abordar o Sistema de Numeração Decimal, o ZERO é o GUARDADOR DO LUGAR. Ou seja, como o nosso sistema É POSICIONAL, cada lugar no número apresenta um determinado valor. por exemplo: 203 - o algarismo 2 ocupa o lugar das centenas, assim, essa posição vale CEM. O algarismo ZERO, GUARDA O LUGAR DAS DEZENAS porque se ele não guardar esse lugar o valor desse número que é 203 passa a ser 23. Dessa forma, o ZERO tem essa função de garantir uma posição mesmo quando não há unidades desagrupadas. Ou seja, nesse número 203 todas as dezenas, que são 20, foram agrupadas em duas centenas. Dessa forma, a ordem das dezenas ficou sem nenhum "soltinho" de dezenas.
	Catálogo:
	CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEM (Código: 15140)
	Matriz:
	Números decimais
	Aula:
	4
	Dúvida:
	Na tela 16/21 - Reestudando para as provas, observei melhor esta tela. O material dourado exemplificando o nº 12. Não entendi o porquê de constar o quadrado nas dezenas (com 100) e nas unidades 11 barras 2 vezes. Também na tela anterior o material dourado (o quadrado contendo 100 e = 11 barras de 10 ). Como devo analisar a questão?
	Resposta:
	A representação dos números decimais utilizando o material dourado é feita de forma diferente a dos números naturais. Se você vai escrever números decimais até ordem dos centésimos (duas casas depois da vírgula), por exemplo, o número: 1,23 o material que irá representar a UNIDADE é a PLACA (que você chama de quadrado). Escolhe-se a PLACA justamente porque ela possui CEM centésimos(cem quadradinhos e cada um desses quadradinhos representa um centésimo) Assim, para representar com o material dourado o número acima: 1,23 utilizaremos, 1 PLACA (para representar a unidade), 2 BARRAS (para representar 2 décimos) e 3 cubinhos (para representar 3 centésimos) Como podem observar, a PLACA é formada por 100 pedacinhos de 1 centésimo da mesma forma que o inteiro, ou a unidade, que é formada por 100 pedacinhos de 1 centésimo. Por esse fato ele representa o INTEIRO. Na aula 4, as 12 barras representam 1 placa e duas barras, ou seja, 1 INTEIRO e mais 2 décimos. As 10 barras foram trocadas por 1 PLACA, ou seja um inteiro e as duas barras restantes são os décimos. Obrigada por trazer a sua dúvida! Grande abraço Ada

Outros materiais