Buscar

questões respondidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Livro Psicologias
Questões pag. 83 (4 a 7) p/ dia 06/04
4- Como se caracteriza a primeira estrutura do aparelho psíquico?
Caracteriza-se em três sistemas funcionais que atuam de diferentes formas:
ID
- Apresenta a forma de instinto inconsciente, a parte primitiva da mente que se manifesta como impulso sem preocupação com conceitos morais e ou éticos. Exemplo: Instinto da Fome ou sede e o instinto da agressão.
EGO
- A parte de equilíbrio, é o mediador entre fazer algo e não fazer, é o julgador de todas as nossas ações. O ego se manifesta pelo princípio da realidade dentro do que consideramos correto. O ego possui elementos conscientes e inconscientes que são conflitados, analisados e julgados para uma decisão que possa ser “correta”.
SUPEREGO
 – representa normas e valores sociais impostas pela repressão e castigos. O superego tem a função de reprimir o desejo irracional, impedir a manifestação do ID, principalmente as manifestações de agressão e sexual. Além disso, o superego luta prazer o “certinho”, nunca ele pode errar e busca pela perfeição.
 
5- O Freud descobriu de importante sobre a sexualidade? 
Descobriu que na maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizado nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais e confirmava-se, desta forma, que as ocorrências deste período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa. As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psíquica, e é postulada a existência da sexualidade infantil. Estas afirmações tiveram profundas repercussões na sociedade puritana da época, pela concepção vigente da infância como “inocente”.
6- Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual? 
Freud a postular as fases do desenvolvimento sexual em: fase oral (a zona de erotização é a boca), fase anal (a zona de erotização é o ânus), fase fálica (a zona de erotização é o órgão sexual); em seguida vem um período de latência, que se prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, isto é, há um “intervalo” na evolução da sexualidade. E, finalmente, na puberdade é atingida a última fase, isto é, a fase genital, quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas era um objeto externo ao indivíduo — o outro. 
7- Caracterize o Complexo de Édipo. 
É no complexo de Édipo, que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo. Acontece entre 3 e 5 anos, durante a fase fálica. No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado. Ele procura então ser o pai para “ter” a mãe o bebê demonstra que a boca é uma zona de prazer. Escolhendo-o como modelo de comportamento, passando a internalizar as regras e as normas sociais representadas e impostas pela autoridade paterna. Posteriormente, por medo da perda do amor do pai, “desiste” da mãe, isto é, a mãe é “trocada” pela riqueza do mundo social e cultural, e o garoto pode, então, participar do mundo social, pois tem suas regras básicas internalizadas através da identificação com o pai. Este processo também ocorre com as meninas, sendo invertidas as figuras de desejo e de identificação. Freud fala em Édipo feminino.

Outros materiais